Resenha de Tinta: Me poupe!



*Parceria Sextante*


Autora: Nathalia Arcuri
Páginas: 176
Ano: 2018



Sinopse: Ela começou a poupar aos 8 anos, de olho no carro que teria aos 18. Com 24, comprou seu primeiro apartamento à vista e ainda bancou todas as obras de acabamento. Aos 30, pediu demissão do emprego dos sonhos e montou o próprio negócio, um canal no YouTube. Tinha 32 quando conquistou o primeiro milhão de reais – e também o primeiro milhão de inscritos. Aos 35, pretende ter pelo menos 5 milhões (bem) investidos, garantia de independência financeira, ou seja: só trabalhará se quiser, no que quiser e quanto quiser.
A história da jornalista e youtuber Nathalia Arcuri é ao mesmo tempo inspiradora, divertida e instrutiva. Dona de uma inteligência financeira extraordinária, lapidada com cursos de especialização e coachings, Nathalia começou a compartilhar suas táticas para poupar e investir primeiro no blog poupecomSara, em 2014. No ano seguinte, valendo-se de sua familiaridade com as câmeras – foi repórter e apresentadora no SBT e na Rede Record –, lançou o Me Poupe! no YouTube, inaugurando o conceito de entretenimento financeiro.




Resenha: Em tempos de Betina... Quem tem R$1.500,00 sobrando pra comprar ações por aí? 👀👀
Vamos falar de economia da nossa realidade? Mais pé no chão e mais prática? E nem precisa cortar o cafezinho... Ok, não vai dar pra comprar livros todas as vezes que você ver FRETE GRÁTIS por aí, 😢, mas vai por mim que vai valer a pena!
O que a Nathalia faz de diferente do que eu já faço? Não é taaaaanta coisa, mas o essencial é ORGANIZAÇÃO!! Sem isso, minha gente, realmente não dá! O milagre da economia só acontece quando nos organizamos pra saber de onde vem e principalmente, para onde vai o nosso suado dinheirinho!
Esse é o dilema da grande maioria, onde foi parar o meu salário??



Aí que as ferramentas apresentadas são muito úteis! Sempre gostei e gosto muito de escrever a mão (papel e caneta wins!) e tenho ranço verdadeiro do tal do Excel! Se você não é como eu, o blog Me Poupe! tem várias planilhas e e-books para te ajudar a identificar qual é a torneira aberta! Eu imprimi e preenchi a mão e funcionou também!
Depois disso, se prepare!! O tapa da realidade não poupa ninguém!! 😣
Se você se surpreender porque gasta muito mais do que ganha ou se gasta mais com bobagens do que com o que é essencial... tamo junto!! 🙌 ... Ou melhor, estávamos! Eu já li o livro, né?! Hehehe
Mas não se desespere, ainda! Depois desse choque inicial, a Nath nos mostra como reordenar as prioridades e a fatura do cartão de crédito (se for preciso), e depois ainda dá grandes dicas de investir o que sobrou! Vamos às principais:

10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso:
  1. Fale sobre o dinheiro antes de o dinheiro faltar (e ele não vai faltar).
  2. Tenha objetivos claros. 
  3. Cuide do autoconhecimento. Só quem se conhece bem consegue definir prioridades e planejar a vida financeira.
  4. Não faça desaforo para o dinheiro que você suou tanto para ganhar!
  5. Me poupe, se poupe, poupe.
  6. Nos juros compostos acredite.
  7. Aprendizado tem que ser constante.
  8. Esqueça o que te disseram sobre aposentadoria.
  9. Assuma a responsabilidade e permita-se errar.
  10. Agradeça e comemore todos os dias.
Se você se comprometer com seu planejamento e não sair do seu orçamento, dá até pra passar de um mês pra outro com uma graninha no bolso, que tal?!
Mas é importante ser conscientizar que nosso consumismo não pode ser o quê nos domina e sim, o contrário. Claro que às vezes vamos dar umas escorregadas e gastar sem planejar, mas o mais importante é seguir tentando. Afinal, é bom gastar mas é muito melhor ter dinheiro para aquela hora da emergência.
A maior mensagem que ficou para mim, é a que seguir seus planos e priorizar o que é importante faz toda a diferença!!!
Me Poupe! é um livro feito para riscar. Sim, eu risco mesmo, e você deveria também! A diagramação é muito bem feita exatamente pra isso, por isso, se joga!


Foi o único livro de youtuber que eu li, (sim, era besta e tinha preconceito), e gostei. Afinal, dinheiro e organização são um dos meus assuntos favoritos! 
Leiam, riam (muito!) e principalmente, POUPEM! O planeta e seu bolso, agradecem!!




2 comentários

  1. Ah, bom saber que vc tb não lê youtubers kkk pq eu não leio mas me interesso pelo assunto "dinheiro no meu bolso" e adoro dicas de organização.
    Nem conheço essa youtuber aí mas já admiro kkk ótima resenha! Bjss

    https://cafeidilico.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa mais difícil é sair desse vício de pré-julgamentos, não é? Tudo bem que a maioria dos youtubers só escreve lixo, mas nesse livro eu mordi a língua e gostei! Suuuuper indico, vá devagarinho e logo vc vai ver como os números vão melhorar na sua conta! kkkk
      Obrigada pela visita! Bjjos

      Excluir

Agradecemos pelo comentário!