[Off Topic de Tinta] 12 Meses de Poe: Revelação Mesmeriana


Esse mês uma das participantes do #12mesesdepoe juntou todos os contos (que estavam em um PDF) em um ebook único, não é muito amor?! Por isso pude colocar no meu Kobo e ler muito mais rápido :D Se você também quer o ebook, ela disponibilizou em uma pasta com vários formatos, clique aqui para baixar.

Assim eu li:

Revelação Mesmeriana

Dos contos do desafio até agora acho que esse é o mais estranho e o mais difícil. Uma característica peculiar é que o monólogo não é apenas do narrador, o outro personagem também discorre por vários parágrafos. Na verdade, o que mais nos interessa é o que este personagem fala do que o que o narrador tem a dizer. 

Resumo da história: o narrador é uma pessoa que mesmeriza um amigo, o sr. Vankirk. Este está com tísica e chama o narrador ao seu leito de morte para uma experiência ao mesmerizar o doente:
Tais considerações  levaram-me a pensar que certos bons resultados podem ser a conseqüência de uma série de bem orientadas perguntas, a mim propostas enquanto magnetizado. Muitas vezes você observou o profundo auto conhecimento demonstrado pelo magnetizado, a extensa consciência que ele tem de todos os pontos relativos à condição magnética em si; ora, desse auto conhecimento podem ser deduzidas idéias suficientes para a organização adequada de um catecismo.
E segue-se então uma espécie de perguntas e respostas. Parecia que eu estava lendo 'O livro dos espíritos', mesmo este tendo sido lançado alguns anos após o conto do Poe. Física e religião se confundem e se misturam nesse conto de uma forma que eu não sei se acharia maçante se desconhece um dos tópicos. Quando ele cita a 'pequenez' dos átomos e a 'infinita pequenez' entre os átomos e tenta explicar a diferença entre 'não-matéria' e 'espírito' eu tive vontade de tirar o Poe do túmulo e perguntar: 'Mas vem cá, estamos falando de ficção ou não?'.

A primeira vez que li esse conto eu estava cheia de sono e por isso me parecia que eu não estava entendendo. Lendo a segunda vez eu continuo não entendendo, porque minha mente fundiu levando a sério o que ele diz. Até chegar ao final quando ele nos dá aquele susto à lá Poe e fiquei de boca aberta rsrsrsrsrsrs

A cada mês eu tenho mais certeza que ele foi um gênio e portanto deve ter sido chamado de louco durante sua vida. Creio que ele usou como disfarce a 'literatura fantástica' para expressar sua genialidade e não ser 'queimado em fogueiras'. E nos deixou esse legado para discutirmos até que ponto há realidade na história. Porque se o conceito de fantasia é 'tudo aquilo que não existe' esse conto não poderia ser chamado de fantasia. A mesmerização existe, mas e o final do conto, como fica? Em que ponto entrou a fantasia? Mais uma noite perdida/ganha em um grupo de discussão sobre esse conto. O debate vai ser acirrado hein! Como eu acho que fadas são reais, então esse conto é todo real! kkkkkkkkkkkkkkk

Alguém aí leu? O que vocês tem a dizer?

2 comentários

  1. Oi Agatha! A Joyce foi mesmo uma fofa em disponibilizar isso pra gente, não é? Adorei a sua resenha, ri bastante quando você disse que queria tirar o Poe do túmulo hahaha! Já pensei nisso várias vezes!

    Sua resenha vai pra página essa semana!<3

    Meu blog
    Desafio de leitura #12mesesdepoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não paro de me perguntar se ele estava falando sério ou não rsrsrsrsrsrs
      Quando for para a página não esquece de me avisar ;)

      Excluir

Agradecemos pelo comentário!