[Resenha de Tinta] Não Faça Acordos com o Dragão

Subtítulo: ‘Em 2050, magia é uma comodidade que o dinheiro não pode comprar.’
Série:  Shadowrun: Segredos do Poder - volume I
Autor: Robert N. Charrette
Tradutor: Luis Orlando Lemos
Número de páginas: 416
Editora: Ediouro
Ano: 1995
ISBN: 0-451-45078-7
Nota: 5/5


Sinopse: “O ano é 2050. O poder da magia e as criaturas que ela traz consigo retornaram à Terra, e muitas das antigas raças reemergiram. Elfos, orks, magos e dragões letais acham abrigo num mundo onde a tecnologia e a carne humana se fundiram em mortais predadores urbanos. E as megaempresas multinacionais detêm a única mercadoria de real valor - informação. Para Sam Verner, viver no útero do conglomerado Renraku era fácil, até que sua irmã desapareceu e a fachada de realidade empresarial começou a desmoronar. Agora Sam deseja sair mas, para a extração , ele tem de fluir quase como um sussurro nas mortais sombras lançadas pelas empresas, em meio a um mundo onde seu primeiro movimento errado pode ser o último... o mundo de Shadowrun.”

Resenha:
                Há algum tempo me vi fascinada por livros que contavam a história de cenários de RPG. Comecei então a buscar esse tipo de literatura e foi exatamente assim que vim a conhecer esse livro. Já tinha conhecimento do cenário, sim – tenho até o Livro Básico aqui em casa – mas tenho que confessar que me sentia meio confusa: como assim, magia e tecnologia juntos? Oi?
               “[...]À menção da nova adição, Sam esticou a mão para tocar os curativos. Sua cabeça não registrou o toque, mas seus dedos puderam sentir um volume duro em sua têmpora direita. Ele sabia, pela entrevista pré-operatória, o que era aquilo: uma conexão de aço-cromo projetada para aceitar uma tomada-padrão de interface de computador. A colocação da conexão teve por objetivo aumentar sua eficiência na manipulação de arquivos do computador e no acessamento de dados. [...]”
                A história começa com Sam Verner, empregado da empresa Renraku, acordando da cirurgia que o transformara em tecnauta ( pessoas que possuem implantes para se conectar à máquinas, podendo pilotar aeronaves ou acessar dados mais facilmente). Ele descobre que a irmã estava passando por uma mutação, e juntamente descobre que fora transferido da sede de Tóquio para a sede de Seattle.
“[...]Todo o horror da informação estampou-se no rosto de Sam. – Kawaru... a Mutação, como os japoneses tão polidamente a chamavam. Metamorfose era a palavra que os demais usavam para o processo que distorcia e reestruturava os orgãos e ossos de uma pessoa normal, transformando-a numa das subespécies mataumanas, conhecidas como orks e trolls. Às vezes a infortunada vítima era envolvida em algo pior ainda. [...]”
Sem conseguir mais informações a respeito da irmã e sem ter muita alternativa, Sam junta seus poucos pertences e parte para Seattle com alguns outros transferidos. Acontece que o  avião em que se encontravam é sequestrado por shadowrunners, criminosos que vivem no submundo.
Ele então se vê obrigado a ajudar os runners, para que eles conseguissem se ver em liberdade. De volta à empresa, Sam descobre que agora ocupa uma posição inferior à anterior, e conforme o tempo passa e ele continua sem informações sobre sua irmã, além do fato de algumas coisas estranhas acontecerem, Sam fica frustrado e começa a se questionar quanto à integridade da vida empresarial.
Então, quando a oportunidade de fugir da empresa aparece, o que Sam irá fazer? Será que o mundo é como ele sempre acreditou?
Eu achei o livro mágico, todo esse clima cyberpunk e coisas assim. Pra quem curte um pouco de investigação e máfia, esse livro é um prato cheio!
“[...]O Elfo erguera as mãos acima da cabeça, um bruxuelante nimbo de luz rosada formava um esfera em torno dele. O mago assassino estava preparando um feitiço. [...]”


Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!