[Papo de Tinta]Adaptações Literárias em HQ: Empobrecem a Leitura ou a Dismistificam?(Premiado)

A Coluna Papo de Tinta vai ao ar todo domingo sempre que der e vai falar de curiosidades do mundo literário. Sejam novidades, adaptações ou algo que tenha chamado a atenção no Mundinho literário, elas vai estar por aqui.
Pegue seu banquinho, aprochegue-se e venha papear com a gente.

Olá Pessoal.
Nosso Papo de Tinta deste domingo é sobre HQ's também conhecidas como Grafic Novels.
O assunto dessa semana surgiu durante a minha ida para o trabalho.
Eu tenho aquela mania de muitas pessoas de ler as principais notícias que ficam expostas e quando estava lendo algo, vi uma HQ de Grandes Esperanças do Dickens e o Volume 02 de Guerra e Paz do Tolstói. Na hora achei interessante, mas continuei o caminho para o trabalho sem adquiri-las.
Eu não sou uma leitora de Grafic Novels.
 Seja por falta de interesse ou oportunidade, no balanço de leituras do ano passado dentre os meus 167 livros lidos, nenhum foi neste formato e até agora em 2015, elas ainda não fizeram parte do meu rol de leituras.
Por esse motivo, como não sou conhecedora do gênero, vou limitar essa conversa àquelas que são derivadas de grandes obras.
Pesquisando sobre elas, até porque intencionei adquiri-las ( consumismo literário!) além de encontrar outras, que ilustram essa matéria, o google me direcionou para uma crônica da revista Época. Um tanto antiga,de 2011, que tem o seguinte título: Os Quadrinhos Podem Destruir a Literatura.
 A crônica  condena este tipo de publicação em face das obras originais e entre outras coisas,  diz:
"Mas a transposição pura e simples não é o problema. ... os jovens correspondem à expectativa, consumindo quadrinhos literários para evitar dar conta de livros que não têm paciência para ler. Como resultado, essas adaptações têm feito um desserviço à literatura – e à cultura como um todo. São, em geral, transposições de má qualidade, criadas por editores oportunistas, sequiosos de aproveitar a falta de vontade de ler da mocidade. Sob o pretexto de facilitar a leitura, esse tipo de adaptação destrói a vontade de ler. Traz um atalho enganoso. Isso porque, em vez de encurtar o caminho, o atalho elimina uma etapa importante da formação do jovem: a da compreensão, análise e, por consequência, do domínio de textos complexos. Ora, para mim isso configura um crime."Luiz Antonio Giron em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI244437-15230,00.html.
Enquanto lia a matéria, fiquei pensando, em como seria se na minha época de estudante, eu tivesse acesso a esses quadrinhos.
Lembrei -me de quando por "livre e espontânea pressão ou indicação (ordem) do professor", eu tive de ler aqueles clássicos enfadonhos ( keep calm não precisa me apedrejar, eu gostei de muitos e outros acho que na época não tive maturidade para entender. Reli o Cortiço a pouco tempo e tive outra visão da estória.) cheios de palavras difíceis e que não faziam parte do meu cotidiano, tendo que recorrer sistematicamente ao dicionário e depois encaixar o significado no texto e parágrafos com uma estrutura nem sempre clara que me obrigavam a reler até captar o sentido.
Será que naquele tempo os quadrinhos existissem a minha vida de estudante não teria sido facilitada? Mas, ao mesmo tempo, será que por ler essa versão "empobrecida" (como chama o autor) teria eu um vocabulário tão extenso ou minha habilidade em compreender um texto seria tão dinâmica como agora? (Pausa para minha soberba!!!!!!)
Só que a minha época de ensino médio que nem se chamava assim, ficou há muito para trás (velhice feelings) e ao compará-la com a época atual, lembrei-me que o google não existia e muito menos os sites e blogs literários.
Hoje (e já a algum tempo) os jovens tem isso "a seu favor" e encontrar uma resenha ou resumo na internet sobre o livro que se deve ler é muito fácil.
E alguns, seja pela preguiça ou por o tempo em ler todos as obras recomendadas acabam usando dessa facilidade, para estarem "por dentro" do tema pedido.
Aqui no blog por exemplo, temos uma resenha de Clara dos Anjos, que frequentemente está entre a mais lida da semana, e embora eu não possa afirmar que são esses estudantes que a acessam, são eles os grandes interessados nesse tipo de leitura.
Então nesse caso, não seria a leitura dos quadrinhos, um modo mais fácil de despertar o interesse dessa galera na leitura?
Será que a linguagem menos rebuscada usada nesse tipo de obra de diagramação não tornaria alguns títulos mais interessantes? Ou não? Os jovens como afirma o autor da coluna acabariam lendo somente este tipo de publicação sem se interessar pelo texto proseado?
Depois de analisar a questão, cheguei a conclusão que não defendo o uso dos quadrinhos em substituição ao livro, mas apenas como talvez, um modo de introduzir os clássicos na vida estudantil ou complementar a leitura.
Uma forma de mostrar aos mais jovens que nem sempre os clássicos são chatos e que por trás daquela linguagem "antiga" pode estar uma leitura deliciosa, um outro mundo de sonhos e possibilidades.
Para quem se interessou as edições que citei no início do post, custam R$24,90 e a periocidade é de 15 dias.
Partindo daí, a questão do Papo de Tinta deste domingo é:


E você leitor o que acha? Você é contra ou a favor da adaptação de clássicos para o formato HQ? Já leu algum?Qual?

E como vocês já sabem o nosso Papo de Tinta é Premiado.
O ganhador da Semana Passada foi: Samantha Freitas! Que escolheu o Livro Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista.


Parabéns Samantha você tem até 03 dias para responder nosso e-mail com seus dados!
O premio será enviado em até 30 dias da sua resposta
Boa leitura!

Participe você também!!!!!!!



Inspirado no Psycho Sunday as Meninas de Tinta resolveram fazer uma faxina na estante e eleger uns livrinhos para doar..

O sorteio é de livros usados!

Todo Papo de Tinta daremos a listinha dos livros com a indicação do seu estado.
E sabe o que você tem que fazer para ganhar?
É só responder a pergunta do Papo de Tinta nos comentários do post e dizer que livro você quer ganhar!!!!!!
O sorteio será feito pelo Sorteador e o seu número de inscrição é pela ordem das respostas do post.
Exemplo: O primeiro a responder é o número 1, o segundo, o número 2 e assim sucessivamente!
As inscrições vão até o sábado posterior e o resultado saí no próximo Papo de Tinta!
O sorteio é válido apenas no território nacional e o livro será enviado em até 30 dias após a divulgação!

Vamos a listinha de hoje:

Amante Liberto, J.R Ward, Livro #5 - Livro novo no plástico.
Vanessa e Virginia , Susan Sellers- Lido apenas uma vez, leve amarelamento
O Circo do Dr Lao , Charles G Filley- Leve amassado nas pontas.Pontinhos amarelados pela ação do tempo.
Proibida, The Black Door, Velvet- Ponta da capa levemente amassada.
A Companhia Negra, Livro I Gleen Cook - Pontinhos amarelados pela função do tempo. Pontas levemente amassadas.
Grito de Guerra da Mãe Tigre, Amy Chua - Pontas Levemente Amassadas.

Esperamos suas respostas!!!!!!!
Uptade: No domingo de Páscoa  por motivos médicos, urgentes e pessoais o Papo de Tinta não foi ao ar, por esse motivo estenderemos a participação premiada até o próximo sábado (11/04/2015).
Espero que tenham gostado.
Um beijo,








11 comentários

  1. Bom dia!
    Eu acho válido esse tipo de leitura. Chega a ser mais prazeroso de se ler.Pois você pode acompanhar com as figuras. Ideal pra aquelas pessoas que tem preguiça de ler. Isso,pra mim,dá mais motivação e prende também a atenção. Não acho que afeta assim como dizem. Eu até acho que deveriam existir mais e oferecer estes HQ nas escolas. Garanto que os alunos iriam amar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth,
      Apesar de não ser leitora deste tipo de publicação, achei bem interessante.
      Acho válido como forma de apresentar esse tipo de leitura aos mais jovens.
      Quem sabe eles não tem o interesse estimulado?
      Obrigada pelo comentário.
      bjs
      Luana

      Excluir
  2. Valeu!
    Acabei esquecendo de escolher o livro. Amante Liberto. Amo essa série.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu quando pequena lia quadrinhos principalmente de super-herois.. e particularmente acredito que me ajudou muito na leitura, sou a favor das adaptações, mas claro que os livros não devem ser substituídos pelas HQs, nas escolas o que eu vejo é que muitas vezes não é dado ao aluno liberdade para ler aquilo que gosta, nem é apresentado obras diferentes. Vejo muita gente lendo por obrigação ou na maioria das vezes não lendo nada. Acredito que tendo uma variedade maior aumentaria o interesse..

    Ainda não li nenhuma adaptação em HQ, mas espero ler em breve.. porque assim como muitos estudantes na minha época de escola li muitos livros por obrigação, alguns até cheguei a gostar, outros nem tanto..

    Hoje tenho usado as HQs tirinhas para estudar inglês.. além de aprender, tenho me divertido muito..

    caso eu seja sorteada vou querer o livro Proibida.
    amanda-naira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda.
      Pois é a minha experiência em HQs também resume-se aos comumente chamados, gibis. Que eu gostava muito por sinal.
      Eu entendo o autor do texto da Época quando ele diz que eles podem prejudicar o desenvolvimento do aprendizado da linguaguem, mas ao mesmo tempo acho essa oferta da adaptação incrível, pois permite o jovem ( ou qualquer um ) conhecer mais da história e colobora para tirar aquele "ranso" de que ler não é legal.
      Também estou querendo conferir as adaptações.
      Obrigada pela visita.
      Pedido registrado.
      bjs,
      Luana

      Excluir
    2. Eu acabei aqui por acaso, e achei várias coisas legais.. resenhas, indicações de séries..

      Parabéns pelo seu trabalho...

      Excluir
    3. Oi Amanda,
      Obrigada ;)
      O nosso intuito com o blog é além de informar o leitor, poder falar daquele livro, seríe ou assunto que amamos ou detestamos e não temos com quem dividir a experiência.
      Ficamos muito felizes quando recebemos os feedbacks dos nossos amigos porque adoramos falar e falar sobre nossos assuntos preferidos (e quem não gosta, não é?)
      Muito obrigada mesmo. :)
      E venha conversar com a gente sempre que quiser, é um prazer.
      beijinhos.
      Luana

      Excluir
  4. Eu tinha escrito um comentário ontem, mas acho que não fiz o requisito e fui vetado ): Kkkkkkkkkkk
    Mas... Eu nunca li nenhuma dessas adaptações, porém amo hq. Acho que os quadrinhos, assim como o cinema, são uma arte paralela, não eh excludente a leitura... Acho que o púbico alvo acaba sendo pessoas que já leram o clássico e quero ver uma nova visão sobre ele, ou pessoas que gostam de quadrinho e se interessaram em conhecer a história. E, assim como os filmes, caso a historia cative, a pessoa acabara indo atrás do original... E mesmo que não vá, acho que so ele ter se interessado já eh algo ne? Disso de que a historia ainda esta viva, repercutindo por anos e anos, como deve ser com um bom classico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê,
      Normalmente sou eu mesma quem modero os comentários e não tinha nenhum seu ontem não ;(
      Blog Louco, de repente não salvou.
      Eu concordo com você, eu acho que não importa o formato o importante é conhecer a estória e também acho que abre margem para que as pessoas queiram conhecer o original.
      Obrigada pela visita dupla,rs e desculpe o inconveniente.
      bjs,
      Luana.
      Ah você não fez o seu pedido!

      Excluir
  5. Não acredito que os HQ serão bem aceitos. A grande maioria que ama ler, quer detalhes, quanto mais detalhes melhor. Alguns até podem gostar dos HQ, mas acredito que poucos.

    Participando
    marisalangher@gmail.com
    Livro: Amante Liberto, J.R Ward

    ResponderExcluir
  6. Oi Marisa,
    Eu também prefiro os livros e por isso não acho as HQs uma boa substituição. Mas para o pessoal que "odeia" ler talvez elas sejam um bom incentivo.
    Obrigada pela participação.
    bjs,
    Luana

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!