Resenha de Tinta: Almanova

Edição: 1
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859172
Ano: 2013
Páginas: 288
Tradutor: Ana Resende
Sinopse: Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê. Veja mais no skoob






Oi, Pessoal
Chegamos ao último dia da #SemanaIncarnate e depois de conhecermos os livros que compõem a trilogia, a sua playlist, e um pouco da autora, hoje eu conto a vocês o que achei do primeiro livro da saga.


Imagine...
Que a morte não exista, que haja apenas o perecimento do corpo físico. Imagine renascer com todo o conhecimento de outras vidas acumulado. Imagine viver para sempre com a certeza que vai reencontrar todas as pessoas importantes para você novamente.
Maravilhoso, não? 
Admita. Quantas vezes você pensou: Ah! se eu tivesse x anos com a "cabeça" que tenho agora?
Mas e se de repente algo abalasse essa certeza? Como a sociedade reagiria?
Ana é essa mudança. No dia em que ela nasceu, todos esperavam por Ciana, mas no lugar dela o scanner de almas (aparelho que determinava quem estava reencarnando) apontou que ela era uma Almanova. Almanova ou Sem-Alma?
Li, sua genitora, acredita que ela não tenha alma, afinal todos os um milhão de almas que vivem no Range, reencarnam em um ciclo infinito, então como uma alma nova surgiria? Envergonhada e irritada com sua "criação" Li parte com Ana para fora dos limites de Heart, a cidade habitada pelas pessoas.
A relação entre Ana e Li é difícil, Li a odeia e como nunca teve que lidar com ensinamentos, deixa que Ana aprenda tudo sozinha. No seu pensamento sendo ela uma sem-alma não haveria necessidade que Ana aprendesse nada, já que ela não reencarnaria, não traria nenhum benefício a sociedade.
Então aos 18 anos, Ana resolve voltar sozinha a Heart para descobrir da onde veio, o que é, para onde vai e principalmente porque? Por que veio no lugar de Ciana?
Surpresas, ameaças, medo estarão no seu caminho. Mas nem tudo é ruim, um encontro muito especial também modificará Ana. Estará ela preparada?
Antes de comentar sobre o livro preciso gritar: - QUERO UM DOSSAM (SAM) PARA MIM!!!!!!!


Isso posto, agora mais calma, já vou recomendar o livro para quem gosta de tramas diferentes.
Almanova é um frescor literário.
Nunca antes na minha história de leitora, eu vi um livro com um tema tão diferente quanto reencarnação.
Há os romances espíritas e livros de cunho religioso para quem quer estudar a doutrina espírita, mas transformar esse conceito religioso e eu diria até controverso sobre várias óticas e usá-lo para  criar pura fantasia é de uma originalidade sem tamanho.
Não fosse só o tema ser diferente, a autora também utiliza algumas metáforas para "linkar" sua fantasia com conceitos dogmáticos, o que faz com que você tenha que ler o livro com cuidado para pegar as diversas nuances descritas.
Sobre os personagens, eles também foram bem elaborados e eu diria que talvez eles tenham sido talhados depois que o cenário tenha sido escrito. 
 Ana representa o novo, a falta de experiência e também de habilidades e ao mesmo tempo  que todos tem curiosidade sobre ela, também há um grande temor. 
E a personagem também tem suas incertezas, afinal para ela tudo é novidade. Se transportássemos esse conceito para um exemplo de vida "real" diria que Ana é aquela mocinha que se muda para um novo lugar, onde todos se conhecem há anos. Ela é "a carne nova no pedaço".
Já Dossam ou Sam tem 5000 anos de experiência, é o novo com "alma" de velho, é a razão e a sensibilidade e é quem vai tentar conduzir Ana no meio dessa sociedade tão distinta. Que ameaça e se sente ameaçada por uma menina que não tem ideia do que é ou porque existe.
Fica claro nesse primeiro volume que a caminhada de Ana está só no começo e que muita coisa irá mudar com a sua chegada a Heart.
Outras questões irão surgir e ela deve ser a peça chave que irá mudar a sociedade ao longo da sua jornada de encontro da verdade.
Eu queria contar mais, mas se eu falar qualquer outra coisa acabarei soltando spoilers e esse é um livro que você tem que esperar a magia e as surpresas te conquistarem.
Eu estou totalmente encantada e recomendo que você leia, independente de religião, de dogmas de acreditar ou não, leia.
Vai ser no mínimo curioso.
Até mais,


5 comentários

  1. Olá
    Eu já finalizei essa série e só posso afirmar que possui uma historia maravilhosa. E é o que eu penso também: o leitor precisa fazer essa leitura, independente de qualquer tipo de crença que acredita. É um livo maravilhoso, e fico feliz que você também tenha curtido tanto quanto eu!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu não gosto muito dessa capa mas a história me interessa bastante. Ainda não li mas só escuto bons comentários e a sua resenha me deixou muito curiosa para saber um pouco mais sobre o que vai acontecer e sobre os próximos volumes também.

    ResponderExcluir
  3. Oii Luana, tudo bem? Desde o lançamento desse primeiro livro que fiquei louca para ler, porém ainda não tive a oportunidade, infelizmente. Acho a premissa tão original, um assunto tão pouco explorado na literatura YA... Espero poder ler logo! Sua resenha só me deixou mais empolgada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Eu também acho a premissa desse livro super original, acho que nunca vi nada parecido antes. Sou apaixonada por essa capa ♥
    Vejo tantas resenhas positivas sobre ele que, mesmo não gostando de fantasia, estou doida para lê-lo, pois parece ser mesmo maravilhosamente incrível! Adoro tramas diferentes, então acho que é o livro certo para mim ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Já faz um tempão que conheço esse livro só de capa, apesar de sempre ter cobiçado essa maravilha na estante nunca parei para saber do que ele falava de fato, agora que li sua resenha e sei a que se refere, confesso que não me interessei muito e que não teria sido uma boa pra mim tê-lo comprado pela capa.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!