[Resenha de Tinta] Jogos Vorazes

Série: Jogos Vorazes
Título Original: Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D'Elia
Número de Páginas: 397
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800245
Ano: 2010
Nota: 10/10

Sinopse: Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Resenha: 

     Eu já tinha visto o nosso parceiro ‘Vida de leitor’ falar muito bem sobre essa série, então quando o Submarino fez uma promo imperdível eu adquiri os volume 1 e 2 (este que resenho e o Em Chamas). Com os livros viajantes e meu escasso tempo para ler deixei-os dormindo na estante. Até que o Bruno do VdL começou a me perguntar se eu já tinha lido, o que tinha achado e PORQUE EU AINDA NÃO TINHA LIDO??!! Depois desses incentivos aproveitei um período entre um viajante e outro e puxei Jogos Vorazes da estante. Erro gravíssimo! Sabe por quê? Porque eu perdi o fôlego e não parei até terminar Em Chamas. E só não o 3° e último volume porque eu não tinha (e o preço tava absurdo!). 
     Por favor, entendam meu lado: eu estava com um histórico de personagens protagonistas femininas insuportáveis! Com crise existencial e depressão (minha irmã é mais bonita que eu! -.-‘). Agora imagine como foi me deparar com Katniss, uma garota valente que sabia o que queria da vida: proteger e alimentar sua família. Ela tinha um melhor amigO e nem por isso ficava: ‘Ai meu deus, será que ele gosta de mim? Será que estou bonita hoje?’ -.-‘ A relação deles era simples, eram parceiros de caçada. Estavam juntos por um ideal comum, manter suas famílias bem nutridas. Não estou dizendo que eles não eram apaixonados e nem que ela era perfeita, mas eles simplesmente tinham coisas mais importantes para se preocupar!
    Voltando ao enredo do livro, os problemas começam quando Prim (a irmã caçula de Katniss) é escolhida como tributo. Bem, o ideal de vida da Kat é manter Prim viva, então nada mais justo que trocar de lugar com a irmã.
    Deixa eu tentar explicar o que são os Jogos Vorazes. Imagine o BBB (é aquele da Globo), agora imagine que ao invés de uma casa confortável você é jogado numa arena com cenário de floresta. E o teste de resistência que ganha um carro?! Nem pensar, você luta com os outros participantes tentando matá-los! Ou tentando roubar a comida deles, ou preparar sua própria refeição sem chamar a atenção deles e por aí vai. No fim ganha o último que permanecer vivo. E o melhor de tudo! Tem 2 jeitos de você parar lá: 1° você faz que nem a Katniss e se voluntaria; 2° Você faz que nem a Prim e é sorteado! E se você for sorteado e ninguém se voluntariar não há escolha, você TEM que ir. Legal não é!? Mate 23 pessoas (entre elas uma pessoa do seu próprio distrito, talvez um irmão, primo ou amigo de infância) e você ganha o direito de continuar vivo!
    A capital instituiu esses ‘jogos’ para lembrar aos distritos que eles devem submissão total à Capital. Os distritos são subjugados de todas as maneiras possíveis. Sabe a atividade de caça da Katniss? Ela é ilegal e a pena é a morte! Como ela consegue? Bem, o distrito 12 tem carinhas ‘legais’ no comando que apreciam uma boa carne fresca, então fazem vista grossa para esses e outros ‘pequenos’ delitos.
    Esse livro está na categoria ‘Infanto-juvenil’ mas para mim não tem nada de infantil não! O assunto é sério: matar ou morrer; e das formas mais hediondas possíveis!
Veredito final: LEIAM, vocês não vão se arrepender.

Já foi dito no Jornal de Tinta mas não custa nada repetir: o filme será lançado em 23 de março de 2012

6 comentários

  1. puxa... acho que essa foi a melhor resenha que vc já fez miga!! Adorei mesmo!
    Acho que é pq concordei com tudo, principalmente com Katness quebrando a maré de protagonistas inseguras e chatas que nos perseguem por todos os lados.... kkkkkkk
    Amei JOGOS MORTAIS! Tb não acho que seja um livr infanto-juvenil! Ele é bem violento!
    Parabéns! bjs

    ResponderExcluir
  2. Agatha eu tbm não tinha lido, o que me motivou foi o Bruno mesmo....kkkkk....ele consegue ser bem persuasivo quando quer....kkkk
    E quando eu terminei de ler o livro 1 eu já tava com o 2 no tablet e tava na metade já.....kkkkkk
    Até amanha eu leio o 3....kkk
    Adorei a sua resenha e ela retrata tudo.
    Qual seria seu distrito??

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  3. Gi, obrigada pelo elogio *.* acho q essa tb foi uma das maiores neh naum? o.O


    Eu não entendi Matheus, vc leu o 1º e o 2º simultaneo?? #confusa Vc, o Bruno e o VdL me influenciaram bastante em muitas leituras!!!
    Quanto ao meu distrito, não sei... me criei em uma vila de pescadores mas adoro tecnologia... #dificil rsrsrsrs e qual é o seu?

    ResponderExcluir
  4. Resenha perfeita!
    Concordo com tudo em número,gênero e grau.
    Adorei a comparação com BBB, também sempre uso este método para explicar Jogos Vorazes à quem ainda não leu.
    História melhor contada do esta resenha, só lendo o livro mesmo.

    Parabéns.
    Bju

    ResponderExcluir
  5. O meu é o 13...kkkkkkkk......eu quase não saio de casa por isso minha mãe fala que eu seria mais feliz morando debaixo da terra....kkkkkkkkkkk. Ai eu falei com ela que ficaria só se tivesse todos os livros que eu quero ler la junto comigo *__*
    Essa foi uma das melhores séries que já li, to quase acabando o 3.

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!