[Resenha de Tinta] Da Magia à Sedução


Página no Skoob
Título original: Practical Magic
Autor: Alice Hoffman
Tradução: Claudia Martinelli Gama
Número de páginas: 262
Editora: Rocco
Ano de lançamento: 1995
ISBN: 9788532509307
Nota: 4/5

Sinopse: Tudo levava a crer que a maldição do amor perseguia o destino das irmãs Owens e das gerações que a sucederiam. Gillian, sensual e voluntariosa, aos 18 apaixona-se perdidamente por um jovem atraente e bem intencionado em seus sentimentos. Sem o consentimento das tias. Duas semanas depois do casamento, entretanto, Gillian abandona o marido, enfeitiçada por um mecânico, que minutos antes consertara o seu Toyota. Começa, assim, a série de inúmeras aventuras que a conduzem a uma vida errante país afora, ao sabor das intempéries do amor.
       Sally, após tanto relutar em amar alguém, casa-se com Michael – um homem afável e tão prestimoso quanto ela – que, logo após o nascimento de suas filhas, contudo, morre num acidente completamente inexplicável. Seria a maldição das Owens da qual as irmãs incessantemente procuravam fugir?
      Da magia à sedução, sucesso absoluto nos EUA, levará o leitor ao mundo fantástico das superstições, clarividências e levitações, que Alice Hoffman, com verdadeira magia, torna possível de ser vivido.

Resenha:
     Eu sempre gostei muito de livros sobre magia, principalmente histórias sobre mulheres com poderes, deusas, fadas, bruxas, ... Então, imaginem qual não foi meu entusiasmo quando tive a chance de ler este livro que só o título já me foi tão convidativo! *___* E não me frustei, em suas páginas, tem magia do início ao fim, de uma forma diferente, criativa e até poética.
     Preciso dizer que não gostei da sinopse do livro - não nos passa a essência da trama, apenas alguns fatos, que considero até mal interpretados. Então, vou falar um pouquinho sobre a minha impressão. O livro gira em torno das mulheres Owens, inicialmente de Sally e Gillian, duas irmãs com uma pequena diferença de idade, mas uma gigantesca diferença de personalidade e aparência que, porém, não as impede de serem unidas e companheiras. Quando bem pequenas, elas perdem os pais em um incêndio e vão morar no sótão de uma casa nada normal de suas tias muito diferentes. (brrrrrr)
     Somos tragados para um mundo de encantamentos de amor, premonições, espíritos maus, auras visíveis, adivinhações, gatos que vivem muito tempo, sapos enfeitiçados, desejo tão forte que incendiam os corpos, besouros que indicam que alguém irá morrer, e muitas outras coisas inusitadas.

Se uma mulher está em dificuldades, deve sempre usar azul como proteção. Sapatos azuis ou vestido azul. Um suéter da cor de um ovo de tordo ou um lenço da tonalidade do céu... Mas se uma vela arde azul, isso é algo inteiramente diferente, não é sorte alguma, pois significa que há um espirito na casa. E se a chama bruxulear, depois se tornar mais fote a cada vez que a vela é acesa, o espirito está instalando-se. p. 113

      Mas não só, o livro também nos fala sobre escolhas difíceis, amizades duradouras, perdão, amor verdadeiro, sobre como é difícil crescer e amadurecer, sobre como ser mãe, mas não se esquecer de ser mulher.

Durante toda a noite, Kylie pensa no destino. Pensa no pai, de quem só se lembra por uma única fotografia. Pena em Gideon Barnes, porque ela poderia apaixonar-se por ele se se permitisse, e sabe que ele também poderia apaixonar-se por ela. Mas Kylie não está preparada, ou se algum dia estará. ...O que ela de fato sabe é que coisas terríveis podem acontecer, se não se tomar cuidado. ... A dor está em toda parte, é apenas invisível para a maioria das pessoas. p. 156-157

      A narrativa não é linear, chegando a ser um pouco confusa, às vezes. Contudo é uma ‘confusão’ que me fez lembrar que a vida também é assim, que nem sempre dá pra andar em linha reta, mas que as adversidades podem não ser tão ruins quanto aparentam. Indico este livro encantador à todos, mas principalmente àqueles que sabem que na vida sempre há um pouco de magia, mistério e sedução. [;)]

Curiosidades:
Capa Original
     Bem diferente da capa original (à esquerda), a edição brasileira trás como capa uma pintura  a óleo de Dante Gabriel Rossenti de Proserpine.
Filme
     Existe um filme homônimo, inspirado neste livro, com Sandra Bullock no papel de Sally e Nicole Kidman como Gillian, do diretor americano Griffin Dunne. Muito embora, a história entre os dois (livro e filme) divirja em vários pontos, (acho o filme mais romântico e o livro mais sombrio), gostei da forma que o filme é contato: engraçado, mágico e romântico! ^^

No momento em que ela corre pelo caminho de arenito cinzento, não importa nem um pouquinho o que as pessoas pensam ou em que acreditam. Há algumas coisas, afinal de contas, que Sally Owens sabe com toda a certeza: sempre jogue sal derramado sobre seu ombro esquerdo. Mantenha alecrim junto ao portão do jardim. Adicione pimenta ao purê de batatas. Plante rosas e alfazemas, para dar sorte. Apaixone-se sempre que puder.


*Este livro é uma cortesia do Grupo Livro Viajante.*

2 comentários

  1. Olá,ótima resenha,ficou bem detalhada e completa.
    Indiquei um meme para você responder lá no blog.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Bruno!! *__*
    Responderei seu meme o mais rápido possível!!
    abs

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!