Resenha de Tinta: Meia Guerra

Se eu estranhei finalizar uma trilogia, então vamos continuar finalizando pra ver se ganho o costume... Hehehe

PARCERIA ARQUEIRO

Eu pensava que o mundo tivesse heróis. Mas o mundo é cheio de monstros, irmã Owd. - Em seguida, deu as costas para os mortos, voltando para o Promontório de Bail. - Talvez o máximo que possamos esperar seja ter o mais terrível deles do nosso lado. Pág 181

Trilogia Mar Despedaçado - Livro 3 
Autor Joe Abercrombie 
Págs 368 
Ano 2018

Sinopse:
Apenas meia guerra é travada com espadas.
A outra metade é travada com palavras.
A princesa Skara vê todos os que ama morrerem na sua frente e o seu palácio ser consumido pelas chamas. Tudo o que lhe resta são palavras... Mas palavras podem ser tão letais quanto armas. Disposta a se vingar, ela enfrenta seus medos e aguça a inteligência, indo atrás de pai Yarvi.
O ministro de Gettland já percorreu um longo caminho desde a escravidão, fazendo aliados entre antigos rivais e estabelecendo uma paz instável. Porém, agora, a cruel avó Wexen arregimenta o maior exército desde que os elfos guerrearam contra a Divindade Única e põe Yilling, o Brilhante, como seu comandante – um homem que venera apenas a Morte.
Skara pode ser a peça que faltava para forjar de vez a aliança entre Gettland e Vansterland, alicerçada na fortaleza de seus antepassados, pronta a enfrentar a fúria do Rei Supremo. Nessa guerra, ela contará com o apoio de uma ministra inexperiente, mas leal, e de um matador imprudente que espera superar fantasmas de antigos conflitos sangrentos.
Neste último episódio da série Mar Despedaçado, finalista do British Fantasy Awards, Skara e Yarvi lideram a grande e aguardada batalha rumo a um desfecho inimaginável.

Assim, começamos a falar do final da trilogia Mar Despedaçado, Meia Guerra.
Após assistir ao assassinato de seu avô, o rei Fynn de Throvenlan, Skara foge para Gettland em busca de segurança e apoio para reconquistar o seu país perdido para Yilling, o Brilhante, tirano a serviço do Rei Supremo.
Apesar de sua pouca idade, Skara sabe que tem uma responsabilidade com seu povo e uma vingança a realizar por seu avô. 
- Você sempre foi inteligente, Skara. Mais do que eu. Os deuses sabem que você pode convencer os pássaros a descerem do céu quando isso lhe interessa. Trave essa meia guerra, então. Use sua astúcia profunda para mandar os exércitos do Rei Supremo embora e salvar nossa terra e nosso povo da espada de Yilling, o Brilhante. Pág 16
Com suas habilidades desenvolvidas para quando herdasse o trono associada ao seu dom natural para eloquência, ela logo consegue convencer os reis inimigos Uthil e Grom-gil-Gorm a lutarem lado a lado em seu benefício. Skara recebe um grande apoio, mas sabe que tudo tem um preço. Mais a frente cada um dos seus parceiros irá mostrar a que veio e qual o seu interesse na guerra. Afinal, quase todos ali tem juramentos e vinganças a cumprir.
Nesse enredo, encontramos o já muito experiente Pai Yarvi, nosso antigo conhecido daqui; sua mãe, a rainha Laithlin; Thorn, a heroína girlpower do livro 2; Brand e outros personagens que apareceram e cresceram durante o desenrolar da história.
A trilogia é juvenil mas não faz feio frente às adultas.
É difícil não soltar spoiler porque as tramas estão muito envolvidas por isso vou ser breve...
Gostei da protagonista Skara, personagem multifacetada, inteligente e engenhosa. Consegue envolver seus servos e também seus leitores. Tem muita desenvoltura com sua posição mas no fundo, continua uma adolescente tímida, instável, cheia de hormônios e com pouca auto-estima. Não torci muito por ela mas também não decepcionou.
- Não me sinto uma rainha - murmurou Skara. Em seguida, tomou um gole e se encolheu ao sentir o álcool queimar descendo pela garganta dolorida. - Me sinto covarde. Pág 228
Pai Yarvi continua sendo meu personagem favorito, gostei de suas reviravoltas, das justificativas e das conclusões, achei tudo muito impressionante e coerente. Senti falta da Thorn durante boa parte do livro, e isso não me agradou, principalmente pela alta expectativa (pô, já que ele escreveu um livro só pra contar a história dela, pode-se imaginar que ela será muito importante no terceiro, né?!). Pois bem, esperava muito mais ação da parte dela, principalmente nas batalhas principais.

E por falar em batalhas... Rei Uthil, Grom-gil-Gorm, Raith, a bruxa Skifr (uma das personagens mais bacanas dos três livros) e o próprio Yilling, não pouparam esforços e renderam grandes confrontos. Minhas partes favoritas!!
Sangue, lascas, elos de malha voavam, as armas amassadas e despedaçadas giravam, membros arruinados eram atirados para longe um do outro como palha num vendaval. Pág 284
Esse foi de longe, o mais sangrento de todos, com combate corpo a corpo, com armas mágicas e muitas estratégias de guerra, emocionante!!
Fiquei de bem com meu querido Joe Abercrombie, apesar de não totalmente satisfeita com os finais; ainda acho que ele tem muitos ganchos na mente, mas no papel não funcionam muito bem. O destino de alguns personagens muito importantes é finalizado sem nenhum carinho com o leitor, de uma forma simplista e eu diria até descuidada.
Concluindo... Leiam a Trilogia Mar Despedaçado e leiam Joe Abercrombie. Ele arrebenta nossos corações mas é muito bom!!

Deixem seus comentários!! Beijos!!




Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!