[RESENHA DE TINTA] - A ESPOSA COMPRADA

A Esposa Comprada

Em seus olhos havia promessas que não podiam ser ditas...
Título Original:  Brides for Sale
 Autor: Ana Seymour
Número de Páginas:221
Editora: Nova Cultural
ISBN:8535106928
Ano: 1996
Nota: 5/5
Sinopse: Território de Washington, 1864.
Os homens solteiros de Seattle ferviam de excitação! Iria chegar um navio com um grupo de moças em busca de marido. 
Ao desembarcar, Emily Kendall arrependeu-se de sua atitude arrojada e absurda de ir parar naquele fim de mundo. Mas sua opinião mudou no momento em que conheceu Austin Matthews - o único homem na cidade que não estava interessado em comprar uma esposa...
Proprietário do saloon, Austin ficou fascinado por aquela donzela recatada, de olhos verdes como a primavera. Mas não imaginava que Emily faria de sua vida uma aventura selvagem como o próprio Oeste!
Resenha:
Antes que vocês me perguntem se eu enlouqueci, se eu vou mesmo resenhar um "livro de banca" antigo e de uma editora que não existe mais tendo váriosssssss livros mais interessantes por aí, se eu "tô" em ressaca literária ou qualquer coisa do gênero, eu digo a vocês, que vou explicar "tudinho" e eu tenho certeza que mesmo que vocês não curtam o livro,  vocês irão gostar da história central que é muito interessante...
Então, senta que lá vem a história:
O livro tem início em 1864 com Austin Matthews chegando de uma reunião com Asa Mercer, em que ele tenta fazer o rapaz a desistir de uma ideia mirabolante! " Importar" moças vindas de Lowell que tiveram suas famílias arrasadas pela guerra entre o Norte e Sul, para casarem-se com os trabalhadores da pesca e madeireiras que foram atraídos para a oportunidade de emprego nesse território.
Diferente do que a sinopse diz, o Sr Matthews não era  o proprietário de um Sallon, mas de um bordel chamado a Dama de Ouro.
Não conseguindo convencê-lo, já em 1866, no dia  da chegada do navio, o sr. Matthews vai até o porto, observar as damas que farão concorrência com suas "meninas".
Quando o navio atraca começa uma grande confusão, pois Mercer tinha prometido trazer 500 moças e na verdade só conseguiu 46, tendo cobrado 300 dólares de cada "interessado" e assim cada homem fez questão de tentar agarrar logo a sua.

Entre agarramentos e brigas, Matthews vê uma linda loira de olhos verdes que chama sua atenção e a salva da mão de três homens.
Emily Kendall perdeu seu noivo na batalha de Gettysburg. Orfã, decide se aventurar no Oeste americano, em busca de uma nova oportunidade de vida.
Sendo um livro de banca, vocês já podem imaginar o que acontece, o lindo-masculo-sexy Sr Matthews se encanta com a doce-inocente -sensual srta Kendall, mas claro que apesar disso, ele sendo um solteirão convicto demora um pouco a "cair na real" e deixar seu amor aflorar.
Até aí nada demais, o clássico romancinho se não fosse "REAL".
Sim, Asa Mercer realmente existiu. E realmente ele lotou um navio com várias moças vindas do Leste para casar e sim ele cobrou 300 dólares por cada uma!!!! Na verdade, pesquisando um pouco eu descobri que não fez só uma como duas viagens, e a segunda é a que serve de ambiente para a história.
Nessa segunda viagem ele tinha prometido trazer 700 moças mas só conseguiu trazer 46. A "desculpa" de Mercer que era presidente da Universidade de Washington a época, para "importar" mulheres era que o Leste precisava de professoras e como naquela época o índice populacional era de 15 homens para cada mulher, a solução foi importá-las e o pagamento devia-se a cobrir as despesas com as meninas.
A ideia deu muito certo. As Mercer's Belles ou Mercer's Girls, casaram quase todas em menos de18 meses e até o proprietário do Bordel do local (que não era o Austin) e o próprio Mercer casaram-se com uma das meninas, começando assim a povoação do território que hoje é a capital dos EUA.
Picture
notícia publicada em um jornal de Washington a época e fotografia das Mercer's Girls.
Voltando a história do  livro, outra parte interessante é que como o número de moças trazidas por Mercer foi bem inferior ao número "encomendado", ele teve que devolver o dinheiro a muitos pretendentes e como nem todas as moças desejavam se casar com qualquer desconhecido, especialmente Emily que se encantou com o cafetão Matthews, ela resolve com a ajuda de sua fiel amiga e engraçadissíma Ida Mae criar um teatro para angariar fundos, já que com parte do dinheiro devolvido,não poderiam garantir a sua  subsistência.
E um dos convidados ilustres do teatro foi Mark Twain, autor de As aventuras de Tows Sayer, um clássico da literatura infantil, que a época fazia o papel de comediante e realmente esteve em Seattle, antes da sua partida para Europa onde escreve The Innocents Abroad, seu primeiro livro.
Resumindo, um livro "de banca" mas com uma enorme bagagem cultural.
E depois, ainda dizem que romance de banca não leva ninguém a nada...
Eu adorei conhecer essa parte da história dos EUA.
Se alguém se interessar e quiser saber mais sobre as Mercer's Belles é só acessar o site Seattle Mercer Girls.(em inglês).
Aproveito a resenha para cumprir o Desafio Literário do Grupo Loucas por Livros & Esmaltes mês Maio/2014 (sim, estou atrasada!) -Ler um livro que tenha uma noiva como personagem principal.

Espero que tenham gostado.

Um beijo,






Um comentário

  1. Adorei tua resenha, Lua! Realmente, saber a história por trás do romance, deixou o livro ainda melhor! O mais interessante é ver que a autora teve o trabalho de fazer uma pesquisa para escrever o que seria apenas mais um romance de banca! A gente sequer imagina de onde virão novos conhecimentos! Obrigada pela oportunidade de ler "A esposa comprada"

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!