[Resenha de Tinta] Extraordinário

Título original:  Wonder
Autor: R. J. Palacio
Tradutor: Rachel Agavino
Número de Páginas: 320
Editora: Intrínseca  
ISBN: 9788580573015
Ano: 2013
Nota: 5/5


Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Resenha: 

       Como você se sentiria se visse uma pessoa com o rosto desfigurado? E se fosse tão deformado que nem parecesse um rosto? E se esse 'não rosto' pertencesse a uma criança? E se VOCÊ fosse essa criança?
       Extraordinário é um livro lindo, pesado e que te faz pensar na vida. No começo o livro é contado exclusivamente por August, e nada é tão angustiante do que ver o mundo através dos olhos desse menino meigo, engraçado e inteligente. Então a autora põe a visão do livro sob a ótica dos outros personagens e isso é chocante. Fiquei particularmente do lado da irmã adolescente. Tive pena dela. Acho que foi minha personagem favorita.
       Um dos personagens, o professor de inglês, ensina 'preceitos' aos alunos. Achei bem bacana. Tem um livro só com esses preceitos. O meu favorito ainda é o do August: 
'Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.'

2 comentários

  1. Já ouvi muito bem de Extraordinário, e me encantei com esse quote do August. Parece algo óbvio, que todos vencemos em alguma coisa e merecemos reconhecimento por tal, mas nem sempre isso acontece.

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Agatha, tudo bem!?

    Um dia com apenas vinte reais entrei em uma livraria e fiquei com esse livro em uma de minhas mãos sendo impulsionado a comprá-lo. Pena que nos últimos instantes acabei optando por O Mar de Monstros, pois também queria muito dar continuidade na leitura da série.
    Mas quem sabe numa próxima?
    Parabéns pelo blog e pela resenha.
    Até a próxima!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!