Resenha de Tinta: Surpreendente!

Autor: Mauricio Gomyde
Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580578089
Ano: 2015
Páginas: 272
Nota :5/5 e favorito.
Sinopse:"Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso." veja mais no skoob.




Antes de começar essa resenha vou pedir desculpas (novamente!), pelo atraso nessa publicação. Dessa vez a culpa foi da minha ressaca literária que me fez levar dias para terminar esse livro porque eu não queria que ele acabasse.  Depois, eu fiquei pensando em como falar dele, se ele é tão surpreendente. Sim, estou sendo redundante de propósito porque, sem dúvidas, esse é o melhor adjetivo para ele.
Mas vamos lá, vou tentar explicar a explosão de sentimentos que esse livro me trouxe.



O que é chance para você?
O dicionário define chance como a possibilidade de alguma coisa acontecer. Já em matemática, é a probabilidade de ocorrência de um evento dividido pela probabilidade da não ocorrência desse mesmo evento.
Possibilidade. Probabilidade.
Para Pedro Diniz, cineasta recém-formado, essas palavras não existem.
Chance é uma palavra certa. Ele quer ganhar o Cacau de Ouro, na ficção, o maior prêmio do cinema brasileiro. Já teve duas possibilidades. Uma vez ficou com o Tatu de Madeira, na outra foi indicado ao prêmio mas ficou entre os cinco melhores. Dessa vez, essas palavras não entrarão em seu roteiro. Ele quer o primeiro lugar.
O problema é que com baixo orçamento, ele precisa de uma ideia "surpreendente" mas, ele ainda não sabe qual.
Tudo na vida de Pedro resume-se a cinema. Curador da última cinemateca de São Paulo, o Cultural, e gerente de uma locadora na periferia, Pedro é um entusiasta do cinema-felicidade e acredita que sua missão seja levar a magia do cinema à vida das pessoas. Talvez porque o script inicial da sua vida real tenha sido dramático. Filho de pais primos em 1º grau, o rapaz desenvolveu uma degeneração na córnea que o deixou com apenas 70% da visão central. Mas como nos finais felizes, ele virou um milagre da medicina quando sua degeneração estabilizou.
A teoria de vida de Pedro (e agora minha  também!) é que:
"O cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano como espécie".
 Pedro é um otimista. Não é o rapaz que vive para repetir o bordão "ó vida, ó azar" de Hyard, um dos personagens preferidos do seu amigo, também cineasta Fit, que coleciona bordões dos personagens Hanna-Barbera. Comparando Pedro a um filme, ele está mais para Tempos Modernos. Diante das adversidades, sorria.(smile)
"Sabe eu acho que sou um caçador de sentimentos felizes.Um Indiana Jones, com meu chapéu e chicote. Porque  vida me deu um tremendo susto e depois ela se redimiu, Provavelmente percebeu que eu não deveria ficar cego. E a minha retribuição é falar sempre coisas boas,sobre felicidade, sobre como olhar pelo ângulo bom dessa vida."

E é sendo assim, plantando sementes de otimismo com seus filmes que ele conquista a amizade de Mayla, a "garota mais criativa da região", gerente do Cultural, que esconde de sua tia o fracasso do investimento e conhece Cristal, a ruiva "surpreendente" que trabalha de garçonete no bar do local e é estudante de Física Nuclear, mas que não quer "estourar quarteirões por aí." A quem ele quer provar que:
" - Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis entremeados por pouquíssimos momentos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?"
Assim, Pedro vai vivendo até que um "cliffhanger" do destino mina seu otimismo. Quando o "mágico de Oz", O deus supremo do cinema em um truque de mágica, mexe com o destino do rapaz e  CHANCE passa a significar:
Crueldade,Humilhação, Angústia, Negação, Covardia, Egoísmo?
 É necessário que ele reveja todo o enquadramento de sua história. Para isso, ele sai em uma "road trip" com seus 3 amigos, Fit, Mayla e Cristal em busca do plano geral da sua trajetória, tentando entender o real significado dessas palavras. E o que elas representarão para cada um nessa jornada.
Eu não quero dizer para vocês que esse livro é um sick-book (mas ele é!) porque ele é muito mais que isso.O livro não é focado na doença degenerativa de Pedro, mas é claro que ela é importante. O tema rapaz com deficiência visual que quer ser o maior cineasta do país está presente durante toda a história, mas esse não é o resumo. A ambientação é toda na vida de Pedro, seu amor pela sétima-arte e a mudança que ele quer operar na vida das pessoas com o cinema.
Para tentar explicar a miríade de sentimentos que tive durante a leitura, eu também construí um acróstico:
Criativo: Excetuando-se os livros  críticos sobre filmes ou livros baseados em cinema, eu nunca tinha o visto como tema literário. Exaltar a sua força para mudar o mundo e criar um personagem que com problemas de visão, quer viver de gravar belas imagens é surpreendente! O autor consegue fazer até o menos entusiasta das grandes cenas "enxergar" a maravilha das filmagens e das cenas descritas no livro. Além da criatividade do tema, os diálogos inteligentes do livro soam como uma bela canção. Eu marquei vários quotes, passagens e indicações e foi muito difícil escolher o que mostrar a vocês! Maurício escreve prosa como poesia e o resultado é uma história simples que se torna inesquecível.

Hipnótico: Embora eu tenha levados dias para concluir essa leitura, isso não aconteceu porque o livro é chato ou pesado. Foi porque eu sabia que iria ter uma ressaca literária "braba" depois dele e eu posterguei o máximo que pude a leitura, lendo e relendo algumas passagens para que o livro não acabasse. Eu sabia que se realmente o pegasse eu só o soltaria no fim. Depois de alguns dias enrolando, foi exatamente o que aconteceu. Uma madrugada em claro, e eu terminei o livro.
Arrebatador: Por todos os motivos acima, esse livro se tornou um dos meus favoritos.
Necessário: Todo mundo precisa de otimismo. Precisamos acreditar que vai dar certo. Então, toda vez que "a vida não for um filme e eu não a entender" tirarei o livro da estante e me contagiarei com o "cinema-felicidade" de Pedro e deixarei que ele seja meu semeador.
Contagiante: Surpreendente é um livro para torcer. Você vibra com Pedro, se entristece com ele, teme e depois que a semente plantada por ele em seu coração vingar, você vai querer, como eu, sair falando dele por aí.
Emocionante: Sim! Parafraseando Markus Zuzak: "você vai rir, chorar e ainda vai querer mais." Eu me diverti em várias cenas com a espontaneidade de Pedro, a originalidade de Cristal, os bordões de Fit, o desconhecimento criativo de Mayla. Mas também chorei, principalmente no final, quando de tão perfeita que foi o detalhamento da cena, eu "vi" a história de Pedro e como ele, relembrei cada momento, cada detalhe. Não foi um choro triste, foi um choro de emoção. Como em todo belo final de filme, eu só pude me levantar e bater palmas para essa história.
Depois disso tudo, o que ainda me surpreende é que esse livro ainda não tenha sido filmado. Com certeza é uma história para garantir o "Cacau de Ouro" e só tem uma coisa que  não me surpreendeu na leitura: o talento de Mauricio para escrever lindas histórias. Que ele seja um dos maiores escritores nacionais da atualidade, não é surpresa nenhuma.
Leia e deixe que uma semente  de felicidade também seja plantada em seu coração!
Até mais,
P.s: O uso reiterado da palavra surpreendente e suas derivações nessa resenha foi proposital, assim como também acontece no livro,

24 comentários

  1. Oii Luana!
    Que resenha linda, deu pra ver que o livro te emocionou muito!!!!
    Logo quero lê-lo, pois amoooooooo os livros do Maurício Gomyde!!!
    Adorei a premissa e resenhas que li de Surpreendente!
    Só estou com medo de o final ser triste =/ espero que não!
    Aiii queria ler pra agora!! rsrs
    bjãoo
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      A vida nem sempre é perfeita e o final feliz nem sempre é importante.
      Importante é saber como lidar com ela.
      Eu recomendo a leitura desse livro como de qualquer livro do Gomyde, ele sempre é surpreendente.
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  2. Eu já conheço a escrita do autor e sei que ele tem um talento incrível com as palavras. Infelizmente ainda não li ess título, mas ele está na minha lista de desejados desde que soube de seu lançamento. Sua resenha me deixou ainda mais motivada para ler também.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê
      Ah quando puder, leia sim.
      Obrigada pelo comentário,
      bjs

      Excluir
  3. Os livros do Maúricio poderia ser apenas uma palavra Surpreendente. Tô doida para ler o livro. misturar cinema com literatura é muito bom.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helana
      Concordo, Maurício é sempre Surpreendente.
      Leia sim.
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  4. oIeee tudo bom??

    Todo mundo fala muito bem do Mauricio Gomyde. Eu ainda não li nada dele, mas está na minha lista.
    E essa é a resenha mais perfeita que já vi desse livro. Está completa e bem explicada, além do sentimento nela embutido. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não tinha lido nada sobre o livro, então nem sobre o que se tratava eu sabia, mas me surpreendi positivamente quando li sua resenha. A trama central me parece muito interessante e gostei da forma como o autor parece desenvolver a história. Sem falar que amo livros que tenham como tema o cinema. Vou colocar na minha lista de leitura.
    Kissees =*

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindo! No começo estava achando que seria mais um livro sobre um deficiente que luta para conseguir algo. Mas gostei que o rapaz é deficiente mais isso não é o centro da história. Não conhecia o livro, vou dar uma procurada por ele.

    ResponderExcluir
  7. Oioi! Tudo bem?
    Surpreendente eu conheci no evento da Instriseca e achei mto interesante.
    Nem sabia do que se tratava e fiquei doida pra ler.
    Primeira resenha que leio e fiquei curiosa com o rumo dos personagens, a capa tem tudo a ver com a historia, mto legal mesmo.
    E por ser autor nacional, ainda temos uma chance maior de ter o livro autografado, adoro!!!
    Valeu pena dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzy,
      A capa tem tudo a ver com o livro. Na resenha não dá para citar tudo mas capa está dentro do enredo.
      Eu acabei não mostrando mas o meu livro é autografado, eu compre no lançamento na bienal do RJ é Maurício e um fofo se tiver oportunidade de estar com ele com certeza vc sairá encantada.
      Obrigada pelo comentário
      Bjs

      Excluir
    2. Oi Suzy,
      A capa tem tudo a ver com o livro. Na resenha não dá para citar tudo mas capa está dentro do enredo.
      Eu acabei não mostrando mas o meu livro é autografado, eu compre no lançamento na bienal do RJ é Maurício e um fofo se tiver oportunidade de estar com ele com certeza vc sairá encantada.
      Obrigada pelo comentário
      Bjs

      Excluir
  8. Olá!
    Não conhecia o autor, mas este livro com certeza é um prato cheio para os amantes de cinema, não? Muitas referências!.
    Gostei da dica, vou procurar saber mais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina,
      Sim, o livro é cheio de referências de filmes fantásticos, quem ama cinema vai vibrar com as citações.
      Procure sim.
      Obrigada pelo comentário,
      bjs

      Excluir
  9. Oie! Que resenha maravilhosa! ♡ Por diversas vezes já li que Gomyde conseguiu destacar-se no gênero, passandi longe do clichê previsível. Sou louca para conhecer esse enredo e sua resenha mega empolgada me deixou ainda mais ansiosa! Foi possível perceber, através de suas palavras, o impacto que esse livro provocou em você e eu espero ter a oportunidade de ler em breve e gostar tanto quanto você. Adorei a ideia do acróstico! *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda.
      Obrigada.
      Sim Gomyde consegue passar longe do clichê, é sempre uma leitura carregada de sentimentos.
      Leia!
      Obrigada pelo comentário,
      bjs

      Excluir
  10. Ola Lu lindona eu ainda não li esse livro mas o mesmo recebe muitos elogios, sua resenha destacando tantos pontos positivos do livro e deixaram muito curiosa e com certeza vou ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      Leia, leia sim. Eu acho que todo mundo tem que conhecer essa história,rs.
      bjs

      Excluir
  11. Luana como assim, que resenha foi essa!!??? Fiquei emocionado e louca para ler o livro agora. Já tinha lido outras resenhas positivas sobre esse livro nacional, mas só agora com suas palavras percebi a bela mensagem de otimismo que o livro transmite. Só em você dizer que voltará ao livro sempre que suas forças estiverem enfraquecidas tive a certeza que preciso dele para ler e compartilhar com minha família e amigos.
    Parabéns pela leitura e pelo texto delicioso de ler e completamente incentivador. Mande o link para o autor, tenho certeza que ele amará receber suas impressões.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Obrigada! :)
      Leia, leia sim, o livro é maravilhoso.
      Eu marquei o Mauricio na divulgação do post, só não sei se ele viu.
      Vou mandar o link para ele. Obrigada pela sugestão e pelos elogios.
      bjs,

      Excluir
  12. Oi Li tudo bem!Tenho muita vontade de ler esse livro, por que pela resenha ele transmite uma mensagem bem reflexiva, e adoro isso nos livros, eles não apenas contam boas histórias, mas tbm faz o leitor questionar várias coisas. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Sim, ele faz você refletir o quanto você reclama da vida, o quanto é necessário ver a vida com otimismo.
      Eu também adoro livros assim.
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  13. AHHH... que linda sua resenha! Já tive o prazer de conhecer o Maurício e deu para notar que você gostou muito do livro. E ele despertou meu interesse também. Anotada a dica de leitura! ;)
    bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Eu também já tive oportunidade de estar com o Maurício e ele é um fofo.
      Leia sim, ele vai te surpreender.
      Obrigada pelo comentário,
      bjs

      Excluir

Agradecemos pelo comentário!