Resenha de Tinta: Doutor Sono

O Ministério dos Blogueiros e o Mundo de Tinta advertem: Essa resenha é sobre a continuação de O Iluminado. A mera existência deste livro já é um spoiler do anterior. A blogueira manterá os spoilers de O Iluminado restritos àqueles presentes na sinopse de Doutor Sono. Cuidado com fantasmas e outros seres, mas leia sem moderação.

Série: O Iluminado
Autor: Stephen King
Tradutor: Roberto Grey
Número de páginas: 475
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581052434
Ano: 2014
Nota: 5/5

Sinopse: Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono. Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King.

Resenha:

Eu peguei "O Iluminado" para ler para o nosso Desafio Literário, pouco depois de começar lembrei que já temos resenha dele aqui no blog (clique aqui para ver). Decidi trocar de livro mantendo o autor, mas quem disse que eu consegui largar O Iluminado?! E o pior, como ele foi o melhor livro da minha VIDA eu simplesmente tive que ir procurar a continuação. Sobre O Iluminado só digo a vocês que daqui para frente filmes e livros vão ter que se esforçar para me assustar mais do que o hotel Overlook. Isso dito por alguém que adora o tema Terror.

Mas vamos ao que interessa! Doutor Sono <3 

Para começo de conversa o nível de terror aqui está igual ao Maldição do Cigano e A Hora do Vampiro. Ou seja, para mim, quase nada. Mas a graça dele não é o terror e sim a pressão psicológica e a trama, gente, que trama! Ele vai nos conduzindo e quando a gente pensa que o caminho leva para a direita ele nos virou à esquerda e páh!  

Sabe aquele garotinho medroso e que não sabia o que fazer da vida? Então, ele cresceu, traumatizado #óbvio e com aquele poder forte e doido. Considerando seu histórico familiar e o fato de que álcool entorpece a mente é meio lógico ele ter virado alcoólatra. Eu fiquei com pena gente, coitado. Mas ele encontra o AA e todos vivemos felizes para sempre, se não fosse um livro do SK né? rsrsrsrs Falando sério, depois do 1º quarto do livro Dan se encontra bem de vida, frequenta o AA, trabalha no asilo da cidade. Com a ajuda do gato Azreel (que indica o próximo da fila), Dan usa a Iluminação para garantir que os velhinhos tenham uma passagem tranquila. 

— A sra. Clausen lhe lançou um olhar severo por cima do aro dos pequenos óculos de leitura. — Se a diretoria soubesse o que eu deixo você fazer, provavelmente me mandaria fazer cestos naquele asilo em Nashua. O de paredes cor-de-rosa e sistema de som Mantovani. — Ela deu uma fungada depreciativa. — Doutor Sono, realmente. — Eu não sou médico — disse Dan em tom doce. Sabia que conseguiria o que queria. — Azzie é o médico. Sou apenas assistente. — Azreel é a porra do gato. Um gato vira-lata, que veio da rua e foi adotado por hóspedes que já foram todos desta para a melhor. Só se preocupa em ser alimentado, duas vezes por dia. Dan não respondeu. Não havia necessidade, porque os dois sabiam que não era verdade.

Em uma cidade vizinha vive uma garotinha chamada Abra. Se na infância Dan foi um farol, a Abra é uma pequena supernova de poder. Como eu li a série em sequência, uma das coisas mais interessantes foi comparar a medicina dos anos 1970 com a de agora. A forma como o pediatra de Abra trata seus estranhos casos é muito diferente dos médicos que cuidaram de Dan. Interessante é que desde pequena a Abra se comunica com Dan, claro que ele não fazia ideia de quem era ela. Mas é uma fofura eles conversando. O Dan é um fofo [Crush atual da Agatha: Dan Torrence]. Abra é uma garota forte e inteligente. Tudo ia bem até ela tropeçar no Verdadeiro Nó. 

Esse grupinho do Verdadeiro Nó são aquele pessoal dos trailers, muito comum nos EUA. Alguns velhos, outros nem tanto. Pessoas que se aposentaram, compraram um trailer e rodam o país. Só que esse grupo em específico não é exatamente humano. Eles são iluminados e consomem outros Iluminados para manter sua imortalidade. A forma como eles 'extraem' a iluminação, que eles chamam de vapor, é horrível! Quando Abra "tropeça" nesse grupo ela percebe que precisa de ajuda e o único que podia ouvir seu chamado era: Dan. O jogo de gato e rato começa e a nossa aflição cresce exponencialmente! 

Como vocês devem ter percebido, mesmo não acreditando no terror do livro eu o amei! Mas eu não sou muito parâmetro para terror. Conversando com a Sandra, nossa Menina de Tinta que tem pesadelos com o Iluminado até hoje, eu decidi acrescentar nessa resenha os elementos que são de terror. O que eu vou falar agora é Spoiler não da HISTÓRIA e sim dos sustos. Se você não quer saber que fantasmas ou outras coisas vai encontrar no livro, pode terminar a leitura dessa resenha aqui. Mas se você quer saber para decidir se vai ou não encarar esse livro de terror, por favor use o mouse para selecionar o texto abaixo e conseguir ler. 

Primeira coisa que quero dizer é que eu acho que dá para ler Doutor Sono sem ter lido o Iluminado, você vai pegar todos os spoilers, mas não os sustos. Se você tem medo de terror mas uma curiosidade infinita, pode começar pelo Doutor Sono ;) Considerando é claro que você não desista pelo que vou falar agora.
O que temos a temer: Os 2 piores fantasmas do Overlook voltam para assombrar o Dan, mas ele dá um jeitinho neles. Apenas um deles faz uma participação especial depois. O Dan vê moscas na cara das pessoas doentes, mas não as do asilo, então não é o tempo todo. Achei mais nojento do que terror. Tem uma cena de tortura. Tem cenas em que as pessoas do Verdadeiro Nó "ciclam", isso é, o corpo delas vai sumindo aos poucos e depois volta. Sabe aquele filme "O Homem Invisível" quando ele toma o soro e dá para ver os órgãos dele e depois some tudo? É algo assim. Tem mortes "normais". E acho que só.  




Curtiu a resenha? Clica aqui embaixo em uma das reações para que possamos saber :D

3 comentários

  1. Confesso que fiquei meio desapontada com Doutor Sono, esperava mais da continuação de O Iluminado. Pode ser que li esperando muito.

    ResponderExcluir
  2. Imaginei que não fosse mesmo assustador. Difícil um livro ser. Nunca li o primeiro, pois me decepcionei com a diagramação de Carrie. Mas acho que foi pq li edição de bolso.

    ResponderExcluir
  3. Agatha, sou louca para ler O Iluminado e Doutor sono mas tenho um medão kkkkkkkkkk
    Adorei sua resenha, deu pra ver que tem muitas aventuras e é de tirar o fôlego, que não da pra largar enquanto não chegar ao fim. Só espero que o Dan seja feliz e não me assuste tanto kkkk
    Logo lerei, com certeza!!
    bjãooo

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!