[Resenha de Tinta] Estrela da Manhã

7 DIAS, 7 NOMES, 7 MORTES 
Autor: André Vianco
Número de Páginas: 280
Editora: Giz Editorial
Selo: Calíope
Ano Publicação:2015
ISBN: 9788578552626
Nota: 10/10

Sinopse: Rafael, um menino frágil e sensível, sofre a perseguição de um grupo de valentões na escola. Em casa, não encontra apoio da mãe relapsa nem do irmão mais velho. Perdido, tenta encontrar na internet, através da tela de seu smartphone, tutoriais de rituais para reencontrar seu pai morto. Ele acredita que somente algo vindo do além poderá ajudá-lo. O menino é tão persistente que finalmente sua voz é ouvida do outro lado. No entanto, quem responde ao seu chamado não é o pai, mas uma entidade que promete protegê-lo de seus detratores durante sete dias. Rafael só quer ser protegido, por isso entrega à entidade a lista com os nomes dos que o aborreceram. Só quando a primeira pessoa de sua lista morre ele descobre que seu pesadelo está apenas começando.

Resenha:

       Não é novidade que sou fã do Vianco, mas ainda me surpreendo como ele evolui a cada livro! O meu favorito ainda é o primeiro que ele tentou lançar, O Senhor da Chuva, mas desde O Caso Laura que eu vejo uma qualidade na escrita que me enlouquece! Estrela da Manhã não poderia ser diferente. 
       Esse livro trata sobre bullying e depressão. Eu nunca tive contato real com esses temas, mas sei que são difíceis e sofridos. E o André não perdoa os leitores. O bullying que o Rafa sofre não é apenas do Maguila na escola. Em casa sua mãe não liga muito para ele e se seu irmão pudesse o punha para fora de casa. A diretora e a professora o vêem como um garoto problemático e pobre, ou seja, ele não tem nada a oferecer a elas a não ser dor de cabeça. Tudo que ele queria era alguém que o salvasse. Ele até tinha uma amiga muito especial, a Renata, mas o que acontecia ao redor dele era ruim demais. Se ao menos não houvessem as agressões físicas eu imagino que a Renata seria o suficiente para curá-lo. Apesar de não conhecer muito de depressão, parece-me que ele estava nos estágios iniciais ainda. 
       Mas bem, a vida não é simples e o Maguila já estava usando muito os punhos. Rafa pôs na cabeça que o fantasma do pai morto poderia ajudar. Imagina o quanto a criança não estava transtornada!!! Depois de furungar a net toda e usar um tabuleiro Ouja, ele conseguiu um aplicativo para seu Android para ‘comprar’ um demônio de ‘proteção’. Antes de alguém entortar o nariz para o personagem principal chamando-o de inocente ou algo assim, lembre-se do que ele estava sofrendo. NINGUÉM na vida dele (leia-se adulto nenhum) ligava a mínima para o que estava acontecendo. Então um demônio parecia uma boa ideia para assustar aqueles que deveriam tratá-lo melhor. Vejam um pedaço da descrição do demônio:
Estrela da Manhã estava curvado para não tocar seus imensos chifres encaracolados no teto. Ele o olhava, com um sorriso largo e uma cara de bode, dotado de uma boca aberta cheia de pequenos dentes serrilhados que pareciam afiados. Seus olhos de fantasma pareciam duas brasas vivas, ardentes. 
       Agora, para ilustrar quão carente estava o garoto: 
− Eu queria te sentir para te abraçar! Eu sempre quis ter alguém que cuidasse de mim! Estou tão feliz que você veio, Estrela da Manhã!
       Tudo que eu contei até agora está nos primeiros 8 capítulos que o autor disponibilizou online para os fãs. A partir daqui que a ação e o terror realmente começam. Logo de cara a diretora da escola morre e o Estrela da Manhã promete matar todos da lista que o Rafa entregou: a Professora, Maguila e sua mãe, o irmão do Rafa e a sua própria mãe. E agora?! 
       O uso da tecnologia que o André fez é brilhante! Eu adoraria falar muito e muito sobre isso, mas é melhor deixar que vocês possam ler ^^ 
       Leiam e reflitam sobre os temas abordados. Quão desesperados temos que estar para ir atrás de uma solução 'fácil' para os problemas? Porque aterrorizar alguém até esse ponto? Você anda sendo um Maguila ou uma D. Beatriz (a mãe do Maguila)? Você tem certeza que dá atenção aos seus filhos/irmãos/pais? Pense nisso e nunca baixe um aplicativo que dizem invocar demônios apenas porque você acha que vai ser divertido!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!