[ESPECIAL DE TINTA] SEMANA DO LIVRO NACIONAL- INDICAÇÕES LITERÁRIAS

Terminando a Semana do Livro Nacional (ah poxa! agora que a brincadeira estava ficando boa...) resolvemos mostrar a vocês que dar uma uma chance aos nacionais é uma grande ideia.
Se você ainda esta em dúvida do que ler e não quer arriscar, nós resolveremos seus problemas: Pedimos ajuda aos universitários  leitores (blogueiros ou não) para indicar livros nacionais  e dizer o que acharam dele e porque você deve lê-los. Vamos ver o que eles selecionaram?
Renata Lima
Organizadora do Desafio das Estrelas e blogueira do Só Sobre Livros.
O Sincronicídio
"A narrativa é inteligente, sagaz, instigante. As deduções do protagonista nos induzem a pensar, a participar, a sermos praticamente seus parceiros nas páginas que se sucedem de forma quase imperceptível."
Leia a resenha completa.
Diário da Queda
Diário da Queda, Michel Laub - Editora Cia das Letras
"Não são raros os momentos em que eu tive que ler e reler a mesma frase várias vezes e pensar no impacto que aquela frase teve em mim e, ao fechar o livro, fiquei com a sensação de que eu tinha passado por uma experiência de perda e de ganho.
Se você ficou na dúvida, leia o livro. Ele não vai te dar respostas, mas vai te incitar a fazer as perguntas, o que, na minha opinião, é muito mais interessante.
Leia resenha completa.
Dias Perfeitos
  Dias Perfeitos, Raphael Montes - Editora Cia das Letras.
"A sinopse diz que o livro é "uma história de amor, sequestro e obsessão" e inicialmente eu não entendia como esses dois substantivos ("sequestro" e "obsessão"), carregados de significados tão pejorativos, caberiam na mesma frase com um substantivo emprenhado de sentimentos tão lindos ("amor"). Agora entendo! E se você é fã de suspense, thrillers e histórias cheias de reviravoltas, recomendo que procure entender também!"
Leia a resenha completa.


Enquanto a chuva caía, Christine M - Editora Novo Conceito (Selo Novas Páginas)
"Eu poderia passar horas aqui escrevendo sobre esse livro, mas o que eu quero dizer mesmo é: que livro bem escrito! Nunca tinha lido nada da autora e embarquei nesse livro achando que ia ser mais um livro bobo que falava de um casal com problemas, de uma mocinha chata cheia de mimimi, mas o que encontrei nessas 288 páginas me deixou absolutamente fascinada: uma história consistente, uma mocinha forte, uma história de amor bonita, problemas verossímeis, e uma narrativa fenomenal!"
O Senhor da Chuva
O Senhor da Chuva, André Vianco - Editora Novo Século
"O mais bacana de livro? A grande sacada de autor? Uma nova teoria para o surgimento dos temidos (e adorados) vampiros; além de convincente. Na minha opinião, o melhor livro do autor, além de ser o primeiríssimo escrito por ele."
Leia a resenha completa.
Além desse livro, o blog Só sobre Livros fez uma análise de todos os livros do Vianco. Se você  interessa-se pelo autor, veja o especial.
Jorge Caldas
Integrante do Grupo Literário Livros Viajantes. Foi organizador dos Encontros Literários do Grupo Skoob-RJ.
O portal
O Portal , Eliane Raye- Editora Atena
"Para quem gosta de histórias com aventura e romance ligados a belas paisagens naturais. Uma busca num dos cartões-postais do RJ que termina com um belo desfecho."
Acanãs
Acanãs -Aequilibrium, Julio Rocha - Editora Usina das Letras
"É difícil ver histórias de aventura com fundo "histórico", ainda mais o indígena. A história se passa no RJ, mas as partes mostram boas ligações com o passado."
Os lusófonos
Os Lusófonos, Martinho da Vila, Editora Ciência Moderna
"Lusofonia é uma expressão recente pra justificar a união das culturas dos países de língua portuguesa. Esse romance de Martinho, ambientados nesses países e por nativos do mesmo,mostra um bom casamento entre as culturas"
Apátrida
Apátrida, Ana Paula Bergamasco, Editora Todas as Falas
"Histórias de sobreviventes do nazismo há várias. Mas poucas são tão comoventes quanto esta. A autora escreve de forma que você se sente lá, junto à personagem, vivenciando tudo aquilo. Triste e emocionante, mas imperdível."
Luana Lima: Eu também li esse livro e talvez seja um dos mais lindos livros que li. Tem uma resenha minha para ele no skoob (a primeira que fiz na vida).
Esse livro também foi indicado pela Yasmim Namen .
Participante do grupo Livros Viajantes e blogueira do Mundo de Yayá: "Irena nos mostra como na guerra não existe um lado vencedor e que existe todos os tipos de amor ... me deixou sem palavras, mexeu com os meus sentimentos e vai ficar guardado no meu coração".
 Leia a resenha completa da Yasmim.
Stephanie Aguiar
Moderadora do Grupo Livros Viajantes do Skoob,blogueira de O Mundo de Tete. e nossa colunista especial (Leia uma das suas resenhas aqui para o blog).
A Prova é a Testemunha
A prova é a testemunha,Ilana Casoy-Editora Larousse
“Estou lendo "A prova é a testemunha - Ilana Casoy". Ainda não terminei. Mas o livro é ótimo. Descreve com detalhes o julgamento do pai e madastra da Isabela Nardoni, bem descritivo, com detalhes dos autos e com uma escrita fluente. O livro é fininho (238 págs), muito triste por se tratar de crime tão terrível. Mas recomendaria com certeza.”
Valéria Avelar
Leitora especialista em livros nacionais.Uma das "Divas do Nacional". Se você quer saber se um livro nacional é bom, pergunte a ela.
Minhas Para Proteger
Minhas para proteger, F.P Rozante-Editora Highlands


“O livro é diferente desses temas atuais de ceos. Ele conta uma historia 
linda de amor. Onde o instinto de amor e familia representam a felicidade. Onde o amor é mais importante que tudo. Mostra que nem todo o sofrimento e capaz de apagar e matar o amor.
Silmara Castro
Integrante do Grupo Livros Viajantes e blogueira do Livros e Mimimi.

Outono de Sonhos
Outono dos Sonhos, Adriana Brazil-Editora Novo Século
"Recomendo a série Foi assim que te amei(Outono de sonhos, Inverno de Cinzas, Primavera de cores, que é o lançamento, e Verão de conquistas) Os livros dessa autora nos fazem viajar pelo sul do país  de forma tão realista que até frio eu sentia durante a leitura, isso com a temperatura real acima de 30ºC. Os personagem também são muito realistas e cativantes, a sensação que tenho é que posso acabar encontrando alguns deles andando por aí. "
Leia a resenha completa.
Quero ser Beth Levitt
Quero ser Beth Levitt, Samanta Holtz - Editora Novo Século
"Ele deve ser lido porque a leitura é tão linda e contagiante que não nos damos conta do quando as páginas passam depressa, é um livro doce e fofo, e com momentos de tirar o fôlego. É realmente um livro que não deve deixar de ser lido." 
Essa também foi a indicação da Luciana Virgílio.
Integrante do grupo Livros Viajantes.
"Foi o primeiro livro dessa autora que li e confesso que o me chamou a atenção primeiramente foi a linda capa (adoro bailarinas), mas a história é fofa, envolve romance, suspense e a Samanta conseguiu misturar duas histórias em uma, já que os personagens centrais são atores que estão encenando uma obra literária, a preferida da personagem Amelie Wood, que vem a se tornar atriz por puro acidente. A narrativa as vezes fica um pouco clichê, tem final feliz, mas é envolvente e apaixonante, enfim, virei fã da Samanta e já quero ler a nova obra dela, Os Pássaros, e encontrá-la na Bienal...rs".
Simone Botelho
Outra leitora especialista em Nacionais. Também "Diva" dos Nacionais. Sempre tem uma boa indicação.
True and Lies
True Lies, Aglayde Lôbo-Editora Asé Editorial.
"Amei o livro, e espero ler e ouvir falar novamente desta autora."
A Simone fez uma nota para esse livro também no blog Vivendo no Mundo de Livros. Para saber mais, passa lá.
Quando Um Homem Ama Uma Mulher
Quando um homem ama uma mulher, JFBBauer- Editora Literata
"Um jovem Senador da República que se apaixona por uma jornalista. A Jovem tem preconceito contra os políticos e terá que perdoar para aprender a amar.O livro é lindo, um romance puro sem ser hot".
Mari J Leite
Participante do Grupo Livros Viajantes e Blogueira do Petálas de Liberdade (e nossa super comentarista).
Crimbfuor
Crimbfour -Chegada a Atrithar, Mike Ross - Editora Giostri
"É um livro de fantasia e aventura que conta a história de um garoto chamado James, pra salvar a mãe dele, ele entra numa casa abandonada e acaba parando num outro mundo mágico. É uma leitura muito boa!"
Leia a resenha completa.
Mariana C Mendes
Integrante do Grupo Livros Viajantes.
Feliz Ano Velho
Feliz Ano Velho, Marcelo Rubens Paiva, Editora Brasiliense
" Eu adoro jeito dele de contar uma situação tão triste que aconteceu na vida dele. É, de certa forma, tragicômico."
Luana Lima: Eu também li esse livro e me apaixonei pelo Marcelo ali.A forma que ele encara seu acidente é uma das mas lindas que já vi/li. Um dos meus livros favoritos.

Stéphanie Estrella
Blogueira do Devaneio Estrellares e super conhecedoras de livros nacionais. (Não foi à toa que ganhou nossa Promoção Copa do Mundo de Tinta). Na fã page do blog nas #IndicaçõesdaMadrugada tem sempre uma boa indicação nacional.
O Extraordinário Mundo de Greta
O Extraordinário Mundo de Greta,Washington Albuquerque - Editora Lira

" Esse livro é um dos meus favoritos, porque conseguiu me tocar e me fazer refletir como há muito tempo nenhum outro fazia. Valorizamos o que realmente merece ser valorizado?
A escrita foi muito bem desenvolvida, a narrativa não deixou a desejar e o final é extremamente emocionante. Confesso que até a última página desejei uma continuação para a história do nosso Ceifeiro e sua garotinha, mas o autor conseguiu dar um desfecho a altura. Sem mais."
Leia a resenha completa.
Nevermore
Nevermore - Contos Inspirados em Edgar Allan Poe - Vários autores, inclusive Celly Borges, que entrevistamos-Editora Estrondo.
"Contos excelentes e surpreendentes, vocabulário fácil, bem revisado, capa dura... Preciso falar mais? Recomendo tanto para quem adora Poe quanto para quem curte um suspense/Mistério."

Leia a resenha completa.
O Reino dos Sonhos
O Reino dos Sonhos, Natália Couto Azevedo - Editora Estrondo.
"A obra é bem original e conseguiu abordar um tema considerado por mim, ate então, bem infantil: o mundo feérico. Natália me provou que contos de fadas não são apenas para crianças, que elas podem, inclusive, serem más e matar seu gatinho (juro que chorei nessa parte ) e que nossos sonhos tem muito mais poder do que podemos imaginar. Tudo que tenho a dizer é que enquanto Elorá tem um talento excepcional para pintura, a autora tem um talento igualmente excepcional para a escrita. Enquanto a protagonista pinta quadros, Natália e sua narrativa incrível pintam cenários em nossa mente."

Agatha Borboleta
Editora Chefe do Nosso Querido  Mundo de Tinta.
Até Eu Te Encontrar
Até eu te encontrar, Graciela Mayrink - Editora Novo Conceito - Selo Novas Páginas.
"Na época em que entrava em todos os livros viajantes que tivessem vaga conheci 'Até eu te encontrar'. Nunca tinha ouvido falar, mas adoro romances, principalmente de autores nacionais. E a lista tinha vaga. Quando peguei para ler não achei que seria grande coisa, confesso. Depois que comecei não consegui largar. Não que seja a obra prima de todos os tempos, mas ele tem um jeitinho tão gostoso que fiquei embalada. Escrevi a resenha ainda sob o embalo do amor. Corri atrás da autora. Quase tive um troço quando vi que ela era carioca como eu. Infelizmente nos encontros do Skoob sempre dávamos desencontro. Eu ia nos dias que ela não podia ir e vice-versa. Mas conversamos pelo Skoob mesmo! Ela me tratou super bem, leu a resenha e sempre que vai fazer um evento lembra de mim \o/. Consegui o meu tão sonhado autógrafo na Bienal do ano passado :D Nada como tietar um autor que fala o mesmo idioma que você ^^"
Leia a resenha completa.
Luana Lima
Integrante do Grupo Livros Viajantes e de outros milhões de grupos literários. Participante da equipe blogueira do Mundo de Tinta.A pessoa mais indecisa para indicar.
O Caso Laura
O caso Laura, André Vianco, Editora Rocco.
" Não sei se foi a época em que li, uma época em que eu estava passando por uma situação delicada esse livro se tornou um dos meus favoritos. Ele tem um quê de policial e um quê de sobrenatural. É muito bom acreditar que anjos tomam conta de nós."
Redenção e Submissão
Redenção e Submissão, Nana Pauvolih, Autora Independente.
"Se você é do time que gosta de um romance com um toque de erotismo, o livro é para você. O mais legal desse livro é que ele é diferente de qualquer livro sobre BDSM que você já leu. Aqui não tem gente atormentada, com problemas psicológicos. É uma outra visão do tema. Aliado a isso, um romance de molhar os lencinhos". Indico não só esse mas toda a trilogia da Redenção, mas o meu preferido é esse."
Veja a resenha completa.
A Máquina de Contar Histórias
A Máquina de Contar Histórias,Maurício Gomyde-Editora Novo Conceito-Selo Novas Páginas.
" Esse livro acabou comigo. Chorei litros. Tem uma história linda e simples. Revi muitos conceitos a partir dele. Uma história que todo mundo deveria ler."
Veja a resenha completa aqui.
Despedida de Solteira - Amade
Despedida de Solteira, Mila Wander, Editora Literata
" Esqueça o pré-conceito que você pode fazer ao observar a capa. É uma história de amor, das mais lindas que já li. Uma moça ás vésperas do casamento com alguém que "acha" que ama, se apaixona por um outro homem que tem uma profissão não muito "ortodoxa".Além do preconceito da capa, dispa-se de todos os outros.O grande barato do livro ( e de toda a série) é mexer com vários pré julgamentos que você pode ter. Tem sexo? claro, mas nada vulgar. Além disso, ele não termina no "felizes para sempre" e a convivência pode ser difícil.
Não Pare!
Não Pare, FLM Pepper - brevemente Editora Valentina.
"A princípio você vai achar que já leu a história em algum lugar. Ela tem alguns elementos que se você for leitor de ya sobrenatural vai conseguir identificar, mas isso não torna o livro ruim e logo você entra no mundo criado por Pepper que é fenomenal.Uma história única que mostra porque foi durante seis meses o mais vendido da Amazon e uma aposta de estréia de uma editora em livros nacionais". O seguinte Não Olhe solidifica toda a mitologia criada e me deixou ansiosa pelo terceiro."

Viram quantas boas sugestões? Duvidamos que no meio dessa seleção você não encontre um livro para chamar de seu.
Está esperando o que?
Abrace a Literatura Nacional e Boa Leitura!!!!!!!!!!
Agradecemos a todos os amigos que nos ajudaram a criar esse post. Vocês foram maravilhosos.

Um beijo,







4 comentários

  1. Que tristeza a minha ao constatar que não li nenhum desses!! Mas coloquei pelo menos uns 5 na lista de leitura, hei de providenciar kkkkk

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Luana, gostei muito do post. Ótimas dicas :)
    Acabei esquecendo de mandar as minhas indicações, mas adorei as que foram colocadas aqui.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Quantos indicações bacanas! A maioria dos livros eu já conhecia, mas ainda não li; já quero ler todos! Amei ver o livro que eu indiquei na lista :) .
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lua, parabéns!!!
    A matéria está linda e com certeza minha lista vai aumentar.
    Bjs

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!