[Resenha de Tinta] Bom dia, Sr. Mandela

*Parceria Novo Conceito*
Título Original: Good Morning, Mr Mandela
Autores: Zelda La Grange
Número de Páginas: 432
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636184
Ano: 2015
Nota:5/5
Sinopse: Bom Dia, Sr. Mandela conta a extraordinária história de uma jovem que teve suas crenças, preconceitos e tudo em que sempre acreditou transformados pelo maior homem de seu tempo. A incrível trajetória de uma datilógrafa que, escolhida para se tornar a mais leal e devotada assessora de Nelson Mandela, passou a maior parte de sua vida trabalhando ao lado do homem que ela passaria a chamar de Khulu , ou avô.

Oi, gente!
Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de ler esse livro. Ler sobre Nelson Mandela nunca é demais. 

Resenha
Essa é a biografia de Zelda la Grange, ou Zeldina para Mandela. A africanêr(descendente de colonos holandeses) que passou de datilógrafa a assistente pessoal do  maior estadista do mundo.
Zelda começa seu relato pelas lembranças de sua infância e juventude durante o regime apartheid e sua visão de como era a Africa do Sul, pré Mandela.
"Tocar em uma pessoa negra era tabu. Além do fato das pessoas brancas se sentirem superiores as negras, fomos criados na crença de que elas não eram tão limpas como nós, aparentemente cheiravam diferente e a textura de seus cabelos eram diferentes das nossas. Ninguém sonhava em tocar o cabelo ou rosto de um negro. Era simplesmente impensável. No entanto Jogabeth (sua babá negra) me carregava nas costas quando bebê. Como ela havia nos criado, para nós crianças, ela não era tão negra quanto os outros negros."
Tenso. 
Se você acha que já viu e/ou viveu manifestações de racismo no Brasil ou no mundo digo que você não viu nada. Claro que não desconsidero as ações que temos hoje, mas o que os negros viviam na Africa do Sul pré Mandela é de uma crueldade imensa. 
Eles não existiam. Não tinham educação, direito a saúde, voto e não contavam na estatísticas do país.
Sem direitos ou vontade, eles eram apenas "seres"que eram proibidos até de falar a mesma lingua dos brancos africanêres.
E por isso, Mandela foi preso. Por lutar contra isso, passou 27 anos na prisão. Saiu quase cego. E mesmo assim na primeira eleição direta no país, foi eleito Presidente da República.
Continuando sua história, Zelda nos leva a 1994, ano da eleição de Mandela e um dos momentos de maior terror na vida dos africanêres. Toda essa parcela da população achava que com os negros no poder, eles agiriam da mesma forma com que foram tratados ao longo dos anos.
Mas nao foi isso que aconteceu. Com o lema  " O perdão é uma escolha" Mandela comanda o país tentando fazer com que a "nação arco-iris" com que sempre sonhou, fosse um lugar próspero e tranquilo para todos os seus habitantes.
Perguntado uma vez se ele não se ressentia do tempo que ficou preso, Mandiba(para os íntimos) deu a seguinte declaração:
"Na vida, não é importante o que acontece com você, mas como você enfrenta o que acontece com você"
Com um relato detalhado, a autora nos conta, na segunda parte, como foi trabalhar e galgar postos ao lado de Mandela, sua inicial resistência e medo da raça negra e todo o processo de trabalho de 1994 a 1999 , inclusive com viagens pelo mundo, nos anos em que ele foi presidente, e relembra os conselhos que recebia dele:
" Não há lugares para covardes aqui. Se você for covarde, não vai durar muito tempo. Nem sempre vou poder defender você, então você precisa se defender fazendo o que é certo."
Além disso, como era assistente pessoal, nos conta fatos íntimos da vida dele, como seu casamento com Graça Machel, viúva do presidente de Moçambique, Samora Machel.
O amor é lindo. Mandela e Graça casaram-se aos 80 anos!

A terceira parte do livro nos traz a saída de Mandela da presidência e a tensão que isso causou não só na população, mas na esfera política e em seu partido o CNA, pois mesmo aposentado, a população só seguia as suas ordens e muitas vezes, o presidente em atuação teve que recorrer ao líder para resolver conflitos populacionais.
Mandela foi criticado e até hostilizado em seu próprio partido e pelos brancos que o entregaram o poder. Quando questionado por Zelda como suportava essa  pressão ele respondeu:
"Alguns indivíduos simplesmente adoram se queixar, vivem dessa maneira. Existe uma diferença entre estar preocupado e a simples queixa pela queixa. Esta é parte da natureza humana."
 Também mostra sua atuação como apaziguador de conflitos mundiais, sua relação com os nomes de maior importância no mundo como a Rainha da Inglaterra, a quem ele chamava simplesmente de Elizabeth e era chamado por ela de Nelson, sua amizade com Muammar Kadafi, ex -presidente da Líbia com quem negociou julgamentos de presos polítícos e extradições. 
Também relata sua contínua luta assistencial com a criação da Fundação Nelson Mandela.
Posições politicas tão diferentes, mas a amizade e o respeito sempre prevaleceu.

Zelda não poupa nenhum detalhe da vida ao lado de Khulu (avô) como ela o chamava. São relatos imensos de viagens, eventos para angariar fundos para a fundação, férias e até as filmagens de Invictus, filme inspirado em Mandela.
A quarta parte do livro relata os anos finais de Mandela, bem debilitado devido aos seus 90 anos, sua doença e posterior morte. 
Nessa parte, Zelda destila todo seu rancor contra a família de Mandela que não queria deixar que ela o visitasse, quase a impediu de organizar seu funeral, para qual  por pouco não foi convidada e que principalmente, não reconheceu seus 17 anos de dedicação total a sua profissão e a vida do maior líder mundial dos tempos modernos.
Zelda e Mandela: Quando ela conseguia visitá-lo ele sempre se alegrava e dizia: Oh Zeldina! você está aqui!

De um modo geral, embora muito bonito, Bom dia, Sr Mandela é um livro que de tão completo,se torna um tanto cansativo por conta dos nível de detalhamento com que Zelda o construiu. Eu recomendo que você o leia devagar, absorvendo todo seu conteúdo e o exemplo de vida de Mandela e da própria Zelda.
Zelda La Granje é uma mulher que dedicou boa a parte de sua vida adulta ao trabalho, superou preconceitos e sobretudo apaixonou-se por essa figura emblemática.
"Enfrentei muitas vezes uma pressão implacável. Mas então eu olhava para ele, que se portava com tanta graça e energia. Eu jamais o deixei. Jamais consegui....E agora lentamente começo a entender o fato de que nunca mais vou vê-lo. Mas os heróis nunca morrem....Recordarei com carinho cada sorriso, os tempos bons e os difíceis e especialmente os momentos do cotidiano.Tot weersiens, Khulu ( até nos encontrarmos outra vez, vovô)!!!!!Vou amá-lo todos os dias, pelo resto da minha vida."Trecho da declaração de Zelda La Granje publicada pela Fundação Nelson Mandela no dia da sua morte  
E Zelda termina a grande história de sua vida ao lado de Mandela, dizendo:
" Talvez eu encontre um outro emprego, e talvez agora eu encontre um homem com quem deseje dividir minha vida, alguém que saiba que uma parte do meu coração já foi levada...por um velho homem negro que já foi inimigo do meu povo e agora descansa, como um antigo rei, no fundo da terra das montanhas."
Nessa resenha não tive  a pretensão de falar sobre Mandela ou sobre sua luta! Quem quiser saber mais a respeito escolhi alguns sites:
retirado de http://www.humanrights.com/pt/voices-for-human-rights/nelson-mandela.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/nelson-mandela.htm
- http://www.suapesquisa.com/biografias/nelson_mandela.htm
- https://www.nelsonmandela.org/content/page/biography (em inglês)
- http://www.biography.com/people/nelson-mandela-9397017 (tem alguns videos interessantes, são em inglês)

Eu recomendo muito.

Boa leitura! 



26 comentários

  1. Olá.
    Acho que esse livro pode me agradar demais, adoro conhecer a história de vida de grandes personagens reais, e Mandela definitivamente foi um deles, e acho que conhecer a visão de uma pessoa que viveu tão próximo desse personagem deve ser muito bom, mas como você mesmo diz quando se entra demais em detalhes acaba ficando mesmo cansativo, mas mesmo assim que dar uma chance a esse livros.
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li um livro sobre o Mandela, mas achei bem superficial, mas este livro aqui parece ser bem diferente e eu me interessei automaticamente quando você falou que no livro tem uma parte dedicada a epoca em que ele sai da presidência. Essa é a parte que se encontra menos informação e a que muito me interessou. Quero ler o mais rápido possível!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Não sabia da existência desse livro *-* Gente! Fiquei curiosa na hora para ler...haha' confesso que não sou uma grande fã de biografias e autobiografias, mas para essa eu abriria exceção com certeza. É uma pena que ele seja um pouco cansativo, mas já era de se esperar, né? Sendo tão complexo e contando tantos detalhes.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?

    Nunca li nenhuma obra sobre Mandela, mas tenho muita vontade de ler. Gosto muito de biografias, então, curtiria muito. Pena que a leitura seja um pouco cansativa, mas, mesmo assim, a sua resenha me despertou vontade de ler a obra. Parabéns pelo lindo post!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha eu não cheguei a ler esse livro, mas eu fiquei bastante interessada após terminar de ler sua resenha. Me parece um livro bastante tocante e que nos passa uma lição também sobre o preconceito e muitas outras coisas. Até então eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro. Acho que só li de uma amiga minha. Mas raro sabe? Acho que poucos solicitaram. Espero poder compra-lo ou pegar em ebook para ler e conhecer a estória. Me parece ser muito bom.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/voce-sabe-o-que-e-amar-6.html

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Realmente é uma obra linda e inspiradora!
    Gostei bastante dos detalhes a respeito da discriminação racial e de como Mandela agiu pacificamente diante de todos os percalços sofridos. Interessante observar a vida destas figura pelos olhos de alguém que conviveu com ele.
    Emocionante.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Uau, me arrepiei com esse último quote. Esse livro já está entre os que desejo ler e houve até resenhas que me deixaram com uma pulga atrás da orelha sobre o amor de Zelda por Mandela. Mas independentemente disso, acho que o que ela acompanhou merece ser compartilhado e o exemplo de Mandela às nossas vidas merece ser reconhecido sempre. Com certeza, pretendo ler a obra e gostei de ver na sua resenha comentários diversos sobre a importância desse "velho negro" que agora descansa.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Francine,
    Durante a leitura, principalmente no início, eu também achava o "amor" de Zelda por Mandela um pouco estranho, mas ao longo do livro eu percebi que o amor dela era baseado na admiração por essa figura excepcional, sua luta e seu caráter.
    Zelda foi os braços direitos e esquerdos de Mandela, e ele o mestre que moldou a sua personalidade.
    Não há amor físico entre os dois, mas um carinho enorme entre seu Khulu (avô) e sua discípula.
    E na minha opinião o tipo de livro que todos deveriam ler.
    Obrigada pelo comentário.
    bjs,

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Deve ser muito legal ler um livro que nos conta a história de uma pessoa tão importante para um país.
    Saber tudo que ele passou e como ele agiu.
    Obrigada por trazer e apresentar esse livro que não conhecia.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  10. Oii!

    Acho que esse é um livro que é bom para conhecer um pouco mais da história já que esse é um tema que é tratado superficialmente, mas acontece que eu acho que quando há informações demais, acabam cansando os leitores. Eu particularmente perco a vontade com livros assim ><

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Parece ser um excelente livro. Não é do tipo que eu tenha o costume de ler, na verdade é algo que fica bem fora da minha zona de conforto, pois não sou a maior fã de biografias, mas acho que essa merece ser lida por se tratar de um marco tão importante na vida da humanidade :)

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Parece ser um excelente livro. Não é do tipo que eu tenha o costume de ler, na verdade é algo que fica bem fora da minha zona de conforto, pois não sou a maior fã de biografias, mas acho que essa merece ser lida por se tratar de um marco tão importante na vida da humanidade :)

    ResponderExcluir
  13. A obra parece ser bem tocante, deve ser uma leitura pesada, por ver tanto preconceito assim, mas acredito que ao mesmo tempo deva dar ao leitor uma sensação de alegria por ver alguém lutar tanto por seus direitos.
    Infelizmente não gosto de ler biografias, mas para quem curte vai ser uma leitura excelente.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. OIe!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas a colunista leu e adorou. Disse que acompanhar um pouco da história de Mandela é espetacular, e toda a luta que dele foi algo assim de ficar marcado na memória. Sua resenha está perfeita, expressa com exatidão tudo o que sentiu com a leitura.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  15. Oláa!!!
    Não sou adepta a livros biográficos não..mas abro uma exceção para esse livro..sem conhecer muito a estória de Mandela fiquei com muita vontade de ler sobre Zelda e Mandela..enquanto estava lendo sua resenha tivemos o mesmo pensamento qnd vc disse que por ser um livro tão detalhado era pra ser lido bem devagar,na minha opinião é aquele tipo de livro que vc tem que degustar aos poucos,numa hora vaga pra relaxar vai lá e ler um capitulo ou algumas páginas pra não cansar tanto :)
    Se eu tiver oportunidade com certeza lerei esse livro!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-seguinte.html

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Apesar de ser um livro que desperta muito minha curiosidade, não é uma leitura que tenho vontade de fazer agora, pois imagino o quão lenta a leitura deve ser.
    Mandela foi um homem muito importante e Zelda deve conseguir apresentar isso muito bem.
    Adorei sua resenha e sua opinião foi muito válida para formar uma opinião sobre o livro.
    Beijos
    mileumdiasparaler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. OI,

    Já estou apaixonada por este livro. Adoro Mandela e tudo o que se refere a ele. Um homem simplesmente incrível e que nos ensinou a importância de perdoar.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nossa que livro incrível e de conteúdo excepcional. Fiquei doida para ler e agregar meus conhecimentos sobre Mandela.
    Adorei de verdade a dica pois ainda não tinha ouvido falar desse livro!
    Bjs
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  19. Cara, que livro interessante.
    Eu infelizmente não conhecia, mas fiquei MUITO feliz em saber que ele existe. É sempre bom ler uma história sobre alguém real e que mudou o mundo através dos olhos de outrem. É incrível a sensação que me deu lendo sua resenha e eu imagino tudo o que irei sentir quando ler o livro. Todas as questoes sociais que são levantadas, o preconceito, a luta pela visibilidade (porque infelizmente a africa ainda é um continente invisivel para muitos). Eu acho o Mandela um exemplo. Quero ler em breve. :) Parabéns pela excelente resenha.

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu já vi muitas resenhas desse livro, e todas foram positivas. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas tenho certeza que irei me emocionar e tirar grandes lições dele. O Mandela foi um grande homem, em um época de repressão ele teve coragem de se levantar e lutar pelo que era certo.

    ResponderExcluir
  21. Que resenha linda! Esse livro deve ser maravilhoso, emocionante. Adoro histórias assim, pois nos apresenta detalhes de outras realidades, nos abre os olhos para muitas coisas e promove reflexão. Ainda não consigo acreditar que tenha existido tanta crueldade e preconceito... :( É inconcebível. Por isso a importância desses livros, para nos mostrar o que não podemos repetir de jeito nenhum! Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi luana, sua linda, tudo bem
    Esse homem é um exemplo de tantas cisas, às vezes acho que ele era um anjinho que veio a Terra nos ajudar de alguma forma, pois fico impressionada com a força dele e principalmente com a sabedoria do grande coração que ele tinha. Simplesmente admirável!!! Tudo sobre ele me emociona e contribuiu para eu me tornar alguém melhor. Não vejo a hora de conhecer essa história. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Luana.
    Acredito que essa biografia deve ser mesmo bem aprofundada, densa e principalmente bem rica em detalhes.
    Com certeza pra quem gosta de história esse livro é indispensável. Sua resenha está instigante, e como o tema é um dos que mais me interessam, essa será uma leitura obrigatória para mim.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  24. Olha não sou fã de biografias mais tai um livro que teria o prazer imenso em ler, para ser sincera não o conhecia mais sua resenha foi tão rica e detalhada que me fez ter vontade de conhece-lo mais a profundo.
    Colocarei em minhas metas

    ResponderExcluir
  25. Nossa parece um livro incrível! Só de ler sua resenha me emocionei, creio que mesmo as partes cansativas valem a pena, uma história real, acho que merece ser conhecida! Vou adicionar já na minha lista de desejado! Vou visitar os links para conhecer mais sobre o Mandela!
    Amei sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Mandela é uma figura incrível e admirável, mas eu não conheço muito sobre ele e é justamente por isso que fico sempre animada quando vejo algo sobre ele, sabe? E esse livro é um que chamou a minha atenção desde o primeiro momento que o vi, tenho certeza que é uma história que vai me emocionar muito, por isso espero ler ainda esse ano.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!