[Resenha de Tinta] A Pousada do Fim do Rio

A Pousada do Fim do Rio
Título Original: River's End
Edição: 5
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 8528608107
Ano: 2001
Páginas: 532
Tradutor: Maria Clara Mattos

Sinopse: A Pousada do Fim do Rio - Os pais de Olivia foram um dos casais mais famosos dos anos dourados de Hollywood... até a noite em que o monstro apareceu. O monstro que destruiu seu lar maravilhoso e afastou sua mãe para sempre. O monstro que tinha o rosto de seu pai...


Olá Pessoal,
Acredito que vocês já saibam, mas não custa lembrar. Eu sou fã da Nora Roberts de carteirinha ou mais conhecida como uma Noraholic.
Meu amor por seus livros começou há muito tempo e eu já li diversos livros dessa autora de quem não consigo dizer que um livro é ruim.
É claro que como todo autor, ela tem altos e baixos, mas mesmo quando ela é apenas boa ela a meu ver consegue ser melhor que muita gente.
Todo esse preâmbulo é para justificar a escolha desse livro para o Desafio do Skoob 2015 que no mês de Março teve como tema Autoras com "A" maiúsculo.
Na verdade, poderia ser eleito um livro de qualquer autora, mas resolvi escolher um de uma das minhas autoras favoritas e logo  um dos seus livros mais "polêmicos": A Pousada do Fim do Rio.
Vamos ver o que eu achei?
Segura na minha mãozinha e vamos passear no bosque enquanto seu lobo  monstro não vem.

Resenha:
Olivia ou Livvy tem 04 anos e mora em um Palácio em Beverly Hills. Seus pais são Julie Mcbride e Sam Tanner, dois astros de Hollywood que viveram um casamento de conto -de - fadas, até que as drogas  entraram na vida de Sam. No final, eles não foram felizes para sempre.
Sam Tanner sucumbiu a facilidade das festas regadas a bebidas e cocaína, tornando -se um homem agressivo e ciumento e não deixou escolha a Julie, que foi obrigada a expulsá-lo de sua casa e pedir o divórcio.
Mas Sam não aceita e  volta a residência da ex-mulher na tentativa de conversar e convencê-la a retornar para ele, quando um crime acontece.

Julie está morta e Livvy encontra a mãe ensanguentada, o pai com uma tesoura na mão e chamando por ela.
Um dos policiais que se torna responsável pela investigações é Frank Bryde. É ele quem encontra Olivia na cena do crime.
Diante de todas as evidências e do relato de Olivia, Sam Tunner é condenado pelo homícidio de Julie Mcbride.
Com o pai preso e a mãe morta, Olivia é posta sob custódia de seus avós que decidem retirá-la dali e leva-la para Washington para residir na Pousada do Fim do Rio. Um lugar incrustado dentro de uma floresta, onde Olivia crescerá dentro de uma redoma, longe dos holofotes e de qualquer lembrança ou menção a seus pais.

Oito anos se passam e Olivia começa a querer questionar o passado de seus pais,.Em específico de sua mãe para entender o que se passou. 
Nesse momento, pela segunda vez, Frank Bryde entra na sua vida, dessa vez acompanhado pelo seu filho Noah, um rapaz que está indo para a faculdade estudar jornalismo.
Frank conta a Livvy tudo o que soube durante as investigações, Noah e Livvy se aproximam, mas ela é apenas uma menina de 12 anos, enquanto Noah com 18, nunca esqueceu a menina que ele assistiu na tv. 
A imagem da garotinha com a mão nos ouvidos, gritando pela mãe sendo fotografada, filmada e exposta para diversão e curiosidade popular.
Na terceira parte do livro, alguns anos se passam e Noah agora formado, decide recontar a história desse filme com final trágico, transformando a história em um livro, mas para isso ele terá que enfrentar Olivia e sua família que decidiram enterrar esse capítulo de suas lembranças.
Uma ferida que se for reaberta poderá levantar novas dúvidas, questões e trazer do volta o horror de 20 anos atrás. Será que eles estão preparados para isso?
Como eu já citei, a Pousada do Fim do Rio é um livro  que tem fama de  polêmico.
Os leitores e fãs do gênero romance policial ressentiram-se do excesso romance entre Noah e Livvy em determinada parte importante do livro.
Já os fãs do velho e bom romance, acham o inicio policial e toda a investigação enfadonhos, alegando que a autora poderia ter enxugado isso e dado mais atenção ao casal.
O fato é que nas 532 páginas que compõem as 4 partes do livro e narram 20 anos da história da Livvy, Nora Roberts cria uma mistura de thriller policial, romance e suspense com doses exatas dos três que rendem uma história consistente e voraz que o leitor não consegue largar.
Ela ambienta o livro em parte nos bastidores de Hollywood com seus casais instantâneos, a influência das drogas nesse meio e as especulações e fofocas que envolvem o mundo das celebridades.

Também chama a atenção a crítica feita a mídia que quer explorar a tristeza alheia, e as famílias que constantemente são submetidas a isso.
Ela mostra também que um fato visualizado na infância poderá determinar as escolhas de vida de uma pessoa sem que ela esteja consciente disso quando adulta.
A outra parte do livro é ambientada nas florestas de Washington, onde a autora nos faz dar um passeio e com sua descrição  precisa  e quase nos faz sentir o envolvimento das brumas, o cheiro das flores e o encantamento das espécies que lá habitam, trazendo para o livro, como pano de fundo, uma vertente de preservação ecológica.

Na minha humilde opinião, a autora nesse livro mostra toda sua capacidade de envolver o leitor em uma trama bem construída, dinâmica, e que deixará os leitores , nessa época de tanta exposição, pensando em muitas questões com as quais lidamos todos os dias.
Isso tudo sem esquecer a construção de um belíssimo romance do tipo que só Nora Roberts é capaz.

Um livraço!!!!
Eu recomendo muito.
Ah! como curiosidade me lembrei que a descrição da floresta que envolve a Pousada do Fim do Rio e sua localização geográfica é a mesma da série Crepúsculo. Será que os Cullen algum dia foram clientes das excursões de Livvy? kkkkkkkkkkkkkk

Espero que tenham gostado,
Um beijo,

6 comentários

  1. Olá!!

    Li pouquíssimas coisas da Nora, mas pelo visto ela arrasa na maioria de seus livros. Fiquei com dó da Livvy só de ler sua resenha, imagina se eu ler o livro. :~

    Beijo,

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samantha.
      Obrigada pela visita.
      Sim, a história da Livvy é triste mas as adversidades a transformaram em uma mulher forte.
      E apesar de todos os fatos, ela consegue ter um final feliz.
      Talvez por eu gostar muito dos três gêneros literários, eu adorei o livro.
      Se você gosta, vale a pena dar uma chance.
      bjs,
      Luana

      Excluir
  2. Adorei a resenha, Lua.
    E é realmente bem bom... Mas, os meus favoritos acho que continuarão sendo as Trilogias: do Sonho e da Gratidão.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Martinha.
      Obrigada pela visita.
      Olha, eu gostei bastante, mas como você confesso que os meus preferidos são da trilogia do Coração.
      Carrick é lindo!!!!!!
      bjs,
      Luana

      Excluir
  3. Quando comecei a ler sua resenha até achei que tinha sido escrito por mim rsrssr eu sou muito suspeita para falar sobre a NORA... eu simplesmente AMO essa mulher.. o primeiro livro que li dela foi Um vizinho perfeito, eu tinha uns 15/16 anos, e desde então não parei mais..

    Eu acho ela uma escritora bem completa, eu já li esse livro, tem algum tempo.. muitos dos seus Romances tem certo mistério, eu acho interessante isso, quem gosto do gênero policial, geralmente não gosta muito dos seus livros porque ao meu ver o foco da Nora não é a parte policial em si... acredito eu que seja mais o Romance..

    Não generalizando pois ela tem uma série que é mais policial.. a série Mortal, que ela escreve com outro pseudônimo..

    Bom eu poderia ficar aqui horas e horas.. + a verdade é que eu AMO todos os seus livros e até hoje não consegui encontrar um que seja ruim... e se ela escrever bula de remédio ou lista de compras também queroo muito ler..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Acho que toda Noraholics se sente assim,rs.
      Eu também acho ela uma autora completa, ela vai da fantasia ao suspense sempre com qualidade, claro que uns são melhores outros nem tanto, mas isso é normal ainda mais para uma autora que tem centenas de livros publicados.
      Eu concordo também que embora ela escreva todos os gêneros, o foco dela é o romance, isso fica claro até na Série Mortal, o que mais chama atenção é Eve e Roarke (lindo) porque os casos são um pouco fraquinhos (eu particularmente acho) e por isso os fãs de policial não ficarão muito satisfeitos com esse livro que eu particularmente adorei.
      Falar de Nora é muito bom, né?
      Eu também leio tudo o que ela escreve, rs.
      Meu sonho é ter uma estante só dela. Até agora tenho só duas pratelereiras, mas chego lá,rs
      Obrigada pela visita.
      bjs
      Luana

      Excluir

Agradecemos pelo comentário!