Resenha de Tinta: Depois de você

ATENÇÃO: ESSA RESENHA PODE TER SPOILER DO PRIMEIRO LIVRO.
Autor: Jojo Moyes
Número de páginas: 320
Editora: Intríseca
ISBN: 9788580578645
Ano: 2016
Nota: 5/5

Sinopse: Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

"A gente acha que só vai ter que lidar com o acontecimento catastrófico e transformador, que inclui flashbacks, noites em claro, repassar toda hora na cabeça, se perguntando se fez o certo, se disse o que deveria, se poderia ter mudado as coisas caso tivesse agido de forma um pouco diferente."
Depois de você
Resenha: 
Olá amigos,
Depois de muita relutância eu finalmente li Depois de você, e não fiquei decepcionada como pensei que ficaria. Quando eu li Como eu era antes de você, que foi no ano de seu lançamento, eu fiquei devastada com o livro, todos sabem o porquê. Eu não tinha com quem comentar as minhas feridas após esse livro e vocês podem imaginar a minha ressaca literária depois. 
E hoje o livro é sucesso, principalmente  após o lançamento do filme ( que aliás, é maravilhoso) e Jojo Moyes nos deu mais um presente que foi Depois de Você. Quando soube que ia ter outro livro, eu não fiquei tão animada porque achava que a história tinha terminado perfeitamente. Então adiei a leitura o quanto pude. Assisti o filme morri de chorar que nem uma criança, e então escolhi o Depois de você para o desafio, portanto não tinha para onde correr.

Depois de você começa nos mostrando como a vida da nossa querida Lou está depois dos acontecimentos anteriores. Como no final de Como eu era antes de você, temos a cena em que ela já está em Paris e lendo a carta de Will, já imaginamos que depois disso ela iria viver a vida dela, viajar por aí e conhecer o mundo. A princípio é isso que acontece. Lou viaja para alguns lugares, desfruta de momentos que ela nem podia acreditar que estava vivendo, e fica até animada. Mas logo a consciência bate nela, e ela entra em uma "depressão" ao pensar no seu envolvimento na morte de Will.

"Como é que ela poderia compreender que perdê-lo era como ter um buraco dentro de mim, um lembrete constante e doloroso, uma ausência que eu jamais poderia suprimir?"
A vida de Lou no momento do livro é nada do que a gente esperava que ela tivesse. Porque ficamos na esperança que ela finalmente vivesse e saísse atrás de seus sonhos. Mas a culpa vai comendo ela por dentro. E coisas como trabalhar em um bar horrível no aeroporto e viver em um apartamento sem móveis que ela não consegue chamar de "lar", ajudam a comprovar que ela ainda não superou a morte de Will. 

"Na maior parte do tempo eu me sentia razoavelmente satisfeita com a minha vida. Já tinha comparecido a várias sessões e grupo para saber que era importante ser grato pelos simples prazeres. Eu tinha saúde. Eu me reaproximara da minha família. Estava trabalhando. Se não havia feito as pazes com a morte de Will, pelo menos me sentia como se talvez estivesse saindo da sombra dele."

E até que um certo dia ela ela sofre um acidente e tudo acontece como uma fila de dominó. Sua família a qual ela tinha ficado com ressentimentos após o ocorrido, leva ela para casa e resolvem os problemas pendentes. Nessa reviravolta, Lou começa a frequentar um Grupo de Apoio Seguindo em Frente e lá ela vai presenciar vários tipos de casos de pessoas que estão ainda tentando viver sem seus falecidos. Duas pessoas irão aparecer na vida dela e esses envolvimentos irão ajudar ela a tomar decisões que afetarão sua vida. 


Não quero falar muito em detalhes do livro porque quero que vocês vão se surpreendendo com os acontecimentos. Mas digo que o começo do livro foi sofrido para mim. Porque você vai sentindo o que a Lou está sentindo no decorrer do livro e para ela superar demora um pouco. Então você acaba entendendo ela. E vai se curando junto com ela. Porque é isso que o livro foi, uma cura do Como eu era antes de você. Acho que é um dos livros que me conectei com os personagens profundamente, e nunca irei esquecer essa história. 
Não pense muito em mim...
Apenas viva bem.
Apenas viva.

Então se você ainda está com medo de ler ou não tem altas expectativas, dê uma chance. Talvez você goste ou não. Mas para mim, o livro foi perfeito. Ou talvez eu seja suspeita para falar já que amo essa história. 

Ah, e se você for como eu, separe uns lencinhos que me emocionei em certas partes :'(






Um comentário

  1. Oi Dani.
    Li metade do Como eu era antes de você e não consegui me conectar com o livro, além de ter ficado triste, pois já tinham me dado spoiler do final kkkkkk
    Gostei das resenhas de Depois de você,pelo jeito a Lou vai se recuperando e crescendo aos poucos o que nos ajuda também.
    Acho que lerei ele, e daí se eu gostar, vou pro Como eu era... kkkkk
    bjos e boa noite!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!