[Resenha de Tinta] O Álbum



Parceira Novo Conceito
Título Original: Forever Friday.
Autor: Timothy Lewis
Número de páginas: 240
ISBN: 9788581637365
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Nota: 5/5
Sinopse: Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.




#Resenha:

Toda sexta feira, um cartão postal. Toda sexta feira, um poema. Toda sexta feira, por 60 anos.
O álbum é um livro sobre amor, fé e acima de tudo: esperança.
Adam é um negociante de objetos usados, que ao conhecer a propriedade do qual Gabe Alexander era proprietário, se depara com um álbum antigo contendo cartões-postais com poemas românticos que Gabe escreveu para sua amada Pearl durante 60 anos, toda sexta-feira. 
Surpreso por encontrar uma história de amor tão rara, e um casamento tão duradouro, 
 Por ser um homem divorciado e desacreditado no amor, Adam, que ainda não se conforma com a separação com sua ex-mulher Haley, e que até então se questiona no que havia errado em seu casamento, sente o desejo de saber o segredo desse casal: qual era o ingrediente secreto desse amor que durou anos?
Saber o que Gabe e Pearl possuíam de tão especial se tornou um objetivo de Adam, como se assim ele pudesse resolver todos os questionamentos que lhe assombravam a algum tempo. Gabe é um escriturário em uma famosa peixaria em Houston, e em certo dia ele vê uma moça e ao olhar em seus olhos, ele têm a pura certeza de que a encontrará de novo e que um dia casará com ela. Gabe é um eterno romântico, um homem em que deve estar em extinção nos dias de hoje. 
A moça, Pearl, ao se deparar com os olhos de Gabe sobre ela também soube que sua vida iria mudar a partir daquele momento. 
Pearl, que não gostava de ser chamada assim, apenas de Huck, era uma professora que vivia em uma pensão e estava noiva de Clark que conhecia desde sua infância, mas que já andava tendo certas dúvidas em relação ao noivado e após o encontro com Gabe. suas dúvidas se tornam certezas de que havia feito a escolha errada. 
O livro tem um ritmo lento, contando a vida de Gabe e Huck desde da infância à velhice, mas que não desestimula o leitor a deixar o livro de lado, de tanto que a história deles é inspiradora. 
E junto com Adam, ao decorrer da leitura, ficamos na espera da resposta da pergunta que passa na cabeça de todos. 
Qual é a o segredo de um casamento duradouro?

“Eu nunca havia duvidado do nosso amor, nem enxergado uma vida sem ela. Além daquilo que não tinha conserto mesmo, onde foi que erramos? O que poderíamos ter feito para evitar esse desastre? Quando mais eu me debruçava sobre os cartões postais dos Alexanders, mais ficava pensando se um dia seria capaz de amar outra mulher. Pior ainda: depois de fracassar no meu casamento, será que eu merecia uma segunda chance? ” Página 9.

Adam mergulha na história dos Alexandres através de Yvette, que era considerada neta do casal.
 Yvette, hesitante a princípio, conta aos poucos à Adam as histórias de seus avós. 
O livro é bem escrito, com personagens muito bem desenvolvidos: Adam com sua insistência e curiosidade pela resposta de um amor duradouro, Gabe idealizador e romântico, com sua promessa cumprida até seu último suspiro, Huck com sua fé e crença no seu amor pelo seu amado e até Yvette que mesmo não sabendo muito sobre sua história, apenas podemos ver que ela era pessimista no amor por ter passado por experiências que a fizeram desacreditar. O estilo do autor me lembrou um pouco do Nicholas Sparks, mas apenas uma breve lembrança nada que o ligue diretamente.
 O final do livro é lindo.
Timothy escreveu um livro tocante e inspirador, mesmo sabendo que a resposta no final é a que a maioria de nós sabemos (ou não).Neste livro, encontramos uma lição bonita que deveria ser plantada nos dias de hoje. 
Vivendo no mundo hoje, em que as pessoas não tiram tempo para dar atenção aos pequenos detalhes, sendo na amizade ou no amor, uma história como essa serve como inspiração para aquelas pessoas que não acreditam amor, para aquelas que desistiram do amor e para aquelas que estão vivendo um amor e procuram uma resposta para ter um relacionamento duradouro. 
A resposta, quem sabe, não está em um dos cartões-postais de Gabe?

Poema de Gabe para Huck:

Quando nossos olhos se encontraram,

Sua beleza acendeu o fogo lento do desejo.
As brasas da paixão nunca se apagaram.
Ainda vejo o meu amor quando a vejo.
Para sempre,
Gabe


Um comentário

  1. esse é o tipo de livro que eu adoro, sempre gostei de livros que tem essa historia de amor antigo de 50, 100 anos atrás por meio de cartas, cartoes postais e tal, adorei a resenha e to super afim de ler.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!