[Resenha de Tinta] As Formigas

Título Original: Le Fourmis                                 
Autor: Bernard Werber
Tradutor: Jorge Bastos
Número de Páginas: 308
Editora: Bertrand Brasil
Ano Publicação: 2008
ISBN: 9788528613254
Nota: 5/5

Sinopse:
Cem milhões de anos antes de nós, elas já estavam presentes, espalhadas em legiões, cidades e impérios por toda a superfície da Terra.
Criaram uma civilização paralela, construíram verdadeiros reinos, inventaram as mais sofisticadas armas, conceberam uma completa arte da guerra e da política, que até hoje não conseguimos igualar, dominaram uma espantosa tecnologia. Tiveram os seus próprios Átila, Cristóvão Colombo, Júlio César, Maquiavel e Leonardo da Vinci.
Está próximo o grande dia das formigas.
Este romance, diferente de qualquer outro, nos diz o porquê e nos mergulha, de maneira impressionante, num universo de crimes, monstruosidades e guerras sem precedentes. Para além da imaginação, permite que se penetre no mundo dos infraterrestres.
Então, olhe onde pisa. Tendo lido "As Formigas", talvez você nunca mais veja a realidade da mesma maneira.

Resenha:
No meio do livro, já estava pensando: Como vou fazer essa resenha. Ao terminar a leitura, a mesma dúvida me consumia. Faz tempo que não resenho fantasia e essa aqui é, no mínimo, diferente. Temos rainhas, soldados, guerreiros, guerras, segredos, intrigas políticas, mercenários, etc. tudo que se espera ter em uma fantasia, temos aqui. Só que... no mundo das formigas! E não é faz de conta. Tudo verdade. Fatos científicos comprovados. Eu fiquei abismada, impressionada e muito curiosa a respeito desses pequenos insetos. 
Mas vamos à resenha:
O livro faz parte de uma trilogia chamada “O Império das Formigas”. “As Formigas” é o primeiro volume, seguido de “O Dia das Formigas” e, fechando a trilogia, “A Revolução das Formigas”.

A história segue em duas linhas paralelas, duas histórias convergentes, que no final do livro se unem para formar um novo nível na escala da evolução, que terá continuação nos próximos livros.
Estamos em Paris no começo da primavera.
Em um primeiro plano, as formigas estão acordando de sua hibernação invernal. Há todo um ritual para esse ‘acordar’. Temos três personagens principais: 327º macho, 56º fêmea e 103.683º assexuada guerreira. No universo delas, não há nomes, somente números. Somente a rainha possui um nome. Quando 327º macho acorda, logo sai com a primeira expedição de caça em busca de alimento e algo surreal acontece: as formigas morrem instantaneamente sob ataque de uma arma secreta! Logo percebe que há pistas de formigas inimigas e inicia então uma investigação onde vai esbarrar em conspirações, intrigas políticas e várias armadilhas e traições. Mas também vai encontrar amigos valorosos e entender o poder da amizade.
            Em outro plano, temos Jonathan, herdeiro de um pesquisador estranho, que deixa pra ele um apartamento com um porão misterioso de onde, aparentemente, ninguém volta.
            Dois mistérios paralelos que vão se misturar e convergir em uma grande e emocionante aventura.
            Recomendo a leitura a todos. Tem um estilo fácil e tranquilo que acaba te prendendo muito e as aventuras e reviravoltas dos dois grandes mistérios são tantas que não dá vontade de parar de ler.

Leiam!




2 comentários

  1. Não sou fã de fantasia e tenho que confessar que essa não me instigou à leitura. Achei meio voado demais pro meu gosto. Esse eu passo... Mas gostei da resenha, deu pra ter uma ideia do que se passa.
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  2. Bem diferente essa história! Eu gosto de fantasia e nunca li nada sendo os personagens formigas, seria diferente. Vou anotar pra um dia que queira sair da minha zona de conforto de leituras.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!