[Resenha de Tinta] Zoo

PARCERIA ARQUEIRO

Título original: Z00
Autor: James Patterson & Michael Ledwidge
Tradutor: Claudio Carina
Número de páginas:288
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414424
Ano: 2015
Nota: 5/5

Sinopse:
Algo está acontecendo na natureza
Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam.
A humanidade é presa fácil
Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.
O fim da civilização está próximo.
Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados.
Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...

Resenha:
             Dizer que esse  me perturbou é pouco.
           Dizer que isso é pura ficção é ilusão. 
           Totalmente possível de ocorrer. #pensamentosombriomedefine.

           Jackson Oz sabe que os animais estão estranhos, comportando-se de forma totalmente anormal. E isso é muito assustador. Os animais não mudam seu comportamento. Nunca. Mas isso está acontecendo em todo o mundo e ninguém percebe, ninguém vê. Quando finalmente alguém começa a ver isso também, Oz não perde a oportunidade e parte para a África em busca das provas. Mas nem imagina que vai ficar frente a frente com a possibilidade de fazer parte da estatística. E como o mágico de Oz, Jackson Oz consegue escapar para tentar resolver este problema de tamanho global. Mas por onde começar? Primeiro, ele precisa de mais mentes brilhantes e científicas como a sua para tentar achar a solução. E em meio ao mar de teorias científicas, burocracia política, mortes e mais mortes, a história vai tomando um ritmo que mal te dá tempo de respirar.
            Quando li a sinopse desse livro, fiquei maravilhada, pois o universo animal é algo pouco explorado no mundo da ficção. E eu, como bióloga, achei o máximo duas paixões minhas estarem juntas. Mas vou te contar, meu Deus! Que livro! Mexeu com vários medos guardados e escondidos, sensações só pensadas em nunca experimentar, mas que você imagina como seria... nossa.
            Como todos os livros do Patterson, os capítulos são curtos, o que te mata mais um pouquinho. E há capítulos sob o ponto de vista dos animais! É desesperador!
            Os autores nos mostram tudo de forma objetiva e direta: a natureza do homem em sempre achar que pode tudo e a natureza dos animais, focada e irrefreável.
            Tem um trecho que achei muito legal:
            “... A ciência é assim. Não tem respostas. Adivinha, verifica e adivinha outra vez. Eu tinha meus palpites que agora seriam testados.” Pág. 258
            Temos que testar, testar, testar e testar de novo. E se não der certo, começa tudo de novo. Até achar a resposta, negativa ou positiva. #AmoMinhaProfissão
            O final é forte. Verdadeiro.

            Leiam!


Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!