[Resenha de Tinta] Neve na Primavera

PARCERIA NOVO CONCEITO

Título Original: Blackberry Winter
Autor: Sarah Jio
Tradutor: Rafael Gustavo Spigel
Numero de páginas: 336
ISBN: 9788581637211
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Nota: 5/5


Sinopse:
Seattle, 1933. Vera Ray dá um beijo no pequeno Daniel e, mesmo contrariada, sai para trabalhar. Ela odeia o turno da noite, mas o emprego de camareira no hotel garante o sustento de seu filho.
Na manhã seguinte, o dia 2 de maio, uma nevasca desaba sobre a cidade.
Vera se apressa para chegar em casa antes de Daniel acordar, mas encontra vazia a cama do menino. O ursinho de pelúcia está jogado na rua, esquecido sobre a neve.
Na Seattle do nosso tempo, a repórter Claire Aldridge é despertada por uma tempestade de neve fora de época. O dia é 2 de maio. Designada para escrever sobre esse fenômeno, que acontece pela segunda vez em setenta anos,
Claire se interessa pelo caso do desaparecimento de Daniel Ray, que permanece sem solução, e promete a si mesma chegar à verdade. Ela descobrirá, também, que está mais próxima de Vera do que imaginava.

Resenha:
            Uma jovem mãe solteira na década de 30. Uma jornalista no século XXI. Duas mulheres que nunca se conheceram, que possuem vidas opostas. E uma passa a ser o recomeço da outra.
            Vera Ray tinha uma vida difícil. Criar um filho pequeno em uma época de crise e sendo mãe solteira tornava tudo duas vezes mais difícil. Mas ela estava disposta a fazer qualquer coisa pelo seu Daniel. Seu lindo menino. Seu coração ficava apertado, mas havia noites em que precisava deixa-lo sozinho para poder ganhar um dinheiro extra. E em uma dessas noites quando uma inédita nevasca cai nas ruas de Seattle, seu pequeno desaparece. E não importa a quem perguntasse ou a quem pedisse ajuda, ninguém tinha visto a criança.
            Setenta anos depois uma outra nevasca fora de época desaba sobre Seattle, esfriando mais um pouco a vida de Claire, jornalista bem sucedida, casada com o herdeiro do jornal, Ethan Kensigton, mas com o coração amargurado e vazio causados por um trauma vivido recentemente. Tudo em sua vida mudara e esfriara. Quando seu chefe lhe pede uma matéria sobre a nevasca, Claire não se sente nenhum pouco empolgada, mas inicia sua pesquisa tentando achar algo interessante que tenha ocorrido em 1933. E quando ela vê a nota de desaparecimento do pequeno Daniel Ray e isso a deixa curiosa. O que aconteceu? A criança só tinha três anos.
            E é nesse ambiente de perguntas e descobertas que as histórias dessas duas mulheres vão se desenrolando e se alinhando.
            A cada capítulo se vive a história de forma alternada: ora a vida dura e sofrida de Vera, ora a vida sem perspectivas de Claire. Então as histórias se fundem... e Claire descobre a verdade de Vera e Daniel e a sua verdade, o seu renascimento, a sua primavera.
            Esse é o primeiro livro dessa autora (Violetas de Março está me esperando faz um tempão, mas tem resenha dele aqui no Mundo) e eu simplesmente me encantei. Ela tem um estilo tão leve, tão delicado, tocante de certa forma. Você se sente conectado a cada um dos personagens de uma forma desconcertante. Largava o livro por algumas horas, mas ficava pensando “O que aconteceu com o menino? O que houve com a Claire que a deixou tão azeda e desmotivada?” e voltava a pegar o livro.
            Um final imensamente lindo apesar de todo o sofrimento de alguns personagens e a certeza de que tudo termina bem quando realmente termina.
            No livro fala do Soneto 43 Como eu te amo? da autora inglesa Elizabeth Browning. Fui pesquisar e me apaixonei...
Como eu te amo?
Amo-te quanto em largo, alto e profundo
Minh’alma alcança quando, transportada,
Sente, alongando os olhos deste mundo,
Os fins do Ser, a Graça entressonhada.

Amo-te em cada dia, hora e segundo:
À luz do Sol, na noite sossegada.
E é tão pura a paixão de que me inundo
Quanto o pudor dos que não pedem nada.

Amo-te com o doer das velhas penas;
Com sorrisos, com lágrimas de prece,
E a fé da minha infância, ingênua e forte.

Amo-te até nas coisas mais pequenas.
Por toda a vida. E, assim Deus o quiser,
Ainda mais te amarei depois da morte.


Lindo né.

Muito, muito recomendado.
P.S.: Depois de preparar o post aqui para ser publicado, resolvi ler a resenha de Violetas de Março (não leio resenhas de livros que quero ler) e vi que a personagem principal Emily é a melhor amiga de Claire!! E aparece em Neve na Primavera.. E mais uma vez histórias se entrelaçando...rs



Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!