[Resenha de Tinta] Anna e o Beijo Francês


Título Original: Anna and the French Kiss
Autor: Stephanie Perkins
Tradução: Fabiana Paganini de Andrade
Número de Páginas: 286
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219329
Ano: 2011
Nota: 8/10

Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

Resenha:
Esse é um livro que eu estava ansiosa para ler, e garanto que ele é exatamente como eu esperava. Muitas gargalhadas, drama juvenil e aquela velha lição ‘fui obrigada e adorei’.
O desenrolar do romance entre Anna e St. Clair me lembrou de meu inicio de namoro. Ele saia com outra, éramos grandes amigos, eu o amava, ele me amava, eu achava que ele amava a outra e ele achava que eu nunca me interessaria por ele. Falta de dialogo, clássico, porém real. Então fica a dica: ‘Nunca deixe de expressar seus sentimentos, nem que seja baixinho no ouvido da pessoa para ninguém mais escutar’.
Voltando ao livro, me sinto muito chique tendo passado esse tempo na França. Sim, nunca estive lá, mas me arrisco a dizer que a descrição da autora foi ótima. Ela nunca nos deixou esquecer que estávamos numa escola exclusiva para americanos em Paris, a Cidade Luz!
E os meninos são realmente uma graça, tanto Étienne St. Clair quanto Josh. As meninas Meredith e Rashimi também são ótimas, adoraria a Rashimi como melhor amiga J
Mas tem coisas que ainda estou tentando entender... por exemplo, a Anna é muito chata com limpeza, germes e tal. E o St. Clair adora roer unhas, como isso não a incomoda?!
E o lance do pai da Anna.
“E isso me deprime muito, mas as senhoritas engolem toda essa historia. Adoram os livros do meu pai, adoram os suéteres de crochê e adoram o seu sorriso branco e o seu bronzeado laranja. E elas o transformaram em um best-seller e em um total idiota.”
“Vira-o, e a foto do meu pai aparece sorrindo para nós. Ele está vestindo uma camiseta polo cor de alfazema com seus cabelos esvoaçando gentilmente.”
Os livros que ele escreve são romances em que alguém está doente, com câncer, leucemia ou qualquer doença do gênero. Alguém reconhece um autor assim? Ou eu estou delirando?
E essa eu realmente levei boa parte do livro tentando entender: “Tome conta do capitão Jack. Verifique se o Sean o alimenta, troca sua cama e enche sua garrafa de água. E assegure-se de que não dará muitas guloseimas a ele, porque elas o fazem engordar e então ele não conseguirá sair do seu iglu.” pág. 10
Mais a diante,
“Capitão Jack implora [sic] implora implora por uma guloseima, então lanço uma bolinha de laranja a sua gaiola e coço a penugem atrás de sua orelha.” pág. 171
Ok, eu sei que eu deveria saber que tipo de animal tem um iglu, cama e GARRAFA de água. Ela facilitou bastante uma centena de paginas depois com “penugem atrás da orelha”. Sério, que animal é esse? Quem advinha?
“Sofia está morta.” Pág 171. A pergunta é, quem é Sofia???? Ok, essa ela respondeu ainda no mesmo parágrafo, agora eu estou apenas implicando.
Depois do termino do livro há a seção de agradecimentos e uma frase me deixou bem intrigada porque sinto como se já a tivesse lido em outros agradecimentos, mas não me lembro onde foi:
“e leva seriamente em consideração minha pergunta mais frequente ‘O garoto é gostoso o suficiente?’”
Tenho a sensação que foi em Cidade dos Ossos, mas não me lembro. #doida
Para finalizar se o que você quer é apenas um romance adolescente com um pouco de humor, vá em frente e divirta-se!

Um comentário

  1. Como eu amo esse livro <3
    O romance n tem nada demais, mas eu me identifiquei mt com a narrativa da Stephanie.E realmente a descrição da autora sobre Paris foi demais!
    bjs,
    Nicholas - Tudo por um livro.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!