[Resenha de Tinta] Coração de Tinta



Série: Mundo de Tinta - volume 1
Título Original: INKHEART
Autor: Cornelia Funke
Tradução: Sonali Bertuol
Número de Páginas: 456
Editora: Cia. das Letras
ISBN: 9788535907728
Ano: 2006
Nota: 9/10


Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.

É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.



Resenha:  


‘O oficio de escrever histórias tem algo a ver com a magia’


Não consigo pensar em mais nada para descrever esse livro ou a sensação que ele me deu além de ‘delicioso’. Imagine um manjar dos deuses, agora imagine que foi preparado por alguém que adora esse doce. Coração de Tinta é assim. Você lê e sente o amor pelos livros que a autora sente. Cada capítulo é aberto com uma citação de algum outro livro. Uma frase, um pequeno diálogo... e essa citação traduz exatamente o que você deve esperar daquele capítulo. Te dá uma vontade de ler logo! E ao final de cada capítulo você encontra uma ilustração, são lindas e ricas em detalhes (feitas pela própria autora!). E ao olhar para elas você sente de novo todas as emoções do capítulo que acabou de ler: tristeza, medo, alegria ou o que for.
Nossa e a capa!? Ela precisa de um parágrafo só para ela. É lindíssima! Passei meia hora alisando e olhando antes mesmo de abrir o livro. Se você olhar do ângulo certo você vê alguns desenhos em 3D. Se você olhar todas as ilustrações consegue viajar sem nem mesmo ler uma linha que seja! Enfim, a edição é maravilhosa!
Como nada é perfeito tem uns errinhos de tradução, mas tudo bem dá para passar...
Bem depois dessa rasgação de seda vamos à história que é o que interessa não é?
Mortimer, ou Mo para os íntimos, um belo dia adquiri um livro chamado Coração de Tinta. Ele começou a lê-lo em voz alta para sua esposa enquanto a filhinha do casal brincava com seus livros de figuras. O que eles não esperavam era que 3 personagens ganhassem vida bem na sua sala! Seriam eles o vilão da história, Capricórnio, seu braço direito Basta e um pobre e fofo saltimbanco Dedo Empoirado. Após expulsar Capricórnio e Basta de sua casa, (esses eram os vilões!), Mo percebe que sua esposa sumiu, ela agora está dentro de Coração de Tinta.
Depois disso Mo passa a ter que fugir de Capricórnio porque este está roubando todas as cópias de Coração de Tinta para que ninguém nunca o mande de volta para o livro e Mo ainda tem a sua cópia. Meggie, a filha de Mo agora com 12 anos, não sabe nada da história de Coração de Tinta, Capricórnio ou como sua mãe desapareceu. Bem, pelo menos ainda não sabe....
Uma personagem que ainda não mencionei é a tia de Meggie, tia Ellionor. Uma senhora nada simpática cuja única alegria na vida é seus livros. E acredite ela tem muitos! A casa dela é uma mansão que nas palavras da própria Meggie:
‘a casa era maior do que minha última escola 
[...] 
Onde as pessoas normalmente têm quadros, papéis de parede e outros enfeites ela possuía livros’
Capa baseada no filme
Eu quero uma tia Ellionor para mim também! *.*
Uma outra coisa legal de mencionar é que os personagens são bem construídos com todos os lados bons e ruins que qualquer pessoa normal tem. Menos Capricórnio que é o mal encarnado (ou escrito já que ele era um personagem de livro rsrs).
Concluindo, adorei o livro! Eu me apaixonei por Dedo Empoeirado e pela biblioteca/casa da Ellionor. Mo e Meggie também são muito simpáticos é claro.
O livro tem 2 continuações: Sangue de Tinta  e Morte de Tinta
A série fez tanto sucesso que tem um filme! Estrelado por Brendan Fraser e a 2º edição do livro ganhou a capa do filme.


5 comentários

  1. Oi Fernanda!

    Eu também adorei esse livro, e já te digo que, pra mim, a continuação é melhor ainda. Também queria uma casa como a da Tia Elinor e amo o Dedo Empoeirado. Se você ainda não assistiu o filme, assita que é bem legal. É um pouco diferente do livro, mas eu gostei bastante. E Brendan Fraser sempre vale a pena ver, né?

    Beijos!

    Fernanda

    natrilhadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Livro realmente delicioso! Passei a temer ler em voz alta meus livros, rs... amei a resenha :D
    bjus #adorotu

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o filme sim :) mudaram um cadinho a história mas nada tããão absurdo. E sim o Brendan vale muiiiito a pena *.*

    ResponderExcluir
  4. EU SOU LOUCO PARA TER ESSE LIVRO. Mas eu não acho dele com a capa original, só a capa do filme T_T.
    vi o filme e achei muito legal, e a série já me foi recomendada várias vezes por muitos blogueiros. Em breve estarei adquirindo (Sebos XDD)

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  5. Matheus, eu já achei esse livro com a capa original na saraiva o-o

    Mas sebo seeeempre é uma boa pedida x)

    Obrigada pela visita.

    beijos

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!