[resenha de tinta] Alma?



ALMA?
Série: Protetorado da Sombrinha - Livro 01
Título original: Souless
Autor: Gail Carriger
Tradutor: Flávia Carneiro Anderson
Número de páginas: 308
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859042
Ano: 2013
Nota: 4/5

Sinopse:
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.

Resenha:
Alexia Tarabotti é preternatural, sugadora de almas, sem alma. Mas, peraí... o que?
Voltemos.
Estamos na Inglaterra vitoriana, auge dos bailes elitistas, mães casamenteiras e beldades loucas para casar. E entre esse povo todo, ainda há os vampiros, lobisomens e fantasmas. Num mundo onde se vive a Idade das Luzes, humanos e sobrenaturais vivem em harmonia na sociedade londrina.
Alexia é filha de Alessandro Tarabotti, italiano, e herdou o dom preternatual, o tom mediterrâneo de pele e o nariz forte, sendo assim, considerada feia para os padrões ingleses da época, que instituiu beleza como a palidez, nariz pequeno, mulher baixa e magra...aff...que sem graça! E sua família, como tais, também a consideram feia. Dessa forma, sua mãe sempre soube que não haveria par adequado para Alexia e nem se deu ao trabalho de apresenta-la à sociedade aos 15 anos. Apesar da personalidade forte, sua autoestima é zero. Mas o que lhe falta em autoestima, sobre em personalidade, inteligência e coragem. Destemida até. Principalmente quando se trata de Lorde Maccon, a quem adora perturbar, já que o lorde não tolera sua língua afiada. Ele é o chefe do DAS – Departamento de Arquivos Sobrenaturais e... lobisomem. E também chefe da alcateia. Tudo muito bem organizado.
Os vampiros também tem uma forma peculiar de organização social. Em colmeias. Esse tipo de arranjo, já tinha visto em um filme, Padre, bem legal. 
Trailer do filme  Padre

E sendo assim, só a rainha tem o poder de transformar humanos em vampiros. E há os vampiros errantes, que não estão ligados a nenhuma colmeia. O mais famoso deles é Lorde Akeldama. Adorei ele!! E ele também adora Alexia.
Este livro é no estilo steampunk. Já tinha ouvido falar, mas não sabia o que era e nunca tinha lido nada parecido, mas já tinha visto no cinema, nos filmes As Loucas Aventuras de James West, A Liga Extraordinária e Van Helsing que amoooo; então vou explicar muito sucintamente o que é steampunk pra vocês.
Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.
O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época. Se quiser saber mais acesse aqui e aqui.
Olha que fofo esse computador!
Como na maioria dos romances históricos, as roupas são muito bem detalhadas e, aqui, as refeições também. Deu até fome, rs. Tem outras coisas que são bemmm detalhadas, mas vou deixar vocês descobrirem quando lerem ;)
A ciência descrita nessa história é meio nazista. Tenho certeza...rs. lembrei do Capitão América e da Hydra. 
Isso aí que a Alexia viu no equipamento...é nazista...tenho certeza...rs

Viram que este livro lembrou-me um monte de filmes né... cinéfila e tal... estamos falando do livro ou de filmes? Todos partem do mesmo princípio né? Uma história muito boa que surge em mente muito criativa J
Estava muito afim de ler esse livro e a fofa da Lua me salvou! \o/
Mas vocês devem estar se perguntando: mas o que é preternatual?? Você falou, falou e não explicou o mais importante! 
Humm...tô pensando, pensando...rs...se explico ou espero vocês lerem, mas como sou uma pessoa legal e iluminada, vou falar: o poder dela é muito legal! Se o vampirão chega pra atacar e ela o toca...puf! Vira humano enquanto o toque persistir! Ela tira tudo o que o transforma em vampiro ou lobisomem! Muito legal! E agora? Aumentou a curiosidade? Então vai lá e lê! E depois me fala o que achou...rs
Logo, logo estarei lendo o livro 2, Metamorfose? e a resenha vai estar por aqui também.
Muito bom!!




Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!