[Resenha de Tinta] O Livro do Cemitério


Autor: Neil Gaiman
Tradutor: Ryta Vinagre
Ilustrações: Dave McKean
Número de páginas: 336
Editora: Rocco
Ano: 2010
ISBN: 9788579800122
Nota: 5/5

Sinopse: Para Ninguém Owens, criado desde bebê por fantasmas e seres de outro mundo, a morte é apenas a morte e o perigo está na vida, do outro lado dos portões do cemitério. Lidar com os vivos é a lição mais difícil que o menino terá de aprender. Tão difícil quanto crescer.

Resenha:

                Sinceramente eu consigo me tornar mais fã do Neil Gaiman a cada livro que eu leio. Nesse livro, apesar da atmosfera de Terror, ele consegue criar um ambiente agradável para o Nin. Ok, o livro em si é todo muito doido, mas mesmo assim eu adorei! Lembrando que para os inimigos de uma leitura difícil, esse livro é facílimo de ler. Eu me diverti horrores!
                Ninguém Owens era apenas um bebê quando um homem chamado Jack invade a sua casa e mata toda a sua família. Porém, ele consegue escapar e vai parar em um cemitério, onde é protegido.

“...’Você recebeu a Liberdade do Cemitério, afinal’, Silas diria a ele. ‘Então o cemitério está cuidando de você. Enquanto estiver aqui, pode enxergar no escuro. Pode andar por alguns caminhos que os vivos não deviam percorrer. Os olhos dos vivos não cairão sobre você. Eu também recebi a Liberdade do Cemitério, mas no meu caso ela veio apenas com o direito de moradia.’ “

                Ninguém, ou Nin, como é conhecido, recebe a Liberdade do Cemitério, que permite que ele fique invisível e atravesse paredes, dentro dos limites de um cemitério e também recebe um guardião, o Silas, figura misteriosa mas paterna que deixa comida para ele e tira suas dúvidas, além do casal Owens, que o adota a pedido de sua falecida mãe. Assim, Nin é criado por fantasmas e outros seres fantásticos.

 “...’Seja buraco, seja pó, seja sonho, seja vento
Seja noite, seja escuro, vontade e mente sem freio,
Agora deslize, escorregue, sem ser visto no aposento
No alto, embaixo, por entre e no meio.’”

                Vivendo nessa atmosfera mítica, Nin se torna um garoto com característica pouco comuns, e aspirações pouco comuns: conforme Nin cresce, o cemitério começa a parecer muito pequeno para ele, pois quer ver o mundo, conviver com outras pessoas que respirem!... Mas Jack está lá fora, de vigília...
                Conseguirá Nin sobreviver a isso? Curioso para saber quem é o Executor? E Jack, por que assassinou toda aquela família?
                Bem, eu iria correndo ler o livro, pois todos os personagens te esperam para dançar a Macabra...
.
“...Pisar e virar, depois andar e parar,
 Agora vamos a Macabra dançar.
[...]
Lá-lá-lá ump! Lá-lá-lá ump!”     





Um comentário

  1. Eu preciso ler algo do Neil.....eu nunca li nada e todo mundo sempre fala bem dele, é incrível.
    A resenha, a capa e os quotes são maravilhosos.

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!