[Resenha de Tinta] Após a Tempestade

Título original: The beach trees
Autora: Karen White
Tradução: Frank de Oliveira e Helena Maria Nascimento
Número de Páginas: 416
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632230
Ano: 2013
Nota: 4/5

Sinopse:
Quando Julie tinha 12 anos, sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais foi encontrada. Uma perda que corroeu os laços familiares e deixou sua mãe obcecada pela busca da irmã. Já adulta e com um prestigiado emprego, Julie conhece Monica, que a faz lembrar muito de sua irmã desaparecida há 17 anos. Elas se tornam melhores amigas, uma amizade que começa como um processo de cura para Julie. No entanto, uma fatalidade abate a amizade e Julie se vê responsável pelo filho de Monica. Ela decide levar o menino para Biloxi, Mississippi, para encontrar a família que ele não conhecera. A partir dessa viagem, Julie descobrirá segredos que estão ligados a sua família e seu passado...

Resenha:
          Essa é a história de Mônica ou será de Julie ou ainda de Aimee...
          Provavelmente de nenhuma delas e de todas elas...
          Essa é uma história de superação, renascimento. Quando li a sinopse, imaginei a solução de um mistério somente, mas tive uma agradabilíssima surpresa ao me deparar com mais...muito mais!
           Quando Julie chega a pequena Biloxi acompanhada de Beau nem imagina o deserto que irá atravessar

“... Voltei trôpega para o carro, a enormidade de minha situação colidindo com o pesar contido e os anos gastos na busca de tudo o que eu havia perdido...” pág. 14

            Julie se sentia sozinha e totalmente despreparada para viver sua nova realidade. Mas precisava encontrar forças. Um menino de 5 anos espera e depende dela e ao se deparar com a família de sangue da criança, sua determinação em ficar perto dele cresce mais ainda. Trey e Aimee a recebem de formas totalmente distintas, o que serve para aumentar mais ainda sua confusão. Enquanto Aimee é totalmente receptiva e está louca para compartilhar histórias com Julie, Trey só quer quer ela deixe a criança e suma, mas é aí a primeira surpresa...

“...os olhos azuis da velha senhora se tornaram sombrios.
- Acho que você vai ter que voltar para ouvir o resto da história.
- Ela vai me dizer por que a Monica foi embora?
Aimee ergueu levemente os ombros.
- Talvez. Espero que você tenha as peças que faltam para que possamos juntá-las.” Pág. 84

            Essa história nos leva a Nova Orleans dos anos 50 e 60, aos grandes bailes de carnavais e as lindas mansões vitorianas. Mas também nos leva as grandes catástrofes causadas pelos furacões Camille, em 1969 e Katrina, mais recentemente. Dá pra ‘sentir’ o que é o desespero dessa experiência. A autora consegue isso. Mas não vou colocar aqui não, vocês precisam ler o livro todo. ;)
            Julie acha que as pessoas que reconstroem sabendo que pode ser tudo destruído na temporada seguinte são míopes e egoístas, mas aos poucos, Trey, Aimee e as várias pessoas que vai conhecendo no decorrer da história, dão a ela a visão do ‘outro lado’ da história:

Carmem LeBlanc
“... perdemos tudo, enfim, mas eles foram salvos. – Ela riu de novo. A alegria dela era autentica, sem qualquer traço de amargura. – às vezes precisamos perder tudo para perceber o que realmente é importante. Na verdade, minha mãe diz que foi uma benção.”
E
“... Observei à minha volta, olhando para os vários rostos orgulhosos e repletos de esperança ao verem erguidos os pilares de suas casas, e percebi que era impossível pensar nas pessoas que ali estavam, morando e reconstruindo, como egoístas e míopes. Havia pais e mães de família, filhos e filhas, famílias que lá estavam para recuperar mais do que móveis, roupas e fotos antigas. A palavra que mais bem se encaixaria naquele momento, pensei comigo mesma, era “desafiadora”. Porque só mesmo uma pessoa desafiadora para estar ali em meios aos destroços de sua vida e pegar o martelo e por mãos à obra.” Pág. 338
Desolação em uma praia após a passagem do Katrina, em 2005
           
Uma história rica de emoções, reflexões e mensagens de o quanto podemos ser fortes – basta ter o estímulo certo e, infelizmente, essa força às vezes precisa nascer de acontecimentos desagradáveis. O importante é nunca deixarmos de aprender com quaisquer que seja as circunstancias.
Há sempre um arco-íris após a tempestade. :)

            Quanto á edição, há alguns pequenos erros de português, nada que atrapalhe a leitura, mas que seria muito bom se fossem corrigidos em uma próxima edição.
Leitura maravilhosa!!
Recomendo!!

Este livro é cortesia de nosso parceiro Editora Novo Conceito.
Elas existem!!




Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!