Resenha de Tinta: Lava Jato


O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil


PARCERIA ARQUEIRO

Autor: Vladimir Netto
Editora: Primeira Pessoa (Selo Arqueiro)
ISBN: 9788568377086
Páginas: 372
Ano: 2016
Nota: 5/5

 Sinopse: Em Lava Jato O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil, o jornalista Vladimir Netto acompanha as investigações desde seu início, em março de 2014, e, como num livro de suspense, vai revelando, pouco a pouco, os principais desdobramentos que expuseram o maior escândalo de corrupção do país. À medida que a operação avança, vamos descobrindo quem são os personagens-chave desse processo doleiros, dirigentes da Petrobras, políticos e empreiteiros e como se articularam para desviar bilhões dos cofres da estatal. Para traçar o perfil do juiz Sergio Moro, fio condutor desta história, o autor se debruça sobre seu trabalho: o vasto conhecimento técnico, as perguntas meticulosas, as sentenças fundamentadas e a coragem de enfrentar a pressão de advogados de renome. Repleto de informações de bastidor, ligações perigosas e diálogos de um cinismo impensável, este grande livro-reportagem, com ares de trama policial, é um registro histórico do conturbado período que o Brasil atravessa. 

Resenha:

Olá pessoal! Como eu prometi neste post aqui, li o livro e cara, C-A-R-A! Cadê a continuação?!

Vladimir Netto escreveu um livro bem apartidário como prometido, mas algumas das coisas que ele conta parecem saídas da ficção =O

Todo mundo que vive no Brasil tem acompanhado a operação que realmente abalou o país. Algumas pessoas colocam o juiz Sérgio Moro como santo e única pessoa não corruptível, outras colocam ele como diabo e o mais corrupto da história, e outras ainda não se decidiram. Seja qual for sua opinião, acho que todos concordam que a Lava Jato é um acontecimento realmente importante na nossa história. Um dia vamos falar da Lava Jato e das inúmeras manifestações populares para os nossos filhos, da mesma forma que crescemos ouvindo sobre o "Diretas Já". Eu acompanhei +/- as notícias e sempre me senti meio perdida com tantos nomes, termos, e ficava com aquelas perguntas "mas por que fulano não foi investigado?" e "mas por que só falam de ciclano"? Bem, um dos pontos altos do livro do Vladimir é justamente explicar algumas dessas coisas. Porque ele conta quem é quem, os nomes, cargos que possuíam quando começaram a ser investigados e da época em que praticaram os atos. Em alguns pontos, ele diz inclusive, qual foi a justificativa para a abertura ou não de inquéritos e quem era a pessoa responsável por essa decisão. Ele fala os nomes dos partidos envolvidos sem pudor e sem puxa-saquismo. O único puxa-saquismo que ele faz é quanto ao Juiz. Vladimir está do lado das pessoas que idolatram o homem, mas não senti que isso interferiu na forma de contar a história dos envolvidos.

Antes que vocês se assustem mais com esse livro eu preciso ressaltar que a leitura é MUITO fácil e rápida. Longe de ser massante e lento, o ritmo imposto é tão frenético quanto um romance policial best seller. A única coisa que senti falta foram as referências. Deixa eu explicar, eu estou fazendo meu TCC de Mestrado. Sou acostumada a ler teses e talz, e quando textos técnicos citam outros textos é fornecido uma forma eficaz de rastrear a fonte. O Vladimir às vezes cita "O Jornalista Tal escreveu em sua coluna do Jornal Tal que ...." e aí eu ficava querendo LER o texto original só para beber mais do assunto. E não tem como, porque não sei quando saiu o texto. É tipo você estar lendo um romance bem legal e um dos personagens cita uma frase que você achou ótima e diz que é de um certo autor. Como você pode ler o texto integral sem saber de qual livro daquele autor é a frase? Claro que o texto integral não importa para o livro que você está lendo, é  só mesmo sua vontade de ler mais, sabe? Então, Vladimir se você um dia ler minha resenha: POR FAVOR, em uma futura versão revisada e estendida inclua um anexo com as referências ^^  

Eu que sou muito chata com textos jornalísticos (a ponto de não conseguir ler certos livros) ADOREI a obra do Vladimir. Estou aguardando ansiosamente o próximo volume dessa história porque muita coisa ainda está rolando.

E vocês, já leram? Contem aí, estou louca para falar do livro e do assunto! :D



Um comentário

  1. Faz tempoooooo que quero ler esse livro, ainda não pude comprar, mas terei que comprar logo porque adorei sua resenha!!!
    Ai esse negócio do Moro, ele é meio ruim de um lado, bom de outro, difícil dizer.
    O importante é dar um up no Brasil porque essa crise está assustadora!
    E confesso que nem to entendo todas as barbaridades que estão acontecendo!!!
    Vou querer ler, até pra compreender melhor mesmo!!
    bjão

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!