Resenha de Tinta: Edenbrooke





Ano: 2017 / Páginas: 304

Idioma: português 

Sinopse: Marianne Daventry fará qualquer coisa para escapar do tédio de Bath e das atenções amorosas de um pretendente indesejado. Então, quando chega um convite de sua irmã gêmea, Cecily, para se juntar a ela em uma enorme casa de campo, ela agarra a chance na hora. Pensando que vai poder relaxar e desfrutar de seu amado interior inglês enquanto sua irmã tenta fisgar o belo herdeiro de Edenbrooke, Marianne descobre que até mesmo os melhores planos dão errado. De um aterrorizante encontro com um salteador a um aparentemente inofensivo flerte, a jovem se encontra envolvida em uma aventura inesperada e cheia de romance e intrigas, suficientes para manter sua mente agitada. Ela será capaz de controlar seu coração traidor, ou um estranho misterioso irá arrebatá-lo? O destino estava pensando em algo diferente de um verão relaxante quando mandou Marianne para Edenbrooke.


Olá, Leitor.

Dia desses estava eu comprando livros para uma amiga secreta de um clube literário de romances de época que participo e para completar o frete eu resolvi comprar um livro para mim (como todo leitor que se preze, eu gasto além do que o previsto para ter um livro, mas não com o frete, claro) e aí Edenbrooke estava em promoção. Não sei onde eu passei os últimos meses de 2017, mas não foi na Terra, principalmente na terra dos romances de época, porque eu nunca tinha ouvido falar do livro. Mas como era "baratin"(marromenos) eu resolvi levar. 
Ficou parado lá na estante, como vários outros, e quando eu não estava conseguindo engrenar na leitura de outro livro, resolvi pegá-lo para desopilar e poder dar andamento no outro. Eu só não contava que iria me apaixonar!
Como diz a sinopse, o livro conta a história de Marianne, uma mocinha que foi morar em Bath com sua avó após a morte de sua mãe e que lá arranjou um pretendente bem intencionado, poeta e tudo, embora suas poesias sejam toscas e ele seja asqueroso. Ele baba, um horror!
De saco cheio, ops, cansada de sua vida lá, ela de repente recebe um convite de sua irmã, para passar uma temporada em Edenbrooke, a casa de campo de uma mulher que foi uma grande amiga de sua mãe e a está hospedando. 
Louca para sair de Bath, Marianne aceita o convite e aí começa um mundo de aventuras na sua vida que podem muda-la completamente. Será que Marianne conseguirá ser feliz durante sua estadia naquela casa?
Para começar, posso dizer que Marianne é diferente da maioria das mocinhas que temos lido nos romances de época atuais. Ela não é determinada, forte, resolutiva. 
Marianne é pueril, jovem e extremamente inocente. Isso não que dizer que ela seja boba, ela é engraçada e simpática. Seu principal hobby é rodar. Sabe a noviça rebelde? Então, Marianne, roda,roda... embora sua avó pegue no seu pé dizendo que ela deve aprender a se comportar como uma moça. Inclusive, só permitindo que ela viaje caso ela se comprometa a aprender a se comportar.

Marianne concorda e então viaja. Durante um revés na viagem, ela conhece Phillipe, um viajante que está na hospedaria onde ela para durante a viagem. Quando segue viagem e finalmente chega em Edenbrooke, ela o reencontra e descobre que ele é um dos filhos da amiga de sua mãe. Com a chegada de sua irmã atrasada em alguns dias,Marianne vê em Phillipe um amigo com quem passará a maioria de seus dias.
Gente, Phillipe é uma graça. Um bom moço que me conquistou logo no primeiro contato O relacionamento entre eles é totalmente fofo e embora o mocinho seja um mestre na arte do flerte, Mariane é tão ingênua que perde a maioria de suas insinuações, que nós leitores pegamos facilmente. 
Tem momentos que dá vontade até de chamar a moça de "idiota", mas Marianne é assim, pura de sentimentos.
Com a chegada de sua irmã, o relacionamento entre eles muda um pouco e ela se vê em um dilema que definirá o seu futuro.
Com boas tiradas, leituras em entrelinhas, ações nada comportadas de Marianne que causam risadas durante a leitura e trechos de suspirar sem nenhuma pegada hot ou até mesmo sedutora, a autora conseguiu criar uma trama diferente do habitual, mais sensivel,  mas não doce demais, que com seus segredos e reviravoltas, não enjoa.
Edenbrooke, com sua trama fácil, que não dá vontade de largar, se tornou um dos melhores livros de época que li nos últimos tempos. E eu já li muitos. É um frescor no meio de tantos romances repetitivos. 
Amei demais. Um dos meus favoritos da vida.

"Para o meu amor desavisado. Quando olho em seus olhos, perco todo o senso de tempo e espaço. Tenho toda a razão roubada, o pensamento lógico apagado e me perco no paraíso que encontro dentro do seu olhar."


Não é de suspirar?
Se você gosta de romance de época, eu diria até com uma pegada um pouco "Austiniana", eu leria Edenbrooke já. Não vai se arrepender.

Até mais,




Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!