[Listas de Tinta] Livros e Lágrimas

Todo mundo pegando seus lencinhos, por favor.
É certo que muita gente chora vendo filmes, mas também tem gente que chora lendo livros. Eu (srta Agatha Borboleta) não sou muiiiito chorona, mas acho o tema interessante (principalmente depois de admitir publicamente isso). Sendo assim, contei quantos livros chorosos eu poderia listar e só cheguei a 7!!! (Me senti tão sem coração! Snif snif) Quando coloquei o assunto em pauta na reunião diária do blog (via Facebook) a Indira falou que é uma manteiga derretida, então a convidei a listar esses mooontes de livros rsrsrs. Veja ao que chegamos:
Top 7 por Agatha Borboleta

7 - Chico Xavier - O Livro do Filme de Daniel Filho

Autor: Marcel Souto Maior
Sinopse: Neste livro, Marcel Souto Maior faz um mergulho jornalístico nos bastidores do filme sobre um dos personagens mais intrigantes e impressionantes do Brasil. Chico Xavier – que faria cem anos em 2010 – mexeu com a emoção de todos os envolvidos no longa-metragem de Daniel Filho. Crises de choro, coincidências inexplicáveis, rodas de oração, distribuição de flores e o aroma de jasmim do perfume preferido de Chico Xavier marcaram as oito semanas de filmagem. Nestas páginas, ilustradas pelas belas fotos de Ique Esteves, você vai descobrir histórias surpreendentes e curiosidades do dia a dia da produção e também resgatar lições inesquecíveis desse homem que viveu para se dedicar ao próximo. Marcel Souto Maior é jornalista e diretor do programa Profissão repórter, da TV Globo.
Chico foi um grande personagem e a vida dele foi toda dedicada a uma boa causa. Ler sobre alguém tão dedicado e todas as coisas que aconteceram nos bastidores mexeu comigo. (E olha que eu não gosto do mundo nos bastidores das telinhas).

6 - A Volta - A incrível e real história da reencarnação de James Houston Jr.

Autores: Andrea Leininger, Bruce Leininger, Ken Gross

Sinopse: Uma incrível e real história de reencarnação que impressionou milhares de telespectadores da rede de televisão norte-americana ABC.
James Leininger, de apenas 2 anos de idade, tem pesadelos que lhe permitem falar sobre pessoas e cenas com uma riqueza de detalhes assustadora. Preocupados, seus pais Bruce e Andrea Leininger, começam uma busca incansável pela verdade por trás das palavras da criança. O resultado é a descoberta da história de James Huston Jr., piloto norte-americano que morreu na Segunda Guerra Mundial e a impressionante ligação entre este e o pequeno James. Uma obra que coloca à prova tanto os nervos quanto a fé das pessoas envolvidas no caso, unindo-as pelo destino e mudando para sempre suas vidas.
Um homem incrédulo que se vê diante de algo tão simples e puro, não tinha mais como ele negar. Me emocionou a mudança que aconteceu na vida dessa família e todas as lembranças do pequeno James.

5 - A Menina que Roubava Livro

Autora: Markus Zusak
Sinopse: Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em "A Menina que Roubava Livros", livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do "The New York Times". Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. As palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.
A pequena Liesel mexeu comigo. Fora que uma historia contada pela Morte causa grandes emoções :)

4 – A Cabana

Autor: William P. Young
Sinopse: A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe... leia mais uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.
Tem gente que diz que o William tentou fundar uma nova igreja, mas assim como em A volta o que eu vejo é um homem revendo seus conceitos. E de uma forma tão sincera e forte que mexe com que acompanha a história.

3 Nosso Lar

Autor: Chico Xavier pelo espírito André Luiz
Sinopse: Nosso Lar é o nome da Colônia Espiritual que André Luiz nos apresenta neste primeiro livro de sua lavra. Em narrativa vibrante, o autor nos transmite suas observações e descobertas sobre a vida no Mundo Espiritual, atuando como um repórter que registra as suas próprias experiências. Revela-nos um mundo palpitante, pleno de vida e atividades, organizado de forma exemplar, onde Espíritos desencarnados passam por estágio de recuperação e educação espiritual supervisionado por Espíritos Superiores.
Nosso Lar nos permite antever o Mundo Espiritual que nos aguarda, quando abandonarmos o corpo carnal pela morte física.
A narração de André Luiz flui simples e tranqüila. As cenas que ele conta poderiam parecer muito simples se não fosse a noção de realidade nisso tudo.

2 – Diário de Uma Paixão

Autor: Nicholas Sparks
Sinopse: "Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun. Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas.
Para quem acompanha o blog viu minha resenha desse livro, e bem tudo que tenho a dizer é que quero a sorte de um marido tão bom assim.
E o grande campeão!

1 –Marley & Eu - A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo


Autor: John Grogan
Sinopse: John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos.
Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranqüilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Imperdível.

O que esse livro tem de tão especial para ser o grande campeão? Bem, ele fez com que eu me escondesse no banheiro do trabalho para terminar de ler. Não, eu não estava me escondendo do meu chefe, eu tinha chegado cedo. Eu tava era escondendo as lagrimas e os soluços! As ultimas paginas quase ficaram marcadas com minhas lágrimas!!! Marley era um fofo. Para quem já leu, minha cena favorita é aquela em que ele apóia a cabeça no joelho da Jenny para consolá-la.

Passo agora a palavra para minha amiga:

É muito difícil eu não chorar lendo um livro. Sempre há algo que me toca de alguma forma. Mas vamos aos que me fizeram molhar as páginas.

TOP 10 de lencinhos usados por Indira Hansen

10 - Sangue de Tinta

Autor: Cornelia Funke
Sinopse: "Sangue De Tinta" dá seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta, fazendo seres das histórias surgirem à sua frente como que por mágica. No primeiro volume da trilogia "Mundo De Tinta", a língua encantada de Mo traz à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta", e acaba mandando para dentro da trama a mãe da menina. Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.
Uma história que sai do livro. Uma vida que vira história. Um menino e um amor. Prepare-se, pois a trupe de Dedo Empoeirado e Meggie não vão deixar você sair desta história ileso.

9 - Operação Valquíria

Autor: Tobias Kniebe
Sinopse: Eles tinham acesso direto ao Führer... e resolveram dar um golpe de Estado. Na bolsa, um dos homens de confiança de Hitler carrega uma bomba. Na mente, apenas o desejo de libertar seu país. O plano parecia infalível, e os dias do nazismo estavam contados.
Operação Valquíria narra em detalhes um dos atentados mais engenhosos já realizados contra a vida do ditador. O autor, Tobias Kniebe, apresenta os fatos históricos como num livro de ficção e consegue transportar o leitor para um dos momentos mais perturbadores da história.
Ler sobre o Hitler, em qualquer ocasião, é de chorar. Mas este livro mostra a força de um homem com uma idéia. PS: O poema do final me derrubou.

8 - Romeu e Julieta

Autor: Willian Shakespeare
Sinopse: Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz. Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto. A paixão é mútua e instantânea. Ao descobrir que pertencem a famílias inimigas, os dois se desesperam. Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço. No entanto, o destino desse amor seria trágico.
Se você não se emocionou com a história de amor mais aclamada de todos os tempos, não sei o que posso dizer.

7 - Eragon
Autor: Christopher Paolini
Sinopse: Eragon é o romance de estréia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.
Encontrar uma pessoa que faz diferença na sua vida é muito difícil. Perdê-la ainda mais. Quero um túmulo de diamante. u_u

6 - Draco Saga - Volume 1

Autor:Fabio Guolo
Sinopse: Imagine entrar em coma, acordar alguns anos depois e descobrir que sua sociedade e sua cultura estão sendo destruídas por uma praga que se propaga mais rápido do que é possível conter. A praga, porém, somos nós. Humanos, mortais, gananciosos, sedentos por poder e riqueza em um mundo novo. Mundo este já anteriormente dominado por seres de inteligência muito superior que nos permitiram viver em paz em seus domínios por muito tempo. No entanto, não valorizamos a liberdade que nos fora dada. Agora o preço a pagar pode ser alto demais!
Por que os dragões também amam s2


5 - Os Miseráveis

Autor:Victor Hugo
Sinopse: Um panorama completo de Paris e da França em meados do século XIX, a obra é um patrimônio cultural da humanidade, narrada numa linguagem que significa 'a Revolução Francesa na literatura'. O fio condutor é o personagem de Jean Valjean. Por ter roubado um pão para alimentar a família, ele é preso e passa 19 anos na prisão. Solto e tomado de ódio por causa da rejeição social que experimenta, é acolhido por uma noite por um bispo. O encontro transforma radicalmente sua vida e, após mudar de nome, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, até que nova reviravolta o reconduz à prisão.
Para começar, este é o MELHOR LIVRO JÁ ESCRITO na opinião desta humilde leitora. A veracidade da obra me choca, os personagens me cativam e a época me encanta.
Só posso dizer uma coisa: LEIAM.
Autor: Dráuzio Varela
Sinopse: Em Por um fio, está de volta o narrador sensível e cuidadoso de Estação Carandiru, que, contando histórias reais, reflete sobre o impacto da perspectiva da morte no comportamento de pacientes e seus familiares. Drauzio Varella especializou-se em oncologia numa época em que o câncer era visto com tanto horror que nem sequer se pronunciava essa palavra - dizia-se "aquela doença" - e desde então convive cotidianamente com doentes graves. Em Por um fio, ele relata histórias que põem o leitor diante de questões delicadas, difíceis mesmo para quem lida com elas em sua rotina profissional. De um lado, a reação dos que se descobrem doentes, que vai da surpresa à revolta, do desespero ao silêncio e à aceitação. Do outro, a atitude dos parentes, que varia da dedicação incondicional à pura mesquinharia, da solidariedade ao abandono. E Drauzio conta ainda episódios surpreendentes de mudança de vida, como se a visão da morte fosse quase uma libertação, um divisor de águas que confere novo sentido ao porvir.
Um livro diferente, com histórias que poderiam acontecer a qualquer um de nós, e de nossos queridos. Um livro pra refletir. E pra chorar muito.

3 - A menina que roubava livros


Assim como a Nedina, não pude deixar de me envolver com a história de Liesel. Às vezes pode ser tarde de mais para um beijo merecido =/

2 - Um amor para recordar

Autor: Nicholas Sparks

Sinopse: “Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”
Ok, vamos combinar que esse homem tem um feeling para escrever livros tristes que não é brincadeira. O que você faria se soubesse que o seu amor tem prazo para acabar?

E parece que o que faz as Garotas de Tinta chorar é o mesmo material, pois meu campeão também é...

1 - Marley e Eu

Não existe amor mais incondicional do que o de um cão. Melhor ainda quando seus donos o retribuem. Cuidar de um animal nunca é simples, ainda mais um como Marley. Mas é certo que você sempre será recompensado com um carinho sem igual.
Lia este livro indo para a faculdade, no trem, e chorava tanto que uma senhora me perguntou se estava tudo bem... rsrs...

O nosso Top Lágrimas é para Marley, “O pior cão do mundo”, que conquistou nossos corações!

E você querido leitor, qual livro te faz chorar? O que você achou de nossas humildes listas? Compartilhe conosco suas lágrimas nos comentários :)



7 comentários

  1. Oi meninas!

    Também me acabei de chorar em Marley & Eu...Não tem como, principalmente se você tem um bichinho de estimação, como eu (se bem que isso não é requerimento). Não chegeui a chorar em A menina que roubava livros, mas é muito tocante mesmo (ah! Rudy...).

    Indira, se você chorou com Eragon, se prepare para Herança...Eu já li em inglês (sou muito impaciente, não ia conseguir esperar até sair em português...E, como professora de inglês, tenho que dizer que a tradução dessa série está péssima...), não chegeui a chorar, mas me emocionei muito. E já estou com muita saudade dos personagens! Quero mais!

    Beijos!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda!

    Estou louca para ler Herança. Também leio em inglês, mas estou tentando me conter para comprá-lo... Não sei porque, mas sinto uma diferença de "fluidez" da leitura, digamos assim, quando já li um livro de uma série em português e leio as continuações em inglês. rsrs.
    Quanto a tradução, infelizmente já estou acostumada a ver que as editoras brasileiras pecam bastante no cuidado com isso. =/

    Aimeudeusdoceu Ç_Ç
    Agora estou mais desesperada ainda para ler!!! rsrs...


    Obrigada pelo comentário Fernanda!
    =*

    ResponderExcluir
  3. De nada Indira! Eu já prefiro ler em inglês mesmo, no original.

    Beijos!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Estou louco para ler a série de Tinta, tenho o primeiro mas quem disse que tenho tempo?.....kkkkk
    Quero ler tbm Draco Saga, estou me segurando para não fazer compras mas está irresistível......kkkkk

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  5. Matheus, li Draco Saga pelo Grupo Livro Viajante do Skoob =)

    Se arranjar um tempo, dê atenção a Coração de Tinta, vc vai adorar! =D

    =*

    ResponderExcluir
  6. Oi, meninas. Vim visitá-las à convite da Gi.
    Tô passada com essa lista de livros e lágrimas. Eu devo ser uma pedra de gelo. Ágatha, minha lista seriam menos do que 7, e ainda posso afirmar que alguns, eu só chorei por conta da gravidez que me deixou mais sensível.
    A vida já é muito difícil para você ficar sofrendo pelos outros. Por isso sou tão durona. O mais comum é que eu não consiga terminar. Muitos que listaram eu não li. Os Miseráveis e A Menina que roubava livros por exemplo, mas eu me impressiono mais com livros de fatos reais. Aquele Cinderela Chinesa, ou o Adeus, China, me acabei de chorar. E livros de guerra, também.
    Gostei da escolha dos temas. Aguardo as próximas listas.
    Beijo, Clara

    ResponderExcluir
  7. Tartaruga, você é das minhas!!!

    Concordo com vc em grau, número e gênero! IUAHSAIUHSIAUHSIAUHS

    Adeus, China eu ainda não li, mas a Cinderela Chinesa é muito triste =<

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!