[Resenha de Tinta] Bruxos e Bruxas - O Dom

Título Original: Witch & Wizard: The Gift
Autora: James Patterson e Ned Rust
Número de Páginas: 288
Tradutor: Lígia Mendes
ISBN: 9788581632810
Publicado: 2013

Sinopse:
Os irmãos Allgood nunca desistem de lutar contra os poderes autoritários e desumanos d’O Único Que É O Único, mas, agora, eles estão sem Margô — a jovem e atrevida revolucionária; sem Célia — o grande amor de Whit; e sem seus pais — que provavelmente estão mortos... Então, em uma tentativa de esquecer suas tristes lembranças e, ao mesmo tempo, continuar seu trabalho revolucionário, os irmãos vão parar em um concerto de rock organizado pela Resistência onde os caminhos de Wisty e de um jovem roqueiro vão se cruzar. Afinal, Wisty poderá encontrar algo que lhe ofereça alguma alegria em meio a tanta aflição, quem sabe o seu verdadeiro amor... Mas, quando se trata destes irmãos, nada costuma ser muito simples e tudo pode sofrer uma reviravolta grave, do tipo que pode comprometer suas vidas. Enquanto passam por perdas e ganhos, O Único Que É O Único continua fazendo uso de todos os seus poderes, inclusive do poder do gelo e da neve, para conquistar o dom de Wisty... Ou para, finalmente, matá-la.

Resenha:
Ok, vamos lá. Sendo bem honesta com vocês, se você leu a resenha do livro 1, infelizmente não vou ter muita coisa a acrescentar.
Whit e Wisty continuam sua luta contra a Nova Ordem, tentando escapar do Único que é o Único. Tem uma coisa que me incomoda nessa série: é tudo rápido demais. As cenas são rápidas demais. Tudo é rápido, desde os momentos bons até as piores situações, dos planos as prisões, tudo é num estalar de dedos. Tem outra coisa muito rápida nesse livro: os capítulos. Eles são subdivididos pela narração do momento – Whit ou Wisty – e ficam minusculos. Mas cada um tem uma quebra de página. Assim, um livro que poderia ter 200 páginas tem 288.
O Dom começou de maneira estranha pra mim. Sendo um livro tão sequencial, esperava que começasse diretamente de onde Bruxos e Bruxas terminou. Não foi assim. Li algumas vezes as primeiras páginas para ter certeza de que não estava ficando louca.
Além da inserção de algumas cenas mais “emocionantes”, ou de fator psicológico mais apurado, não vi nenhum amadurecimento como pessoas em Wisty e Whit. Ela continua cabeça dura, ele continua centrado em si mesmo, e honestamente, já passamos por alguns bocados com eles para sabermos que eles deveriam ter amadurecido mais.
Então, O Dom não conseguiu tirar aquela sensação de mais ou menos que Bruxos e Bruxas deixou, e vou para o livro três ainda com esperança, no coração. Sabe quando não é bom, nem deixa de ser? Sim, amigo leitor, eu sou dessas que quando começa um livro/série, tem que terminar, não importa que eu fique com uma sensação terrível de tempo perdido no final. Eu sempre dou uma chance aos livros. Eles merecem.


2 comentários

  1. Olá Indira!
    Eu me sinto um pouco como você. Se começo uma série, por mais que seja ruim, preciso ir até o fim, quem sabe o desfecho não surpreende? Infelizmente as minhas impressões sobre Bruxos e Bruxas e O Dom, são próximas as tuas. Mas não consegui seguir mais adianta (ainda mais sabendo que já tem 4 livros publicados). As coisas realmente acontecem rápido demais na esperança que possam ter mais ações no mesmo livro. Fora que o tema apesar de interessante, ficou juvenil demais para a minha leitura... Tem pontas soltas demais e mesmo para colocar absurdos na história, você tem que embasá-los e deixar o absurdo coerente (por isso eu amo o Gaiman, ele saber realmente como fazer isso!). Enfim... o James Patterson tem esse estilo rápido mesmo, os livros do Alex Cross parecem aquele seriado 24h. Zilhões de coisas acontecendo rapidamente e ao mesmo tempo. Acho que vou desistir dele :-)

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo saber que não sou só eu que acha que falta sustância no James Patterson. Depois da minha resenha de O dia da Caça (http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/2012/10/resenha-de-tinta-o-dia-da-caca.html) eu li Primeiro amor (resenha saindo) e tive certeza que não quero ler mais nada dele! Obrigada por me fazerem acreditar que não estou louca =D

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!