[Desafio Literário 2012 - FEVEREIRO] Pequena Abelha

Autor:  Chris Cleave
Tradutor:   Maria Luiza Newlands
Número de páginas: 271
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
ISBN:  9788598078939
Sinopse: Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa… Depois de ler esse livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como essa narrativa se desenrola. 

Resenha:
  Esse é um livro dificil de resenhar sem estragar a história toda, mas eu vou tentar, vamos lá!
  Pequena Abelha conta a história de uma Nigeriana que adota esse nome depois de fugir da aldeia em que morava com a irmã. A aldeia dela foi destruída e os habitantes foram mortos por causa da milícia de uma grande empresa que  procura por petróleo na África.
  Pequena Abelha encontra Sarah, repórter inglesa que viajou para a Nigéria com o marido, durante sua fuga e nesse fatídico dia Sarah terá que tomar uma decisão que terá grave repercussão na vida de ambas.
  Dois anos depois, Pequena Abelha consegue sair da casa de detenção de imigrantes e a única coisa que possui para orientá-la nesse novo mundo é uma carteira de motorista no nome de Andrew O'Rourke.
  Quando nossa pequena guerreira decide pedir ajuda para as únicas pessoas que ela conhece na Inglaterra, tudo pode mudar novamente e mais decisões difíceis, abrangendo a vida de todos, terão que ser tomadas.
  Olha, eu não vou mentir quanto a esse livro. É um livro que mexeu comigo por ter pintado, de maneira bastante realista, o que seria a vida de milhares de imigrantes negros. A África frequentemente pode ser bem violenta, com toda a junção forçada de tribos e toda a segregação racial e isso não é nenhuma mentira. Junte isso com toda a corrida com Petróleo, Diamantes e o que mais de dinheiro que potências puderem extrair de lá e nós temos um país borbulhante de violência. Todos sabem disso, mas se recusam a ver.
  Mais do que uma história para emocionar, Pequena Abelha é um livro para conscientizar, enfiar dentro de pessoas cegas por opção a triste e violenta realidade que nós vemos em algumas partes do mundo.
  É um livro que todos deveriam ler! E a melhor descrição dele está na capa, numa frase do The Independent: "Uma obra de arte perturbadora, excitante e muito comovente."
Quotes:
"Só estou viva porque aprendi a falar o Inglês da Rainha, o Queen's English. Talvez vocês pense que, afinal, não é tão difícil assim. O Inglês é o idioma oficial do meu país, a Nigéria.[...] Para falar o Inglês da Rainha, tive que esquecer todos os melhores truques da minha língua natal. Por exemplo, a rainha jamais diria: Foi uma encrenca danada, aquela garota se rebolou pra agarrar meu filho mais velho, e dava pra qualquer um adivinhar que ela iria se dar mal. Não, a rainha teria falado assim: Minha falecida nora usou seus encantos femininos para ficar noiva de meu herdeiro, e era de se prever que isso não acabaria bem." págs 10/11

"Meu filho olhou para trás, depois olhou para mim outra vez.

- Charlie não está aqui. Sou Batman.
Assenti e mordi o lábio.
- Bom dia, Batman." pág 36

"Abelhinha deu de ombros e bateu no peito.

- Meu nome é Pequena Abelha - disse ela - Aqui está o meu coração. Pode atirar nele se quiser.
E Bondade disse:
- Bala é melhor. Bala mata logo de uma vez.
Elas continuaram nos seguindo pela praia. Os olhos do segurança se arregalaram.
- Quem é qui tá caçano ocês?
- Os homi mesmo que queimaro noss'aldeia. Os homi da compania de petrolho.
O Fuzil começou a tremer na mão do segurança.
- Meujesuscristu - disse ele." pág. 114


Ps. Só não dei nota 5 porque achei que o livro demorou um pouco pra prender minha atenção.

3 comentários

  1. Pelo que vi, adorou o livro. Muitas pessoas já me disseram que é uma obra maravilhosa e isso me deixa mais ansiosa para ler.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um dos meus livros favoritos do ano passado, mas até hoje o coitado está na estante cheio de marcadores. É realmente difícil falar sobre a história sem revelar coisas demais.
    Adorei os quotes!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha. Deu vontade de ler. :)
    Beijo.

    http://navirj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!