Resenha de Tinta: E de Extermínio


Parceria Editora Draco

Autor: Cirilo S. Lemos
Número de páginas: 248
Editora: Draco
ISBN: 9788582431290
Ano: 2015
Nota: 5/5

Sinopse: Planos sinistros! Paranormalidade! Ideologias! Clones! Dieselpunk! Participe das aventuras da extraordinária família Trovão! Jerônimo, o pai, matador profissional que conta com a ajuda de uma Santa. Deuteronômio, o primogênito, tem sede de aventuras e não se importa com manchas de sangue e óleo. Levítico, o caçula, cuja imaginação fantasiosa pode conter as sementes da ordem ou do caos. E Irmã Célia, a madrasta, que tenta manter todos unidos com suas mandingas em nome de Deus. Este é um Brasil alternativo onde o Império avançou até a primeira metade do século XX tropeçando nas próprias pernas. Quando a saúde do Imperador falha, surge a chance que os americanos precisavam para apoiar o movimento republicano. Mas os monarquistas não estão dispostos a ceder e contarão com a ajuda interesseira da União Soviética. Enquanto isso, decidido a ser um bom exemplo para os filhos, Jerônimo entende que a hora de se aposentar finalmente chegou. Mas quando seu último trabalho põe a família inteira em perigo, ele percebe que a única forma de garantir a paz é travando outra guerra. E outra. E outra. Em um ciclo que parece não ter fim. E de Extermínio é um romance de Cirilo S. Lemos, autor do elogiado O Alienado. Intrigas, tiroteios, robôs gigantes, freiras armadas: aqui pólvora e diesel andam de mãos dadas. Mas conseguirá a família Trovão permanecer unida diante de tantos problemas?

Quando o destino de quem você ama e do seu país está no cano de um rifle, é melhor pensar duas vezes antes de puxar o gatilho.

Resenha:

Da série: os livros mais loukos que já li! Inclusive por causa dele estou pensando em montar uma lista, que tal?

Bem, a sinopse conta tudo que há para contar sobre a história em si, logo vamos às minhas impressões.

Impossível não passar agora todos os dias em frente ao prédio da Central do Brasil (prédio ao fundo na capa do livro), e não procurar pelos dirigíveis. Não imaginar como seria viver no mundo que o Cirilo criou. Todos sabem que o Rio está quebrado e que as Olímpiadas vão deixar um legado triste, então esse livro veio bem a calhar no que diz respeito a ‘podia estar pior’. Nessa realidade alternativa, mal saímos da 1ª Guerra e os republicanos deram o golpe com o apoio americano. Revolução feita, o Brasil vira uma Republica comandada por Protássio Vargas. O ex-imperador Pedro III que já estava idoso e morrendo foi assassinado e seu único herdeiro ainda não apresentado oficialmente está sumido. Só que estoura a 2ª Guerra, os EUA cortam investimento no Brasil e Vargas decide se unir a Hitler. Resultado? Os americanos invadem o Brasil e ficamos em guerra por um bocado de anos.

E é nesse caldeirão fervente que a história se desenrola. Eu gostaria que algumas coisas tivessem sido mais explicadas, como a Santa que o Trovão vê e o Democrata que seu filho vê. Foi explicado o que é, mas não como eles são assim. Nem a esquizofrenia do herdeiro do trono e o que a clonagem afetou a mente do menino. E quem é Santo Antão na história?! O santo de verdade é um santo cristão do Egito segundo a Wikipédia e sua mitologia faz bem sentido na história. Mas não entendi a aparição de umas certas personagens.

Mas sabem porque essas explicações ficam de fora? Porque esse é como um livro de história. O autor não conta um romance com um protagonista e tal, não. É mais como se ele fosse um historiador dessa época e escreveu o que aconteceu sob o ponto de vista dele. Aconteceu apenas que ele considerou que a família Trovão teve um forte impacto nos acontecimentos e centrou sua história ali. Achei brilhante!

Já a parte de DieselPunk me deixou de coração partido. Ver a cidade maravilhosa encoberta por nuvens de fumaça piores do que a que já temos. Oleodutos cortando a cidade de fora a fora, as fábricas acabando com a paisagem… Pior do que a guerra foi imaginar o que a tecnologia desenfreada pode fazer conosco. Fora a tecnologia empregada para a própria guerra! Da onde esse cara tirou essas ideias?! Sério, muito legal!

Esse é um daqueles steampunk que você não sabe qual é o rumo da história porque ela não é previsível. É a história do nosso país. Basicamente qualquer coisa pode acontecer. Deixe sua imaginação seguir com a história e curta a onda.

Agora quero ler TODA a obra do autor porque ele é simplesmente fantástico!!!! #comofaz ?


2 comentários

  1. Oi Agatha,
    nossa que história hein?!
    Gostoo muito de ler sobre guerras, apesar ser sempre sofrível ler, imaginar e saber que muitas coisas horrível que aconteceram foram reais.
    Imaginar vários desses fatos no Brasil é pior ainda, no entanto, acredito que merece ser lido. Para refletirmos mais e até entendermos nosso passado e os problemas de agora.
    Anotado aqui!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Gostei bastante da sua resenha, e acredito que pelo momento que estamos passando agora, é uma leitura bem interessante. Eu coloquei em minha wishlist.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!