[Resenha de Tinta] O desafio de Ferro

Série: Magisterium - Livro 01
Título Original: The Iron Trial
Autor: Cassandra Clare & Holly Black
Tradução: Amanda Orlando
Número de Páginas: 384
Editora: #Irado (Selo NC)
Ano Publicação: 2014
ISBN:9788581635576
Nota: 10/10

Sinopse: O Desafio de Ferro - AMIGOS E INIMIGOS. PERIGO E MAGIA. MORTE E VIDA. A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro. Magisterium - O Desafio de Ferro nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-seller Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado.

Resenha:

Como dizer sem ninguém se doer? Se você gosta de Harry Potter sem ser Pottermaníaco como eu, vai adorar esse livro! Você que gosta de fantasia, aventura e infato-juvenis também vai adorar. Agora os Pottermaníacos eu não tenho certeza. Porque assim, eu achei as duas séries muito parecidas nas suas fundações, mas achei o Desafio MUITO melhor estruturado. Claro que a Holly e a Cassandra tinham muito mais bagagem que a J.K. quando escreveu A pedra filosofal, por isso eu sei que a comparação é desleal. Deixemos as comparações de lado e vamos falar do Desafio que é o que interessa!

No meio de uma guerra, uma tragédia. Mulheres, crianças e doentes foram todos mortos em um ataque. Eles deveriam estar em um lugar seguro, mas o Inimigo queria atacá-los. O livro começa então com o pai de Call indo resgatar a esposa e o filho que estavam no tal lugar ‘seguro’. A cena é estranha e eu levei o livro todo remoendo ela. Mas é por causa dessa cena inicial que Call passa a vida toda acreditando que magos são perigosos. É por isso que ele quer muito falhar no Desafio de Ferro. 
Reação do Call e do Pai dele quando sai o resultado do Desafio. Lá atrás, reação das demais crianças que passaram
Vamos esclarecer algumas coisas. Os magos não andam na rua gritando: ‘Oi, eu sou um mago poderoso!’. Eles ficam na deles, a maior parte no Magisterium (que é uma escola). E vivem suas vidas ‘normalmente’. Os não magos mal sabem da existência deles. E você não pode não fazer o Desafio. E o motivo é simples: se você não sabe controlar sua magia você é uma bomba nuclear ambulante. Sabe o mal que a ignorância é capaz de causar? Imagina uma pessoa com poderes mágicos que seja ignorante? Logo os magos testam você para saber a potência da sua bomba. Se você tiver um nível mínimo eles te levam para o Magisterium para aprender a controlar isso. Se você for do tipo: “Ah, mas eu queria ser veterinário, não mago.”, então a resposta será: “Okey, vamos para o Magisterium para você controlar sua magia depois estudamos suas opções de futuro”. Logo, Call não tem opção a não ser IR para o Magisterium, ele tem magia latente demais para não ir. Só que Call cresceu ouvindo histórias horríveis do Magisterium! E agora? 
Como Call imaginava o Magisterium
Eu achei a história muito bem contada, o cenário muito bem exposto e adorei o professor do Call. (Eu quero um professor daqueles!). Os personagens secundários também merecem uma menção de honra. No Magistérium cada professor tem uma quantidade de alunos, no caso da turma de Call, são 3 alunos, ele, Aaron e Tamara. Os três dividem o dormitório e as aulas. Logo acabam ficando muito amigos. E eles são realmente ótimos! Só lendo para ver o quanto.

O próximo livro da série já está no forninho: Magisterium: The Copper Gauntlet. A capa está MARA!  Vi isso no Magisterium. Se você já leu O Desafio de Ferro, a Cassandra respondeu algumas coisas no seu Tumblr, quer ver? Mas óh, tem Spoiler, então se você não leu o livro não vem chorar comigo depois! Só clicar aqui.

Um comentário

  1. Eu comprei esse livro bem baratinho, bem baratinho mesmo e fico feliz por ele ser tão bom, ainda não li, mas acredito que mais ou menos no meio do mês de abril eu consiga iniciar a leitura... eu amo HP, mas acredito que isso não vai atrapalhar, vou procurar ao máximo não comparar e espero gostar deste tanto quanto eu gosto de HP.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!