Resenha de Tinta: Os Solteiros

Os Solteiros  

  
OS SOLTEIROS
Título Original: The Singles.
Autor: Meredith Goldstein
Tradutor: Ana Paula Corradini
ISBN: 9788581634494
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256
Ano:2014
Nota:3/5
Sinopse: Hannah é diretora de elenco em Nova York e ainda chora pelo ex que a abandonou. Rob não é muito bom em assumir compromissos, mas nos tempos da faculdade quase namorou Hannah — e não se esquece disso... Vicki tem um trabalho lucrativo (embora tedioso) como designer de interiores de uma grande rede de supermercados, e é uma depressiva crônica. Nancy leva uma vida dupla, e Joe é um quarentão que adora namorar mulheres mais jovens... Não há como negar: juntos, eles podem comprometer seriamente os planos de Bee de ter o casamento mais elegante da cidade. Da união desses personagens apaixonados resulta um romance divertido e doce sobre vidas entrelaçadas, relações de amizade e o incontestável amor.
Resenha: 

Recebi esse livro da parceria com a Novo Conceito. Apesar de chick lit não ser um dos meus gêneros preferidos, peguei esse livro para ler tentando me recuperar do "buraco" literário que senti ao terminar Thoughless( veja a resenha). A sinopse me deixou animada.
Bee está prestes a se tornar a Sra Fee, (uma das piadas do livro, afinal Bee Fee soa como "bife")entre diversos preparativos, o que está mais incomodando Bee, é como alocar seus cincos convidados solteiros. Ela até chegou a mandar um convite extra a cada um, mas como todos confirmaram presença sozinhos ela faz e refaz o esquema das mesas sem chegar a uma solução. Ela chega a comprar um quadro branco e passa horas tentando arrumá-los.
.Fazer um esquema usando cores diferentes para cada grupo de convidados é uma ótima ideia! Foto: Something Turquoise
Quando eu comecei a ler o livro, achei que o tema era banal, mas foi só uma pesquisada no Google para encontrar uma foto parecida com o esquema que vi como isso é "preocupante" em um casamento. Achei até um artigo intitulado "A difícil tarefa de organizar as mesas da recepção", da onde tirei a foto. Como eu nunca casei nem planejei um casamento, eu achava que era melhor deixar cada um se sentar onde quisesse, mas parece que não é assim. Fala aí Gisele,(uma das meninas de tinta acabou de casar, ela deve saber mais que eu,kkkkkkkkkkk.)
Então, depois de muito quebrar a cabeça e se estressar Bee resolve seguir o conselho da mãe que rapidamente aloca os solteiros e partir para os outros preparativos.
Os solteiros são: Hannah, Vicky, Nancy, Rob, e Joe.
Hannah, Vick e Rob são amigos de faculdade de Bee, Hannah é diretora de elenco de filmes independentes (de baixo orçamento) em Nova York.V ick é designer de interiores de uma rede de supermercados. Rob largou a faculdade e é bibliotecário.
Joe é tio de Bee por parte de pai, divorciado e tem um negócio de material de restaurantes em Las Vegas.
Nancy é viúva, amiga da mãe de Matt, o noivo.
Todos os cinco tem algum tipo de "problema" que garante o tema do livro e dos cinco só 3 comparecem efetivamente ao casamento.
Hannah, é de longe, a melhor personagem do livro. Ela foi abandonada pelo namorado de faculdade Tom, que também estará no casamento. Como diretora de elenco, ela tem a "tendência" de enxergar tudo como um filme e escala atores para protagonizarem as "cenas" que vive. Inclusive ela própria.
"...Hannah ficou imaginando, sem conseguir desligar seu cérebro de diretora de elenco, sua versão de madrinha de casamento aprisionada deveria ser interpretada por uma atriz nova e ambiciosa, imperfeita, porém simpática. Ou melhor ainda, por uma grande estrela, mas conhecida por ser carrancuda.
-Kristen Stewart- Hannah susurrou para si mesma ao olhar pela primeira vez pela janela de sua prisão na torre. Emily Blunt, ela decidiu então que aos 29 anos, era velha demais para ser  interpretada por qualquer atriz de Crepúsculo"
   
Vicki sempre quis ser design de interiores, mas hoje tem um trabalho que paga bem, mas não a satisfaz que ela chama de "algemas de ouro" porque afinal uma rede de supermercados tem sempre o mesmo design. O trabalho dela consiste em visitar as lojas e verificar se alguma coisa destoa na rede, como uma placa mal colocada ou uma parede descascada. Foi diagnosticada com transtorno afetivo sazonal e  um dos métodos para sua "cura" é o uso de uma luminária!!! e é viciada em romances eróticos de V.C Andrews desde adolescência.( uma pesquisada rápida sobre o autor, descobri que os livros dele são considerados raridade aqui no Brasil. Dá uma olhada no preço no Mercado Livre!!!!!!!!!!)
"V.C Andrews levou Vicki a acreditar que uma mulher poderia literalmente sentir o orgasmo do homem.Ela lembrava de ter lido frases como " ela o sentiu gozar dentro dela" e acreditado que os pênis eram mais ou menos como hidratantes....o que quer que saísse do pênis no momento do êxtase revestia o interior da vagina com alguma coisa macia e gostosa, como pipoca amanteigada de cinema"
Quando Vicki finalmente fez sexo de verdade, ficou chocada com a falta de faíscas, cicatrizes e gêiseres de hidratante. O cara teve que avisa-la que tinha acabado."
Rob é um dos que não comparece ao casamento, mas como é amigo de Hannah, e quase a namorou antes de Tom,( na verdade eles tinham uma de amizade colorida),  que aliás era o melhor amigo dele na faculdade, ele está presente diretamente na história, porque a cada espirro, Hannah liga para ele. Depois de um relacionamento com uma depressiva, ele é viciado em comprimidos e vive com uma cadela que tem crises convulsivas.
Joe, é a "persona não grata" da família." Como é divorciado, tem uma filha que vive a quilômetros de distância e que ele sustenta mas nunca vê, vive em Vegas e sempre namora mulheres mais jovens, ele é visto como irresponsável pela mãe de Bee, mas é muito amado pela sobrinha.
Nancy também não vai ao casamento, ela fica "doente" e no seu lugar manda seu filho Phil que não conhece absolutamente nada nem ninguém no local. Ele vai porque é o típico "filhinho da mamãe" controlado e governado por ela, a ponto de influenciar em seus relacionamentos. Desde que viu sua mãe cuidar do seu pai, prometeu cuidar e protege-la durante toda sua vida e atende a cada anseio dela.
"A briga tinha começado depois que Phil cancelou a viagem do casal para Virgina Beach.Ele havia prometido que levaria Elizabeth para lá em um fim de semana prolongado.Estava tudo pronto mas, um dia antes da viagem Phil recebeu uma ligação de Nancy. Ela o convidou para jantar e disse que já tinha feito seu prato favorito: Filé Wellington.
-Eu disse que iria - Phil explicou."
Com todos esses personagens (e outros) o livro é dividido em capítulos referentes a cada um deles e passa mais tempo explicando a vida de cada um até aquele momento do que propriamente no casamento. Mas não se engane, até o final do livro cada um deles protagonizará ou participará de uma situação vexatória.
No final, o casamento serve para que todos de alguma maneira, mudem alguns aspectos da sua vida.
Se você é solteiro( como eu)dá para se identificar ou reconhecer alguém em cada uns dos personagens. As "loucuras" deles serão motivos de algumas risadas.
Leve, divertido e bonitinho, é um livro bem legal para se passar o tempo.
Segundo a sinopse, o livro teve seus direitos vendidos para a televisão e o cinema. Na tv eu imagino a história como um programa piloto de alguma série do estilo Friends. Já para o cinema, acredito que mexendo um pouquinho no roteiro, dará uma comédia divertida.
A autora usou sua experiência como colunista de relacionamentos para desenvolver o livro. Ela escreve a coluna Love Letters no The Boston Globe.

Espero que tenham gostado da resenha.

Um beijo,

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!