Resenha de Tinta: Um de nós está mentindo


Autora: Karen M. McManus
Pág: 384
Editora: Galera Record
Ano: 2018

Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta?



Segredos... 
Quem não os têm? Até onde você iria para proteger os seus?


Basicamente, essa é a temática do livro. Numa situação bem atípica, temos Bronwyn, a CDF certinha e irretocável. Cooper, o rei do baile e astro do beisebol. Addy, a patricinha fútil e popular. Simon, um nerd que ficou famoso por maus motivos e Nate, o bad-boy, criminoso em liberdade condicional por tráfico de drogas. Todos, exceto Nate, nunca estiveram na sala de detenção. Mas após um celular estranho ser encontrado em suas mochilas, eles são penalizados com o castigo após a aula. Durante o castigo, o caos acontece e termina com Simon morto. Após a primeira averiguação, supõe-se que foi acidental, até que algumas provas surgem e a história muda.
Simon era um nerd comum e rejeitado pela maioria das "panelinhas" do colégio. Para se sobressair, cria um aplicativo chamado Falando Nisso, onde expõe todas as fofocas sobre os alunos de Baywiew, sem nenhuma responsabilidade ou misericórdia, isso talvez seria também ignorado, se todos os posts publicados não fossem verdades. A partir daí, Simon não é mais qualquer um, é o odiado e até temido, dono do app.
Muitos dos posts geram consequências bem graves, como o quase suicídio de uma das alunas. Mas ainda assim, o app segue em atividade.
O mistério realmente começa quando a polícia descobre que os até então "irretocáveis" da sala de castigo, estavam prestes a serem expostos por segredos que afetariam todo o seu futuro e carreira.
E agora? Qual deles seria capaz de silenciar Simon? Ou será que todos armaram juntos para Simon?
Não sou do tipo que fica confabulando o que vai acontecer ou quem é o assassino, gosto de deixar o autor me guiar e surpreender. Este caso não foi diferente, quando a hipótese surgiu achei pouco provável mas ao se confirmar e justificar, me agradou.
A temática de mistério é leve, envolvente e fluida. Cada capítulo é contado sob o ponto de vista de cada um dos suspeitos. O que favorece bastante a análise da personalidade e rotina deles. A personagem que mais me surpreendeu foi Addy, torci muito por ela durante a leitura. 
Li em ebook e a edição está muito ruim! Desde espaçamento e marcação de páginas, até a troca de palavras! Nada que atrapalhe a leitura totalmente mas é muito chato!

Sim, eu leio em tablet pq não gosto da capa em preto e branco do Kobo, prefiro coloridinho :D


Achei interessante a abordagem de temas atuais como o bullying, slut shaming, redes sociais, pressão e/ou descaso da família. Coisas comuns no cotidiano dos adolescentes de hoje em dia, e é um bom atrativo.
Como eu sou a louca por thrillers, lógico que achei fraco no quesito sofrimento ao leitor, mas para quem curte um suspense bacana e despretensioso, se entreguem porque a leitura será formidável!







2 comentários

  1. Uauu amei a resenha, o livro parece ser bom. Já estou até criando suposições na minha mente só pelo que você escreveu haha preciso ler....Me conta quem matou o Simon??? kkkkk Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Hahaha eu sou a rainha do spoiler mas nesse caso não posso contar, mas posso garantir que é surpreendente!! Tem que ler pra descobrir!! =*

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!