[ENTREVISTAS DE TINTA] NANA PAUVOLIH

Olá pessoal,
Hoje nós temos o imenso prazer (literalmente falando) de publicar uma entrevista com a autora Nana Pauvolih.

Se você gosta de leitura sensual e é ligado na internet, tenho certeza que já ouviu falar dela. Autora de sucessos como A Coleira e da Trilogia da Redenção entre vários outros, Nana hoje é praticamente o "trend topic" dos grupos literários do facebook. É recordista de leituras no Wattpad e de vendas na Amazon.
Isso não bastasse, é o tipo de autora com o qual todo leitor voraz quer se relacionar: não demora a publicar, escuta seus fãs e é uma simpatia de pessoa.

Reação básica após a leitura dos livros da Nana.

Bom, deixemos a baba de lado e vamos ao que interessa. Com vocês, Nana Pauvolih:

Mundo de Tinta: Seja bem vinda ao nosso Mundo de Tinta. Conte-nos um pouco sobre você. De onde você é, se tem outra profissão além de escritora, qual o seu autor preferido ou tipo de livro preferido. Enfim, resuma um pouquinho quem é  Nana Pauvolih.

Nana Pauvolih: Nana Pauvolih é um pseudônimo criado com parte do meu nome, Janaina, e com o sobrenome da minha avó francesa. Tenho 39 anos, casada, com dois filhos. Sou do Rio de Janeiro e durante muito tempo trabalhei como professora de História e Filosofia. Por isso usava pseudônimo para escrever meus livros eróticos. No ano de 2013 resolvi investir de vez só na profissão de escritora e parei de dar aulas. Então, atualmente, essa é minha única profissão. Sempre fui fanática por leitura e também gostava de escrever. O livro que mais me marcou foi um erótico da autora brasileira Cassandra Rios, VENENO, que li bem nova. Acho que influenciou minha escrita. Mas meu autor preferido é Machado de Assis.

Mundo de Tinta: O seu perfil no Skoob diz que você escreve a mais de 25 anos e que sempre guardou para você. Um dia publicou trechos do seus textos em um site e alcançou um grande número de leitores.
Depois dessa publicação, você se tornou o mais novo sucesso literário das redes sociais. Não há um grupo literário no facebook que não mencione você ou fale dos seus livros. Porque você demorou tanto a mostrar o que escrevia e qual é a sensação de ter tantos fãs a partir dessa publicação?

Nana Pauvolih: Eu demorei por que achava que ninguém ia gostar. E pelo fato de ter cenas bem picantes. Encarava como um hobby que eu amava e que me acompanhava em todos os momentos. Um dia vi esse site e por brincadeira resolvi arriscar. Nem acreditei quando as primeiras leitoras começaram a comentar e pedir a continuação. Foi assim que terminei de escrever A Coleira, que eu já tinha começado desde 2004 ou 2005. O mesmo livro mostrei a uma editora, que em menos de 30 dias me disse que queria publicar. E mostrei a uma grande escritora amiga minha, Danka Maia, que nem gostava de romance erótico. Lembro que falei meio sem graça para ela: “ É só um romance com muito sexo”. Ela leu e depois respondeu: “ Nunca mais desmereça seu trabalho. É um romance sobre amor, paixão, conflitos pessoais, que vai além do felizes para sempre. Eu adorei”. A partir daí, comecei a ficar mais confiante no meu trabalho. A sensação de ter tantos fãs é maravilhosa, inquestionavelmente um incentivo a continuar e melhorar cada vez mais. Muitos desses fãs viram meus amigos, como as meninas do meu grupo no facebook. Eu gosto de ouvir o que dizem, sejam comentários positivos ou críticas. Amo muito tudo isso rsrsrs.

Mundo de Tinta: As suas publicações tem uma alta carga erótica, mas que não os torna sem história. Seus personagens são densos e suas histórias tem um bom desenvolvimento. Você sempre escreveu sobre esse tema ou há outras publicações que não sejam desse gênero? 

Nana Pauvolih: A maioria dos meus livros é sobre esse tema. Eu gosto de pensar em uma história e contar os detalhes sobre ela, inclusive os sexuais. Mas também tive uma ideia no ano passado de um livro escrito em conjunto com mais três escritores amigos meus, A Liga Literária, que não é erótico. É um livro futurista sobre o Brasil em 2072, onde um livro mágico traz poderes a oito pessoas que tem contato com ele. Nesse livro eu tenho 3 personagens e, como não podia deixar de ser, dois deles se apaixonam e ainda rola um triângulo amoroso com a personagem feminina de Danka Maia. O livro está maravilhoso. Ainda nem acabou e já tem 800 páginas.


E nós do Mundo de Tinta, já o queremos!


Mundo de Tinta: Você é considerada uma "máquina" de escrever pelos seus fãs, não no sentido de obsoleto, mas pela velocidade em que você escreve. De onde você tira tanta inspiração? 

Nanah Pauvolih: Eu amo escrever, então não consigo ficar parada rsrsrs. Mesmo quando estou fazendo outra coisa, geralmente minha cabeça está criando. Não sei de onde vem a inspiração. Geralmente quando estou escrevendo um livro, já vou pensando no próximo. Tenho vários na lista, esperando a vez deles rsrsrs. Anoto, faço um resumo, depois escolho o que vou trabalhar primeiro e não paro até acabar. E quando acaba já fico desesperada para começar outro. Acho que sou viciada rsrsrs.

Mundo de Tinta: Depois do seu romance A Coleira publicado em formato físico todos os seus outros livros foram lançados em formato digital. Isso é uma opção sua ou esse nicho foi o mais promissor? Existe alguma possibilidade de seus outros livros serem publicados em formato físico?

Nana Pauvolih: Foi uma opção, pois as editoras que me fizeram propostas cobram muito caro o livro e o lucro do escritor é pouco. Geralmente proíbem o meio digital. Assim acabamos presos. Eu gosto de mostrar meu trabalho e faço isso com todos, no blog da Danka Maia e no wattpad. Muita gente me diz que é burrice, pois quem ler de graça não compra. E ainda tem o lance da pirataria. Mas eu tenho tanto prazer em escrever e tanto prazer em compartilhar, que enquanto der eu faço isso. Muitos compram assim mesmo, pois mando com diagramação e dedicatória, e querem me prestigiar. Agradeço demais a eles, pois atualmente vivo disso. E assim vou levando. Quanto ao fato de virarem físico, estou investindo nisso e até maio lanço Quando Vi Você e Quando Vi Você 2 como livro físico. Estão na revisão e na composição de capa.

Mundo de Tinta: Todo mês temos lançamentos de vários títulos internacionais no mercado, alguns até de qualidade duvidosa. Em contrapartida, são pouquíssimos os lançamentos nacionais que não sejam de autores já conhecidos e quando há, são a preços exorbitantes. É mesmo tão difícil a publicação nacional? Qual sua opinião sobre isso?

 Nana Pauvolih: Sim, é difícil a publicação nacional. E quando tem, os livros ficam caros. Acho que as editoras ficam com medo de arriscar e não ter mercado, mas acho que isso vai mudar. A prova é o grande número de leitores nas redes sociais buscando autoras brasileiras. Ao menos espero que mude. Vamos ver como fica o mercado daqui para frente.

Mundo de Tinta: Você mantém um grupo no facebook e uma página no wattpad, onde além de publicar, você recolhe as impressões dos leitores sobre os seus livros. Até que ponto isso te influencia no perfil traçado para seus personagens? Ou no rumo das suas histórias?

Nana Pauvolih: Influencia bastante, mas não mudo o principal da história. Foi assim com A Redenção de um Cafajeste, que causou muita polêmica quando foi escrito. Fiz algumas concessões, mas não mudei o que imaginei para ele desde o início. Uma das concessões foi o livro seguinte, Redenção e Submissão, sobre Matt, um personagem do primeiro livro, que as meninas amaram e pediram muito para ter uma história. E isso me levou à Redenção ao Amor, o terceiro e último livro da série sobre Antônio. Gosto de ouvir as leitoras e não sou radical, mas tento me manter fiel ao que penso sim. Outra coisa que gosto de fazer é homenagear uma leitora ou amiga nos livros, colocando-as em determinado momento na história.


O livro Redenção e Submissão foi resenhado aqui, no Mundo de Tinta!


Mundo de Tinta:  Sendo uma das líderes de venda na Amazon e uma das mais lidas no wattpad, a Nana escritora sente-se realizada? Falta alcançar algum patamar?

Nana Pauvolih: Eu me sinto realizada com o que tenho, que é um carinho enorme das minhas leitoras. Mas é claro, desejo alcançar outros patamares sim, como ter uma editora grande investindo em meu trabalho e ver meus livros em grandes livrarias. Mas não me preocupo muito com isso. Sou muito feliz com o que tenho e gosto muito da vida, sou tipo o Zeca Pagodinho: “ Deixa a vida me levar, vida leva eu, sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu”. Rsrsrs

Nana Pauvolih: Foi um prazer responder a todas as perguntas. Obrigada pela oportunidade. E convido a todos a conhecerem o meu grupo, meus livros no wattpad e minha página no face. Um grande abraço a todos. E muitos beijos.

Nana, nós do Mundo de Tinta é quem agradecemos a presteza e a simpatia com que você nos respondeu e desejamos a você muito sucesso na sua carreira e que seus livros sejam sempre grandes fenômenos de público e crítica.

Querem saber mais? 

Você encontra mais Nana Pauvolih no grupo Romances Picantes da Nana Pauvolih  ou na página dela Livros da Nana Pauvolih no Facebook.

Quer ler um romance erótico bem construído? Os livros da Nana estão a venda em :

Amazon
Loja & Livraria Beco Das Ideias

Alguns livros, como a trilogia da Redenção também estão disponíveis para leitura gratuita no Wattpad da autora e no blog da Danka Maia. Este, com fotos.

E aí foi bom para vocês? 

Para nós com certeza foi. 

Um beijo.

13 comentários

  1. Lua, ficou muito boa entrevista! Adorei a imagem do ventilador... rs
    Não li a autora, mas já li o nome dela pela rede, inclusive no Wattpad.Tenho lido tantos livros no gênero, tantos bons como ruins, mas nunca de autoras nacionais... Vou listá-lo para ler! :D

    Bjus
    Isabeli

    ResponderExcluir
  2. Luana Lima e Mundo de Tinta, agradeço muito pelo convite, pela oportunidade de falar um pouco de mim e do meu trabalho e pelo carinho com que fui recebida. Adorei suas perguntas, Luana, e o modo descontraído com que fez tudo. É um prazer enorme estar aqui. Muitos beijos! Foi uma honra para mim.

    ResponderExcluir
  3. Nana Minha diva!! Amo os eu romances, tenho quase todos.

    ResponderExcluir
  4. A Nana é uma pessoa fantástica, acessível a suas leitoras não somos só um número...Somos Nanetes e acima de tudo amigas dela........ seus livros são envolventes e apaixonantes.....Vale muito a pena ler todos....Amo...

    ResponderExcluir
  5. Sou suspeita a falar, mas a Nana é uma autora maravilha, seus livros tem uma mistura de amor, erotismo, suspense, drama, que prende do começo ao fim.
    É realmente uma pena as editoras não darem o devido valor.
    Mas nós fãs de carteirinha vamos sempre estar a postos para prestigiar o seu talento.

    ResponderExcluir
  6. Que linda entrevista.
    Sou portuguesa e cá não existem muitos livros deste genero. Só atraves da internet consigo ter acesso a muitos dos livros e fui conhecendo o muito do que se vai publicando no Brasil, encontrando muitas obras e muitos autores. Sou uma leitora compulsiva, leio muito, mesmo. Um dia, num blog baixei o Quando vi você. Só parei quando li a ultima pagina do ultimo livro que encontrei. Acho q nessa semana devo ter dormido 3 ou 4 horas por noite. E acho tambem, q foi isso a primeira coisa q disse à Nana quando trocamos mensagens no grupo. Nem sei se agradeci pelo talento. Só resmunguei q desde q tinha encontrado o seu trabalho me sentia incapaz de ler qualquer outra autora. Q vergonha para mim! :D
    Encontrei o grupo no Facebook, já no final das postagens de Pecados e Desejos. Assisti ao nascimento da trilogia a Redenção e garanto assistirei com enorme prazer ao nascimento e sucesso de todos os que ainda virão.
    Adoro ler os comentarios de tantas meninas q como eu vivem a historia dos personagens como se fossem alguem tão proximo de nós, é essa, a meu ver, a maior força dos livros da Nana, os sentimentos são de tal forma expostos que nós os absorvemos e os vivemos como nossos.
    Adoro ainda interacção no grupo q existe com a Nana, é notavel como com tanto trabalho ainda se disponibiliza para nos atender e ouvir, com um carinho imenso.
    Termino dizendo, a Janaina é uma pessoa maravilhosa e a Nana uma autora fantastica.
    Bjos e obrigada às duas

    ResponderExcluir
  7. Nana amo você !!! é muito bom saber que vc nos ama também ah adorei sua entrevista sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Blog Mundo de tintas por entrevistar a Diva Nana Pauvolih, essa escritora encantadora e Fofa. Amei ler a entrevista e conhecer um pouquinho mais essa autora que amooooo !!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela entrevista! Nana, a mim só cabe dizer:EU TINHA RAZÃO!!! kkkkkkkkkkk
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Amei sua entrevista Nana, super feliz com o seu sucesso e por favor não pare.
    Que Deus continue dando muita saúde pa você e sua família.
    #AmoSeusLivros

    ResponderExcluir
  11. Nana, adoro o seu trabalho e já li quase todos os seus livros. Estou roendo as unhas com a estória do Antônio e a Cecília.Tinha prometido a mim mesma que só ia ler redenção de amor quando já estivesse no final,mas não resisti por muito tempo e agora vivo essa aflição que é esperar pelo próximo capítulo!!!! Outra coisa que me aconteceu e que é culpa sua: não consigo mais gostar de outros livros. Estou sempre comparando sua estória à de outros autores.E claro,você ganha disparado!!!!Gostei muito de sua entrevista, você me transmitiu uma grande simpatia. Que você continue nos maravilhando cada vez mais com seu talento.

    ResponderExcluir
  12. Muito legal a entrevista, eu que sou uma nova fã da autora Nana, gosto de prestigiar tudo q faz, por isso dou PARABÉNS a voce por entrevista-la. bjs mil

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Nana pela entrevista, é muito legal a fã conhecer mais a DIVA, sou NANETE e já li tudo que Nana escreveu, livros e contos, ADOROOOOOO

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!