Resenha de Tinta: Meio Rei

PARCERIA ARQUEIRO

Autor: Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro
ISBN: 8580415616
Páginas: 288
Ano: 2016
Nota: 5/5

 Sinopse: Ganhador do prêmio Locus, Meio rei foi considerado, em 2014, uma das 5 melhores obras de fantasia pelo The Washington Post e um dos 10 melhores livros para jovens pela Time.
Jurei vingar a morte do meu pai. Posso até ser meio homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro.
Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem.
Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava.
Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo.
Joe Abercrombie nos apresenta um protagonista surpreendente, numa história de percalços e amadurecimento que abre a trilogia Mar Despedaçado. 



 Resenha: Olá queridos!! Vocês leram aqui que depois de ler o final da trilogia A primeira lei, minha relação com o Abercrombie ficou digamos assim... abalada. Pra não dizer que fiquei louca de raiva e xingando o cara sempre que podia!
Então, quando a Arqueiro nos enviou seu lançamento para a Sandra Mika resenhar, primeiramente pensei: "Que bom que não foi pra mim!". Mas por outros motivos, a Sandra não pôde resenhar e adivinha para quem sobrou? Pois é, e cá estou eu para apresentar-lhes Meio Rei, lançado este ano aqui no Brasil. Vamos lá?
Príncipe Yarvi concluía sua preparação para o teste de ministro que lhe daria a entrada definitiva para o Ministério e o alívio de renunciar seu direito de nascença, quando foi surpreendido pela notícia de que era o novo rei.

"A porta se escancarou com um estrondo e o vento atravessou o aposento. As chamas da fogueira saltaram junto com Yarvi, dançando distorcidas nos milhares de frascos e garrafas. Um vulto subiu às pressas os degraus, fazendo os feixes de plantas balançarem como homens enforcados. Era Odem, tio de Yarvi, arfante, com o cabelo emplastrado de chuva no rosto pálido. Encarou o sobrinho com os olhos arregalados e abriu a boca, mas não emitiu nenhum som. Não era necessário ter o dom da empatia para ver que ele estava sob o peso de notícias esmagadoras. - O que foi? - perguntou Yarvi, a garganta apertada de medo. Seu tio se ajoelhou, apoiando as mãos na palha oleosa. Baixou a cabeça e sussurrou apenas duas palavras, com a voz rouca:- Meu rei. E Yarvi soube que seu pai e irmão estavam mortos." Págs 13-14

Desde seu nascimento, com uma malformação congênita na mão esquerda, Yarvi apesar de ser príncipe, era discriminado por todos, desde seu pai, irmão e veladamente por sua mãe. Apesar da fúria e vergonha que sentia a cada vez que era chamado de 'meio filho', isso não o impediu de investir no que fazia de melhor: pensar. Dono de uma inteligência incomum, Yarvi se preparava para ser um ministro e auxiliar o rei no que fosse necessário, sempre em busca do bem maior e pelo menor mal.
Após sua coroação o rei Yarvi parte para o confronto com o suposto assassino do seu pai e irmão, mas chegando lá sofre sua primeira traição. Contando com a sorte, Yarvi sobrevive, mas é resgatado pelos inimigos, que não sabendo sua verdadeira identidade, o vendem como escravo.
A partir daí Yarvi só poderá contar com a sua mente perspicaz e observadora associada ao treinamento para o Ministério.
A trama é muito boa, cheia de altos e baixos e muitas surpresas. Yarvi se mostra muito mais resistente do que realmente aparentava; empático, logo consegue reunir um pequeno e distinto grupo para auxiliá-lo no seu retorno para casa.
Chegando lá... aí sim a ação começa!! Diferente do final da trilogia A primeira lei (que não superei até hoje), em Meio rei o final é coerente e formidável!! Estou quase ficando de bem com o Joe outra vez...
A diagramação da Arqueiro continua impecável e a capa com detalhes metalizados ficou linda! Super indico para leitores jovens e para os iniciantes em fantasia, Meio rei prova que um livro não precisa ser gigante para ser excelente!
Para finalizar, vale ressaltar que este livro é o primeiro da trilogia Mar Despedaçado, mas os livros seguintes não são sua continuação, são apenas histórias que se passam no mesmo mundo, onde provavelmente podem compartilhar de alguns personagens mas que não são sequências diretas, portanto neste livro nós temos um final!!! Uhuuu!


Gostei muito desse formato, confesso que é o meu primeiro contato. Mas já sei que existem outras séries que são assim, como Os Bridgertons - Júlia Quinn e Os Sullivans - Bella Andre, só que esses são romances, logo eu passo bem longe... Se vocês conhecem outras séries nesse formato, me indiquem nos comentários, ok?!

Beijinhos e obrigada pela visita!!



5 peninhas de muita ação!!



Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!