[Resenha] A Garota que Perseguiu a Lua

Página do skoob
Título Original: The Girl Who Chased the Moon
Autora: Sarah Addison Allen
Número de Páginas: 243
Editora: Planeta do Brasil
Tradutora: Alice Klesck
ISBN: 9788516657989
Ano de Lançamento: 2010
Nota: 4/5
Sinopse: Como você pode achar seu caminho? Seguindo as nuvens ou a lua? Emily Benedict foi para Mullaby após a morte de sua mãe. Ao chegar à cidade e conhecer seu avô ela percebe que os mistérios do lugar nunca são resolvidos: eles são uma forma de vida. Existem quartos cujo papel de parede muda de acordo com o seu humor, luzes estranhas aparecem no quintal à noite e Julia Winterson, a vizinha, consegue cozinhar a esperança em forma de bolos. Emily percebe que sua mãe esteve envolvida no maior mistério da cidade, e conta com a ajuda de Julia para desvendá-lo. Em Mullaby nada é o que parece.

Resenha:
Não estava em meus planos fazer resenha desse livro, mas ele é tão lindinho que tinha o dever de compartilhar. :D

A escrita do livro é muito gostosa. A capa é lindíssima. A primeira folha de cada capítulo é estilizada. Uma graça! 
O livro mistura drama, romance e ficção. \O/ Eu comecei a ler e não consegui mais parar. 

O livro é narrado em terceira pessoa, e acompanhamos os sentimentos dos personagens de forma bem sincera. A narração muda de um personagem para outro com frequência, nos mostrando o que acontece com cada um. Em alguns momentos, a autora volta no tempo para contar algo importante da história do personagem. Adorei a forma que ela fez isso!

Temos duas personagens principais:

* Emily, uma adolescente doce e sincera, de cabelos esvoaçados que, depois que sua mãe faleceu, vai morar com seu avô materno na cidade natal de sua mãe. Detalhe: sua mãe nunca falou de seu passado; Emily não sabia nem que tinha um avô. Tudo novo, uma cidade estranha, saudade da mãe... são muitos sentimentos.

* Júlia, uma mulher moderna e inteligente, volta para sua cidade natal depois que seu pai faleceu, para gerir o restaurante dele até ter dinheiro para pagar as dívidas. Ela não vê a hora de sair dessa cidade onde todo mundo a conhece desde adolescente, a "Julia" que ela quer apagar. Júlia faz bolos maravilhosos, fiquei com água na boca.

Sobre a cidade de Mullaby, podemos defini-la como "misteriosa", e seus moradores então...  rs muita criatividade: tem luzes que aparecem a noite, e que daqui a pouco não estão mais lá; tem um quarto com um papel de parede que muda de tema inexplicavelmente; tem uma família que nunca sai a noite; tem gente que sente o cheiro de bolo de uma forma bem peculiar. Ah! Muitos mistérios legais.
...A luz voltou! A luz que Julia disse que as pessoas achavam ser um fantasma.
Congelada, ficou observando a faixa de horizonte da floresta, depois do velho mirante do quintal dos fundos do vovô Vance. Ela não sumiu, como acontecera na noite anterior. Em vez disso, permaneceu disparando de uma árvore para outra, hesitando entre elas.
Será que ela... a observava? ... O quer era aquilo?

O livro trata de vários assuntos: como adolescentes podem ser cruéis; que as pessoas podem se tornar melhor com o passar do tempo; a busca por fazer coisas boas para aplacar as coisas ruins já feitas; sobre perdão e redenção; como continuar a viver depois de grande perdas...

Já no fim do livro (que é muito pequeno snift) percebi que todos os personagens são bons. Pode isso? Ah, mas é legal! Tão bom ver os seres humanos sobre essa doce perspectiva. E o título do livro é uma metáfora muito bonita.

Não sei se consegui passar minha empolgação. Mas é isso. O livro é uma graça. Classifico-o na lista de livros para "aquecer o coração". Leiam!

A autora é da Carolina do Norte, e representa muito bem seu estado no livro, ficamos sabendo por exemplo um pouco sobre a tradição do churrasco nessa região: quem aí já ouvi falar de sanduíche de carne de porco assada, com molho e repolho acompanhado por bolinhos fritos de milho? Eu, nunca! No mínimo curioso. rsrsrs 

Esse foi seu terceiro livro. Ela lançou seu quinto ano esse ano nos Estados Unidos. Para mais informações podem acessar o site da autora aqui (em inglês). Quero ler os outros livros dessa autora. A começar por "Encantos do Jardim", olhem a sinopse aqui. Parece ser ótimo, né?! \O/ O último a ser publicado no Brasil foi "O Pessegueiro" que tem uma capa muito linda. A editora "Planeta do Brasil" está fazendo um ótimo trabalho, o material dos livros é muito bom.

Esse livro foi um empréstimo do grupo Livro Viajante do skoob.


Um comentário

  1. Nunca tinha lido uma resenha do livro, e fiquei encantada por ele! Parece uma história delicada e carismática, daquelas que nunca esquece. *-*

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!