[Resenha de Tinta] Livraria Limítrofe

Autor: Alfer Medeiros
Número de Páginas: 208
Ilustrações: Carolina Mancini
Editora: Fantas
ISBN: 978856459335
Ano: 2012
Nota: 10/10


Sinopse: Que importância a literatura tem na sua vida? Ela está presente no seu dia a dia? O que significa para você? Quanto ela moldou do seu caráter e jeito de ser? Com certeza, as respostas a estas perguntas variam consideravelmente, de pessoa para pessoa. O hábito da leitura, e o prazer advindo dele, trazem resultados distintos para cada indivíduo, afinal o ser humano é único na sua maneira de julgar o que os sentidos captam e o que a mente retém. A Livraria Limítrofe é o lugar onde pessoas comuns vislumbram cenários e personagens palpáveis, criados através de suas mentes, colhendo fisicamente o que pela leitura foi plantado. Continue lendo no Skoob.

Resenha:

           Já conversei com a editora Celly Borges, com o autor Alfer Medeiros, acabei com a paciência ilimitada do meu namorado, e ainda não sei como fazer a resenha desse livro! Se ele fosse um livro 'normal' com protagonista, vilão, personagens secundários, seria tão fácil. Mas como fazer uma resenha de um livro tão singular como esse? Como transcrever para vocês as sensações maravilhosas que tive em cada página?
           Por partes então. Começo de tudo, minha edição não é a sem capa (existe uma edição sem capa, leia aqui sobre ela). A minha tem capa dura, uma fitinha marrom no meio marcando a página e é A-B-S-O-L-U-T-A-M-E-N-T-E linda!!! *O* 
           Essencialmente a história é sobre a troca de livreiro limítrofe. O atual vai se aposentar e o novo está fazendo a entrevista de emprego para decidir se quer o cargo. Sendo assim, nosso personagem principal vai ouvindo histórias de quem já frequentou a livraria, assim como instruções do livreiro atual sobre como tudo funciona. E nós vamos juntos nessa entrevista. 
           Cada novo capítulo começa com um QR Code (ideia genial da Celly Borges e do Marcelo Amado) para ser lido com seu smartphone, ele o levará até a página da editora onde você encontrará as referências citadas no capítulo. O mais legal é só acessar essa página DEPOIS de ler o capítulo e descobrir o quanto você conhece do mundo literário. Eu acho que conheço metade dos livros mencionados, mas não li nem metade dos que conheço. E olha que eu já li mais de 400 livros segundo o Skoob. Ainda tenho MUITA coisa para ler na vida. 
            Sobre a livraria em si, basicamente ela dá vida ao que sua imaginação quiser. {Sem muitos detalhes de minha parte para não estragar a sensação que se tem ao ler o livro} A Limítrofe é o sonho de todo leitor. Passei o livro todo desejando ser uma das felizes sorteadas a entrar naquele lugar mágico *o*
             No começo fiquei um pouco preocupada sobre como iria conciliar tantos narradores. Afinal, cada entrevistado conta a sua história em primeira pessoa. Mas o Alfer tem muito talento, porque quando a narração começava eu conseguia ver claramente quem estava falando, sem confusões ou sensação ruim. Adorei a escrita dele. 
             E tem continuação, claro ou com certeza que eu quero muito ler?! 
             

PS: Spoiler levinho: eu quase tive (desculpe a expressão forte) um orgasmo avassalador quando uma das histórias foi com uma das minhas séries favoritas do André Vianco!!!! Imagine uma doida no metrô dando um gritinho de 'Ai meu deus!!!!' rsrsrsrsrs #doida

4 comentários

  1. Gostei muito das suas observações, Agatha. Como disse a você antes, o projeto "Livraria Limítrofe" tem uma única finalidade: fazer o leitor se enxergar nas dependências desse estabelecimento mágico, soltar sua imaginação a ponto de deixá-lo pensando nisso mesmo depois de fechar o livro. Pelo que vi, o objetivo foi alcançado com você! rs Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Agora mesmo é que estou mais ansiosa ainda para pegar o livro emprestado com você, rsss (E já vi que vou acabar comprando! rs)

    ResponderExcluir
  3. Com essa resenha, fiquei ainda mais ansiosa para ler! *contando os dias para pegar emprestado*
    E já vi que vai ser o tipo de livro que eu preciso comprar e ter na estante :-D

    ResponderExcluir
  4. Tá bem, vc me convenceu mais um para a lista dos desejados, altamente compráveis no novo ano.
    Queria saber porquê eu continuo vindo aqui.
    Adorei o texto.
    bjs,
    Luana

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!