Resenha de Tinta: O poder da presença

PARCERIA SEXTANTE

Título: O poder da presença
Autora: Amy Cuddy
N° de páginas: 251
Editora: Sextante
Ano: 2016

Sinopse: Qual foi a última vez que você tentou passar a melhor impressão possível mas se deixou dominar pela ansiedade e não se saiu nada bem? Em um mundo dominado por prazos, expectativas e distrações, às vezes deparamos com momentos decisivos que acabam sendo vividos de forma insatisfatória, nos deixando tensos e arrependidos. 
Em uma das TED Talks mais populares – com mais de 35 milhões de visualizações –, a psicóloga e pesquisadora de Harvard Amy Cuddy explicou como tirar proveito da linguagem corporal para ganhar segurança e passar uma imagem positiva, mesmo quando não nos sentimos tão confiantes assim, e o impacto que isso pode ter em nossas chances de sucesso. 


Resenha: Olá queridos! Tive que sair da minha zona de conforto pra ler esse lançamento da Sextante. Nunca fui adepta de autoajuda, sempre achei inútil e piegas, desde que fiz o Treinamento Dale Carnegie minha opinião mudou, contudo ainda mantenho uma certa seletividade em relação aos livros supérfluos e aos realmente bons.
É o caso deste aqui! Amy Cuddy é uma psicológa social, pesquisadora e especialista na linguagem não-verbal, desde que precisou superar um trauma pessoal a partir da sua mudança de postura corporal. Estamos falando aqui do processo corpo-mente, quando eu tenho que melhorar minha postura física para receber benefícios mentais.

 Palestra TED - Sua linguagem corporal molda quem você é. 
Grande parte da atenção ao assunto se deu após a divulgação dessa palestra.

Em O poder da presença, Amy apresenta-nos diversos experimentos e pesquisas científicas cujos resultados comprovaram a sua viabilidade. Ela revela que a transformação da mente parte de uma simples mudança de comportamento e nos ensina técnicas para superar o medo em momentos de alta pressão e melhorar nosso desempenho. Está cientificamente comprovado que manter posturas “de poder” aumenta a autoconfiança e garante tranquilidade para se conectar com as pessoas que você quer impressionar. Nesse estado mais calmo e seguro, você consegue ser mais autêntico, marcar presença e exibir competência, mesmo em situações desafiadoras. Por exemplo, é mais fácil sentir-se seguro de si quando adotamos uma postura ereta, de peito inflado e "asas abertas", do que quando estamos estamos cabisbaixos e contraídos, não é mesmo?

O poder faz com que nos aproximemos. A impotência faz com que recuemos. pág 100

As pesquisas me surpreenderam, mas uma em particular foi mais surpreendente. Que trata a respeito do Botox (toxina botulínica A) no tratamento da depressão. Basea-se no efeito paralisante sobre a musculatura da face responsável pelas "rugas da preocupação e da raiva", uma vez paralisadas, o indivíduo diminui o estímulo dessas emoções porque não consegue mais contrair os músculos responsáveis pela expressão. Não é interessante? Livre de rugas e ainda com alto-astral! 😊
Expandir sua linguagem corporal - pela postura, pelo movimento e pela fala - faz você se sentir mais confiante e mais poderoso, menos ansioso e autocentrado e, em geral, mais positivo. pág 185
O livro traz também o "faça você mesmo", com as melhores estratégias de aplicar esse conhecimento no dia-a-dia. Gente, todos nós já passamos por situações intimidantes, portanto faz muito bem pra alma poder contar com uma ajuda. Por experiência própria, digo que funciona! É espantoso mas a postura da Mulher Maravilha, me deixou muito confiante diante de uma situação difícil que teria de confrontar.


2 minutos nessa posição ajudam de verdade! Testem vocês também!


Leiam, sem pré-concepções, e desfrutem de todo o poder que o seu corpo pode lhe proporcionar!





Bjinhus e obrigada pela visita!!





2 comentários

  1. Esse livro é uma meta de leitura, pois a utilização do corpo como o acesso a nossa autoconfiança é uma das estratégicas mais praticas para esta num estado adequado para o sucesso, e conquistas.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!