[Resenha de Tinta] Deuses Esquecidos

Série: Série Tempos de Sangue # 2
Autor: Eduardo Kasse
Número de Páginas: 216
Editora: Draco
Ano Publicação: 2013
ISBN: 9788582430361
Nota: 8/10

Sinopse: Deuses Esquecidos é o segundo romance da Série Tempos de Sangue, de Eduardo Kasse, e narra a história de Alessio, um camponês temente a Deus que se tornou imortal contra a própria vontade. Em uma Itália governada pela incontestável Igreja Católica, com seus dogmas e imposições, Alessio se vê em um grande dilema: depois de ser transformado em um bebedor de sangue, ainda teria chance de obter a Salvação? Enquanto segue em busca de respostas, deixando à própria sorte a mulher e o filho, percorre caminhos tortuosos pela Europa medieval contando com a ajuda de um monge glutão e preguiçoso que também precisa expiar os seus próprios pecados. Durante essa jornada fantástica, sua alma sempre estará envolta por sombras. Se reais ou imaginárias, só o tempo poderá dizer.

Resenha:

      Às vezes a sinopse de um livro te estraga a leitura, outras vezes não ler a sinopse é que te deixa infeliz. Eu to no segundo caso :’( Se eu tivesse lido a sinopse não iria com fome esperando uma continuação da história de Harry, protagonista de Andarilho das Sombras. Eu saberia que leria a história de Alessio, um cristão temente a Deus que um belo dia, muito do nada, virou vampiro. Eu esperaria bastante cristianismo e menos dos outros Deuses, mas com um título como esse eu me senti enganada! E não quero saber se a culpa é minha de não ler a sinopse! Durante a leitura ainda queria me aconchegar na frente da lareira, mas dessa vez com uma caneca de café para ficar acordada. 
      A escrita fluida do Eduardo é o que salva a história. Depois da maturidade de Harry, um vampiro com mais de um século, ter que acompanhar o Alessio ‘engatinhando’ e chorando porque sua alma estaria ‘perdida’ foi de uma agonia! Muito de vez em quando o Alessio do ‘futuro’, aquele que começou a primeira linha do livro, dá o ar de sua graça e eu respiro fundo pensando ‘no futuro ele deixa de ser um chato’. Mas enquanto o futuro não chega vamos acompanhando Alessio na sua adaptação. Também somos apresentados a uma nova personagem feminina bem legal chamada Raposa ou Tita, como preferir. 
      E interessante é que nesse volume o autor expandiu a visão do narrador, temos 4 narradores: Alessio, Lino (filho de Alessio), Ugo (um monge doido que caça cristãos desgarrados achando que assim vai salvar a alma deles) e Nicola (o abade do monastério em que Alessio trabalhava). Com isso ele expande o mundo criado e nos mostra muito mais da cultura local e da forma como as pessoas viam o mundo. O livro continua ótimo, com um quê de Anne Rice, mas é mais morno porque o personagem central ainda é um vampiro muito imaturo e inseguro. O que será que devo esperar do próximo volume Guerras Eternas?! Uma coisa é certa: eu tenho que ler a sinopse ANTES de começar o livro rsrsrsrsrsrsrs 

4 comentários

  1. Obrigado por comentar e compartilhar suas experiências!

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que esse você não tenha gostado tanto assim... Realmente ler a sinopse faz uma grande diferença, por isso nunca começo um livro sem fazer isso kkk Bom, sou meio reticente com livros que tratem de religião na história, não que eu não admire, mas por algumas vezes já me deparei com o excesso, o que torna a leitura cansativa... Como eu não costumo começar uma série e não ler os volumes seguintes, provavelmente lerei esse, mas já vou preparada para o que vem por aí...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  3. Gosto de resenhas sinceras, elas nos ajudam muito. Essa série está anotada aqui para ler, é bom saber isso deste livro assim não irei com tanto entusiasmo.

    ResponderExcluir
  4. É realmente frustrante quando o título, a capa ou a sinopse entregam a história, mas é igualmente frustrante quando esperamos algo do livro e ele nos entrega outra coisa.
    Não acho que você tenha feito errado em não ler a sinopse, pois algumas são reveladoras demais e tenho amigas blogueiras que também não leem. Particularmente, eu sempre leio, para saber o que esperar.
    A história do primeiro volume me pareceu bem mais interessante!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!