[Resenha de Tinta] Marcada a Fogo

Título:Marcada a Fogo
Autor: Josy Stoque
Série: Saga os Q4tro Elementos -Volume 1
Edição: 3
Editora: Indie
ISBN: 9781493761432
Ano: 2014
Páginas: 220
Sinopse: "A verdade queima" Como você reagiria se descobrisse que o amor de sua vida é uma fraude? Que construiu sua família com base em uma mentira? Que a pessoa que ama esconde um segredo terrível e inacreditável? Após uma experiência de quase morte, Tamires do Valle passa a enxergar que Gustavo, o homem em quem mais confia, mente. Seu mundo perfeito rui. A relação mística com a ametista, a única peça de seu passado obscuro, se fortalece e descobrir sua origem se torna uma obsessão. Uma mulher em chamas, consumida pela paixão e pela mentira.

Olá Pessoal,
Eu sempre quis ler essa série da Josy Stoque. Vocês já devem saber que eu sou a "loka" das capas e as dessa série sempre me chamaram a atenção, mas como leitores que eu sei que vocês são, nem sempre a gente tem "oportunidade" de ler o que quer, até porque a gente normalmente quer ler 1000 livros e algumas "querências" acabam ficando esquecidas.
Um dia,vi um post da Josy selecionando parceiros para divulgação. Inscrevi o blog no processo seletivo e a Josy nos escolheu!!!!!! (obrigada Josy) logo após recebi um e-mail da autora perguntando que livro queríamos receber para resenhar, e apesar de um já ter lido 1 livro e meio de dela (não eu não abandonei o livro, apenas estava lendo a degustação no wattpad) logo pedi o Marcada a Fogo para realizar uma vontade antiga.
Quer saber o que eu achei? Pega na cauda desse cometa e vem ler esta resenha.

#Um pouquinho da Estória:
"Aprendi a lição de
que segredos podem custar uma vida: a minha. Em meio ao caos, nunca recebi uma
rasteira tão grande, sempre me orgulhei de ser inteligente e ardilosa, capaz de
superar qualquer obstáculo para alcançar meus objetivos. Porém não contava que
uma mentira faria toda a diferença."
Tamires do Valle era uma mulher realizada. Casada com o lindo, apaixonado e quente (ui!)Gustavo do Valle e mãe da pequena Sofia, trabalhava como Diretora administrativa da empresa de bebidas do marido, morava em um boa casa em um condomínio de luxo, tinha uma amizade sólida e antiga com Carolina.
A única coisa que ainda incomodava Tamires é não saber a sua origem. Quando pequena, ela foi encontrada no Parque Nacional do Iguaçu, sozinha e portando apenas uma pedra, uma ametista, de quem nunca se separou. Criada em um orfanato, até os dezoitos anos, sua vida deu uma guinada quando conheceu Gustavo seis anos depois.

Tudo ia bem, quando uma noite Tamires teve um sonho, sonhava que sua mãe de quem ela nunca se lembrou, dizia a ela : Corra Tamires! e agarrada a um menino chamado Marcel, ela corria por um castelo cheio de paredes falsas  e passagens secretas.
Quando Tamires desperta do pesadelo percebe que pela primeira vez conseguiu distinguir  três rostos nítidos, sendo um o de sua mãe e quando olha para sua ametista, ela está brilhando.
Desesperada por respostas, Tamires saí de casa e corre em direção ao Parque Nacional do Iguaçu, onde tudo começou, e lá passa por uma experiência de quase morte, quando se joga nas águas do Rio Iguaçu. Sua sorte, ser salva misteriosamente por Gustavo que percebendo sua ausência a segue até o parque.
Enquanto isso, Pedro Tosquini, um famoso astrônomo, descobre que a data para um esperado alinhamento planetário que pode mudar os rumos do mundo, está prestes a acontecer.
 "O alinhamento acontecerá exatamente no
início da Era de Aquário, que tantos astrólogos aguardam. A era da união, da
fraternidade e dos valores humanos. Os dias de alinhamento trarão equilíbrio ao
nosso planeta, equilíbrio emocional."
 Recuperada  de maneira estranhamente rápida do seu afogamento, Tamires começa a perceber que está desenvolvendo estranhos dons. E a percepção do ambiente, principalmente da natureza, está muito aflorada em seu ser.
 Quando Tamires fica sabendo da palestra que Pedro Tosquini irá dar em foz do Iguaçu sobre o Alinhamento perfeito e as Pedras, intui que lá pode encontrar respostas as suas antigas dúvidas. Porém, nem todos estão satisfeitos com isso. Gustavo tentará firmemente impedir que Tamires descubra sobre seu passado.
 O que acontecerá quando Tamires descobrir que tudo que viveu até agora, pode ser uma mentira? E que dons são esses que ela está repentinamente desenvolvendo? E a ametista,será um elo que a liga a seu passado?

#Minhas impressões:
Eu já falei um pouco da capa, que eu acho linda e não querendo ser repetitiva, eu recorro aos elementos dela com relação a história . Como vocês viram, a capa em tons de vermelho e negro, em contraste mostra uma mulher com uma camada de fogo, exatamente a situação de Tamires, ela saí das sombras para brilhar e "queimar" com a verdade tudo o que está a sua volta. Se eu já era apaixonada pelas capas da série, quando eu descubro que ela tem todo o simbolismo do enredo, eu fico muito feliz.
A edição que eu li é e-book Kindle, com 220 páginas, divididos em 15 capítulos, contando além disso com prefácio, prólogo e epílogo. Cada capítulo tem o nome do momento atual que a protagonista vive, adiantando ao leitor o que ele irá encontrar. Antes do nome, cada capítulo conta com a ilustração do elemento de Tamires, o fogo.

Agora, vamos a história: Josy criou um livro de fantasia, que envolve pedras, corpos celestes e elementos da natureza. Confesso que não sou grande conhecedora do tema, mal consigo reconhecer as três marias que agora sei fazerem parte da constelação de Órion. Mas isso, não é empecilho para ler o livro.
 Com uma escrita clara e precisa, o livro te leva a  um universo mágico, onde a natureza tem papel principal, o que nessa época de transformações climáticas que vivemos é uma ótima sacada, além de ser original. Eu no meu humilde conhecimento literário, jamais vi esse tema ser explorado.
Segundo os gemologistas, a ametista é usada para desenvolver a percepção extra-sensorial e aperfeiçoar o sexto sentido. "A ametista é a pedra semi-preciosa da sabedoria, proporciona uma abertura e receptividade sensorial permitindo que as informações recebidas da mente sensitiva sejam usadas adequadamente. Este cristal aguça a mente consciente, tornando o raciocínio mais rápido e realçando os poderes mentais. É usada para melhorar a memória, aliviar dores de cabeça e manter o pensamento alinhado com as metas da vida(retirado do site heartjoia)", já o alinhamento planetário de 2012, abriria um novo portal e daria inicío a Era de Aquário e de acordo com os astrologistas,"Os estudos astrológicos informam-nos que Aquarius exerce uma influência intelectual original, inventiva, mística, científica, filantrópica e religiosa. Se quisermos aplicar a sentença bíblica que diz " por seus frutos os conhecereis", podemos pressentir a Era Aquariana pelos esforços originais ligados à ciência, religião, misticismo e altruísmo." (retirado do blog Fraternidade Rosa Cruz).
A autora juntou essas duas ideias e construiu uma estória rica e dinâmica e  coloca a personagem principal sob a influência desses elementos.


                Era de Aquário pode ser traduzida como era da unidade
                    (Foto: Divulgação)
Ambientado no Brasil na linda cidade de Foz do Iguaçu, onde fica o Parque Nacional do Iguaçu, um lugar que eu já tive a feliz oportunidade de visitar duas vezes,  ao ler o livro, tamanha é perfeita a descrição que a autora fez do lugar, que me senti transportada de novo para lá. E isso é novamente de um ineditismo brilhante porque além de valorizar um dos nossos patrimônios naturais, a história se encaixa muito bem no lugar.

Sobre os personagens, eles foram muito bem construídos. Dessa vez, passamos longe dos já comuns livros de fantasia com adolescentes tontas e "mimizentas" para dar espaço a personagens adultos. (com exceção da fofa sofia, que apesar de aparecer pouco, é uma gracinha).
Tamires é uma mulher de 30 anos, forte e segura que mesmo passando por transformações segue em frente sem medo do destino.
Já Gustavo, que apesar de alguns deslizes não pode, pelo menos não nesse livro, ser considerado de todo um vilão, tem a marca da culpa, e os erros cometidos são tentativas de minimizar atitudes do passado.
Ainda conhecemos Alexandre, o inigmático irmão de Gustavo, meio vilão meio mocinho,( ainda não é explicita a sua posição) e Carolina uma das melhores personagens, apesar de ser um tanto coadjuvante, é extremamente humana, tem anseios e desejos humanos, está ao lado da amiga, mas ao mesmo tempo pensa em si mesma.
 Pedro Tosquini, Marcel e Suzana são o fio condutor de Tamires ao seu passado.
 Todos os personagens são extremamente bem construídos e não duvido que tirando a parte sobrenatural (ou quem sabe com ela) você poderia encontrar com qualquer um deles na rua, vide o tamanho da realidade que eles transmitem.
Também, nesse livro, não temos atitudes que não condizem com a faixa etária dos personagens, todos eles tem atitudes críveis para suas faixas etárias.
Juntando isso tudo, o roteiro é bem escrito,alternando a 1ª e 3ª pessoa, ora tratando dos pensamentos de Tamires e demais personagens, ora o desenvolvimento da trama com capítulos salteados entre os personagens. Além disso, não encontrei algo que está ficando raro na literatura em geral, não há nenhum erro de revisão ortográfica ou gramática e a escrita é limpa e coesa.
 Como eu sou uma leitora chata, se alguma coisa me incomodou foi que os segredos da trama só começam a ser revelados bem para o final, o que não é de todo ruim, porque me "forçou" a ler  o livro mais rapidamente. Mas como eu sou muito curiosa, daquelas que leem as ultimas páginas do livro antes do todo, não encontrando no último capítulo deste  nenhum grande segredo, fiquei aflita e acabei "devorando" o livro e posso dizer, que apesar de todo esse mistério, deu para perceber que na verdade, ele é mesmo uma grande introdução ao tema com diversas pontas ficaram para serem amarradas nos próximos livros da saga e isso me deixou bastante animada para descobrir os segredos que essa trama ainda terá.
Depois de toda essa análise eu concluo dizendo que Marcada a Fogo é uma grande historia nacional que não fica devendo a nenhum livro do gênero e que Josy Stoque está de parabéns, pela genialidade, originalidade e desenvolvimento de uma saga ricamente construída.
Preciso muito do próximo livro, Filho da Terra que já pode ser encontrado na Amazon tanto em paperback  como em Mobi. Eu vou logo garantir o meu. :)
Espero que tenham gostado,
Um beijo.

2 comentários

  1. Gata, que resenha boa! Muito obrigada pelas lindas palavras. A primeira história que a gente publica ê sempre especial. Adorei criar algo totalmente novo, com um tema tão relevante. Muito obrigada mesma. Estou emocionada aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Josy.
    Que bom que gostou!
    As palavras, só traduzem o que senti lendo o livro.
    Parabéns pela estória brilhante.
    bjs,
    Luana

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!