O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil
Autor: Vladimir Netto
Editora: Primeira Pessoa (Selo Arqueiro)
ISBN: 9788568377086
ISBN: 9788568377086
Páginas: 372
Ano: 2016
Nota: 5/5
Sinopse: Em Lava Jato O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil, o jornalista Vladimir Netto acompanha as investigações desde seu início, em março de 2014, e, como num livro de suspense, vai revelando, pouco a pouco, os principais desdobramentos que expuseram o maior escândalo de corrupção do país. À medida que a operação avança, vamos descobrindo quem são os personagens-chave desse processo doleiros, dirigentes da Petrobras, políticos e empreiteiros e como se articularam para desviar bilhões dos cofres da estatal. Para traçar o perfil do juiz Sergio Moro, fio condutor desta história, o autor se debruça sobre seu trabalho: o vasto conhecimento técnico, as perguntas meticulosas, as sentenças fundamentadas e a coragem de enfrentar a pressão de advogados de renome. Repleto de informações de bastidor, ligações perigosas e diálogos de um cinismo impensável, este grande livro-reportagem, com ares de trama policial, é um registro histórico do conturbado período que o Brasil atravessa.
Resenha:
Olá pessoal! Como eu prometi neste post aqui, li o livro e cara, C-A-R-A! Cadê a continuação?!
Vladimir Netto escreveu um livro bem apartidário como prometido, mas algumas das coisas que ele conta parecem saídas da ficção =O
Todo mundo que vive no Brasil tem acompanhado a operação que realmente abalou o país. Algumas pessoas colocam o juiz Sérgio Moro como santo e única pessoa não corruptível, outras colocam ele como diabo e o mais corrupto da história, e outras ainda não se decidiram. Seja qual for sua opinião, acho que todos concordam que a Lava Jato é um acontecimento realmente importante na nossa história. Um dia vamos falar da Lava Jato e das inúmeras manifestações populares para os nossos filhos, da mesma forma que crescemos ouvindo sobre o "Diretas Já". Eu acompanhei +/- as notícias e sempre me senti meio perdida com tantos nomes, termos, e ficava com aquelas perguntas "mas por que fulano não foi investigado?" e "mas por que só falam de ciclano"? Bem, um dos pontos altos do livro do Vladimir é justamente explicar algumas dessas coisas. Porque ele conta quem é quem, os nomes, cargos que possuíam quando começaram a ser investigados e da época em que praticaram os atos. Em alguns pontos, ele diz inclusive, qual foi a justificativa para a abertura ou não de inquéritos e quem era a pessoa responsável por essa decisão. Ele fala os nomes dos partidos envolvidos sem pudor e sem puxa-saquismo. O único puxa-saquismo que ele faz é quanto ao Juiz. Vladimir está do lado das pessoas que idolatram o homem, mas não senti que isso interferiu na forma de contar a história dos envolvidos.
Antes que vocês se assustem
Eu que sou muito chata com textos jornalísticos (a ponto de não conseguir ler certos livros) ADOREI a obra do Vladimir. Estou aguardando ansiosamente o próximo volume dessa história porque muita coisa ainda está rolando.
E vocês, já leram? Contem aí, estou louca para falar do livro e do assunto! :D
Faz tempoooooo que quero ler esse livro, ainda não pude comprar, mas terei que comprar logo porque adorei sua resenha!!!
ResponderExcluirAi esse negócio do Moro, ele é meio ruim de um lado, bom de outro, difícil dizer.
O importante é dar um up no Brasil porque essa crise está assustadora!
E confesso que nem to entendo todas as barbaridades que estão acontecendo!!!
Vou querer ler, até pra compreender melhor mesmo!!
bjão