O SILÊNCIO DE MELINDA

Olá pessoal,

O Blog Mundo de Tinta está na semana do Movimento Fale! Contra o abuso, e hoje no cineminha de tinta irei falar sobre o filme O silêncio de Melinda que é adaptação do livro Fale, que aliás já tem resenha aqui no blog. Vamos lá?

O SILÊNCIO DE MELINDA
 
Ano: 2004
Diretor: Jessica Sharzer
Gênero: Drama
Sinopse: Melinda Sordino (Kristen Stewart) entra no ensino médio confusa, deprimida e solitária. Por ter acionado a polícia durante uma festa, ela é rejeitada pelos colegas. O que eles não sabem é que ela passou por um trauma nessa ocasião. O trauma complica seu relacionamento com os pais e ela encontra apoio no professor de artes (Steve Zahn), enquanto tenta seguir adiante.





Imagino o tempo que levariam para notar se eu simplesmente parasse de falar.
Opinião de Tinta: 
      A obra cinematográfica de hoje é O silêncio de Melinda, adaptação do livro Fale! da autora Laurie Halse Anderson. A história é contada pela a visão de Melinda, uma garota que sofre bullying na escola por ter chamado a polícia em uma festa e depois disso é totalmente rejeitada por todos, o que ninguém sabe é o trauma que ela passou na ocasião. 
       O filme já começa com uma cena bem explicita do que se trata o filme, aliás é uma das cenas que mais gostei. Melinda vai começar suas aulas e logo de inicio podemos ver que não vai ser nada fácil para ela se adaptar nesse ambiente escolar onde todos a culpam pelo ocorrido na festa em que ela "dedurou" seus amigos. 
        Não há ninguém aonde ela possa se apoiar, nem suas melhores amigas que hoje migraram para grupos distintos, e nem ao menos seus pais que estão ocupados com outros afazeres. Melinda então é isolada a este seu mundo onde ninguém ao menos se importa com ela, então por escolha ela resolve não falar. Não expressar qualquer opinião sobre tudo. 

           No decorrer da história podemos ver a luta que Melinda passa ao tentar superar o trauma que teve e o quanto ninguém realmente tenta por um minuto qualquer perguntar se está tudo bem com ela.
            Então ela conhece seu professor de Artes, que dá a tarefa de cada um dos alunos pegar um papel no globo e expressar a arte através do objeto escolhido. Melinda tira a árvore. Em suas aulas de artes ela encontra um refúgio e uma maneira de se expressar. 
             Uma pessoa. Somente basta às vezes uma pessoa para notar a outra. O que Melinda passa na escola é ainda visto hoje na sociedade, as pessoas esquecem que todos somos seres humanos e temos sentimentos, não somos uma máquina. Aos poucos Melinda acredita que ninguém se importa mesmo, e qual é o motivo de falar?
            No clímax do filme, quando descobrimos o que aconteceu realmente na festa, se torna mais absurdo ainda o abuso que ela sofreu. Com ajuda de seu professor e alguns colegas de classe, Melinda consegue se expressar e finalmente falar do ocorrido para seus pais. 
             Tiramos como lição do filme, que o abuso de todas suas formas agride a pessoa e deixa uma cicatriz enorme que nem todas as vezes sara. Mas que com ajuda de pessoas podem ao menos cobri-la, e que tentar viver a vida. 

Ps: Sei que todos querem saber saber da Kristen Stewart rs, mas até que ela foi bem na interpretação, passou a dor e confusão que ocorre na mente de Melinda.


Fale!
        



Um comentário

  1. achei bem interessante conhecer o filme e vou assistir pra entender um pouco a respeito do tema, li já a sua resenha do livro 'Fale' e gostei bastante.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!