[Resenha de Tinta] O Sangue do Cordeiro

PARCERIA ARQUEIRO

Título Original: Blood of the Lamb
Autor: Sam Cabot
Tradutor: Claúdio Carina
Numero de páginas: 366
ISBN: 97880413892
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Nota: 4/5

Sinopse:
“Este documento, querida amiga, vai abalar a Igreja.”
Ao ler essas palavras em uma carta encontrada em um arquivo empoeirado, Thomas Kelly fica cético. O documento citado na correspondência está desaparecido, mas Thomas, padre da ordem dos jesuítas, duvida que exista algo com tal poder – até ser convocado ao Vaticano para iniciar uma busca desesperada por ele.
Enquanto isso, diante de um conselho formado por seus superiores, Livia Pietro recebe instruções claras: encontrar um padre jesuíta recém-chegado a Roma e juntar-se a ele na procura da Concordata, um tratado que contém um segredo tão chocante que poderá destruir para sempre todo o povo de Livia.
Enquanto pistas cifradas do passado lançam os dois em um universo traiçoeiro repleto de obras de arte, maquinações religiosas e conspirações, eles são caçados por pessoas capazes de tudo para achar o documento primeiro. Thomas e Livia, então, precisam correr para montar o quebra-cabeça capaz de redefinir os rumos da história e evitar o caos e a destruição que a revelação da Concordata poderá causar. Livia, porém, tem um segredo: ela e seu povo são vampiros.
Com uma narrativa que remete ao estilo de Dan Brown e ao terror sobrenatural de Anne Rice, O sangue do cordeiro é uma viagem inesquecível a um passado inimaginável.

Resenha:
            Uma busca por uma relíquia sagrada perdida, correria por igrejas antigas de Roma, pessoas sendo mortas, perseguição e mais perseguição, charadas escondidas por trás de palavras que somente algumas pessoas na face da Terra utilizam... já viu esse filme? Acha que viu, mas não. A receita do bolo pode até ser parecida, mas o sabor...hummm...quanta diferença!
            Se você acha que esse livro tem uma história batida por causa do magnífico Dan Brown já ter usado e abusado dos mistérios religiosos da Santa Igreja Católica, prepare-se para se surpreender. Puxe uma cadeira e pegue um espresso (italiano, por favor) e prepare-se para uma aventura...

            Padre Thomas Kelly, americano e professor é chamado de repente com urgência para se apresentar no Vaticano para seu antigo mentor, Cardeal Cossa. Sem saber bem do que se trata, faz as malas e atravessa o oceano atlântico para atender o pedido do querido e eterno professor. Ao chegar ao gabinete do recém nomeado Bibliotécario e Arquivista do Vaticano, padre Thomas se dá conta que terá que ficar muito tempo por ali, pois seu amigo quer que ele procure por um documento perdido. E por que ele? Mas na verdade, ele não sabe muita coisa ou praticamente nada do documento.
            Do outro lado da cidade, Lívia Pietro, italiana e historiadora, também é convocada para procurar um documento perdido. Adivinha? O mesmo documento. Só que ela tem pouco tempo e é determinado que ela procurasse o auxílio do padre Kelly. E é isso que ela faz. Vai ao encontro do moço na Biblioteca do Vaticano, aonde ele já estava iniciando suas pesquisas. E se revela um excelente pesquisador e conhecedor da história. Mas o que eles não sabiam é que tinha um carinha dentro da Biblioteca que também queria o mesmo bendito documento...pensa....e é aí que tudo começa. Quando Jorge Ocampo tenta roubar o caderno de poemas de Mario Damiani das mãos de Thomas, ele desencadeia uma sucessão de fatos e situações, revelações e choques que nos levarão por toda a Trastevere, uma área antiga de Roma habitada por vários noantri. Pera. Por quem?
            Hummmm.... esqueci de falar..rsrs. Mentira.
É porque essa parte é muito boa. Lívia Pietro é uma noantri. Uma vampira. Mas ela não brilha no sol não e nem morre se os lindos raiozinhos encostarem nela. E o vampirismo ocorre por causa de um vírus (sério??).Mas precisa de sangue sim para sobreviver e vive eternamente também. Mas eles tem uma história bem antiga...antiga mesmo. Bem antes de Drácula de Bram Stoker que, aliás, também era noantri (o Stoker, não o Drácula). É um povo dentro de outro povo e conseguiu sobreviver até hoje graças ao tal documento perdido que é a Concordata, mas não vou te contar muito a respeito pra não perder a graça. Mas posso dizer que toda a confusão é armada porque alguns querem que o documento venha à público e todos saibam da existência dos noantri e outros não querem por que acham que o mundo ainda não está preparado para tal descoberta. E nessa confusão surgem facções dos dois lados. Uns a favor e outros contra.
            E no meio de tudo isso, Thomas e Lívia precisam enfrentar o preconceito e o horror de terem que trabalhar juntos, já que para Thomas, Lívia é a personificação do mal em toda a sua maldade. Já Lívia precisa muito dos conhecimentos do padre, mas não precisa de seus insultos e abusos e como por causa de uma outra situação o padre também acaba precisando dela, decidem juntas suas cabeças de gênios da história romana e católica e descobrirem as pistas que o esperto Mario Damiani saiu deixando pelas igrejas católicas, quando roubou a Concordata e escondeu em algum lugar...
Tem um mapa bem no início do livro para podermos seguir a trilha de pão poemas que Mário foi deixando no caminho...

            No início, o livro me cansou um pouco. Não sei, estava muito devagar, apesar de já ter iniciado a busca e tal. Talvez fosse a negação enfática e o julgamento e condenação sem informações que o padre Kelly não se cansava de fazer dos noantri. Mas aos poucos seu respeito pela inteligência e sagacidade de Lívia foi abrindo espaço para ele perceber que havia sim algo mais naquele povo, que a principio ele nem chamava de pessoas. O autor fala bastante sobre a fragilidade da fé e a devoção do homem para com a Igreja. Fala sobre o homem servir a Igreja e servir a Deus, que não é a mesma coisa e o que acontece quando finalmente se enxerga a diferença sutil entre as duas coisas. Padre Kelly consegue ver que apesar de os noantri serem tudo o que a Igreja prega para não ser, eles ainda sim, tem fé, fé na humanidade.
            E depois de todo o desenrolar da história e o gran finale...eis que tem outro O gran finale. E que final!! Assim mesmo....


Então leiaammm!!

Duas capas iradas que achei na net...sinistras

Gostei muito!!





Um comentário

  1. Realmente parece ter algumas semelhanças com Dan Brown. Mas se há muitas outras diferenças, melhor ainda. Só sei que preciso ler esse livro logo. rs Parece ser excelente!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!