[Resenha de Tinta] Um Gato de rua chamado Bob

A história de amizade entre um homem e seu gato
Página no Skoob
Lançamento Novo Conceito
Título Original: A Street Cat Named Bob
Autor: James Bowen
Tradução: Ronaldo Luís da Silva
Número de Páginas: 240
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631523
Ano: 2013
Nota: 2/5
Sinopse: Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks).
Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados.
Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante que toca o coração de quem a lê.
Resenha:
A história começa quando James encontra um gatinho na porta do apartamento de um vizinho. O gato tem um olhar inteligente e astuto e parece ser um gato de rua. James esta passando por uma fase difícil, tentando se ver livre do vício da heroína e tocando em praças para ganhar o seu sustento. James nunca foi responsável por ninguém e não se acha muito capaz de cuidar do felino, mas fica tocado pelo jeito de ser de Bob e resolve lhe dar um teto, pelo menos por um tempo.
Bob é um gato laranja, com um olhar compenetrado, um gato que sabe os segredos e os perigos da rua, muito inteligente e independente, cheio de peculiaridades. Não tem como não se apaixonar por ele.
O livro também mostra um pouco da realidade daqueles que vivem à margem da sociedade londrina,apesar de ser muito diferente da realidade brasileira, os preconceitos sofridos são basicamente os mesmos.
Não é fácil quando você está trabalhando nas ruas. As pessoas não querem lhe dar uma chance. [...] As pessoas não querem ouvir. Tudo o que veem é alguém que elas creem estar tentando se aproveitar delas. Não entendem que estou trabalhando, não estou mendigando. Estava realmente tentando ganhar a vida.” p.83
O livro nos reserva uma lição tocante sobre a vida e o quanto o amor por alguém (sendo ele humano ou animal) pode influenciar positivamente na nossa vontade de viver e evoluir. Porém, a escrita é de mediana para ruim e muito apelativa.
 Ah! Bob gosta de ficar no ombro de James, uma graça! Eu, que sou apaixonada por gatos, só fiquei com mais vontade de ter um. ^_^
Curiosidade:
Quando vi os anúncios desse livro eu não gostei do título por achá-lo muito extenso. Mas pesquisando descobri o motivo desse título, que só faz sentido no idioma original (inglês): o título A Street cat named Bob é uma brincadeira com o nome da famosa peça A Streetcar Named Deisre (Um bonde chamado Desejo) de Tennessee Williams. Como sou apaixonada por essa peça fiquei feliz pela lembrança.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!