Resenha de Tinta: A Liga dos Artesãos - Tales 1

DESAFIO ALFABETO LITERÁRIO - ABRIL

Título: A Liga dos Artesãos – Tales I
Série: Alvores
Autor: Lauro Kociuba
Número de Páginas: 270
Editora: Independente
Ano Publicação: 2014
ISBN: 9788591832804
Nota: 4/5

Sinopse:
Elfos, anões, orcs, trolls, dragões, wargs E se eles existiram de verdade? E se tudo começou a desaparecer quando a Era dos Homens teve início? E se, ainda hoje, houver remanescentes desses seres entre nós?
Alvores é uma história de realidade alternativa, inspirada principalmente em leituras de Neil Gaiman e suas conexões de fantasia e o mundo real, pelo autor. Imagine o nosso mundo atual, mesclando com ficção fantástica, onde existem cidades subterrâneas sob as capitais brasileiras mais precisamente Curitiba (PR); elfos que vivem ocultos entre os homens; descendentes de raças lutando entre si e criaturas fantásticas surgindo e desaparecendo em meio a pontos turísticos.
Todo esse universo é chamado de Alvores, os seres que surgiram na alvorada do mundo.
Acompanhe Tales, um filho de encantados, desvendando uma história envolta a uma trama secular: a luta pela sobrevivência de uma raça. Entre batalhas dos descendentes de alvores, a descoberta de existência de uma cidade inteira sob seus pés e a verdade por trás de vários fatos. O leitor irá, junto com o protagonista, conhecer máquinas de guerra incríveis, personagens com habilidades curiosas, tramas e mistérios ocorrendo nas praças, terminais ou mesmo nas ruas onde passamos diariamente. De modo gradativo e embasado, se estreita a fronteira entre a realidade e a fantasia no livro.
 Veja o mundo com outros olhos!

Resenha:
            A primeira vez que vi falar desse livro foi no grupo do FB que trata sobre livros de fantasia, pra mim, o melhor grupo. Quer conhecer? Clica aqui. Li a sinopse, conheci o autor e achei a ideia bem inovadora. Anões e elfos hoje? Como seria? A imaginação corre e você vê Legolas e Gimli, com aquele machado enorme, tentando atravessar uma rua no centro da cidade com o semáforo vermelho >.<

“... Sempre tem, isso é um fato. Abra a mente. Estou abrindo as portas de um mundo novo para você, e é bom começar a rever seus conceitos. Suas certezas são questionáveis, o inesperado sempre é certo e a dúvida não é uma opção.” Pág. 157
Sacou?
            Passado um tempo, resolvi comprar. A capa me encantou. E não me decepcionei com o conteúdo de jeito nenhum.
Vamos à resenha:
            Estamos em Curitiba, mas não nessa que os curitibanos vão e vem todo os dias. Não. Estamos mais especificamente em Khur, cidade do rei dos anões Bur-Daem. Mas não há só anões em Curitiba. Temos elfos, encantados, mestiço (orcs com humanos) e bardos e no meio deles tem o Tales.
            Tales é um filho de encantados (elfos com humano) que tornou-se aprendiz de Aer’delo, um elfo antigo e poderoso.
            Em uma de suas rondas para fins de treinamento, Tales está vigiando um mestiço suspeito quando este recebe um estranho embrulho e o aprendiz resolve intervir com uma flecha. Mas seu oponente também percebe sua presença, e graças a Bro-Thum e Bro-Muir, as consequências não são maiores. Esses dois são anões guerreiros e motoqueiros fodões e levam Tales para Khur, onde fica sabendo pelo rei de tudo o que está acontecendo e por que está acontecendo.
            O livro tem um ritmo dinâmico desde o início, mesmo nas partes em que vai nos fatos passados para nos situar na história. Adorei a forma como ele lidou com a questão da tecnologia e a pegada steampunk! Sensacional!
            Vemos também toda a influência dos grandes mestres na vida do autor e a homenagem que ele faz a um dos grandes escritores de nosso tempo.
“– Parece que sempre tenho algo a lhe ensinar, Tales – Aer’delo disse, alto o bastante para que o encantado o ouvisse sem demonstrar estar cansado ou ofegante. Atirou-se contra Tales, empurrando-o para dentro do espaço, dentro da fenda, virou-se novamente em direção aos invasores e, rindo, dirigiu-se uma ultima vez ao seu aprendiz pelo espaço que se fechava: - Corram, seus tolos!” Pág. 220

            Dizer que adorei é pouco!
            A capa desse livro é um show à parte. Tive a sensação que estava segurando um livro de outro tempo, antigo. Maravilhoso. Diagramação muito bem feita, com várias ilustrações feitas pelo Erike Miranda.


            Doida pelo volume 2!
            Nossa literatura fantástica é fantástica mesmo!


14 comentários

  1. Preciso dizer que adorei essa capa e não sei como ainda não tinha ouvido falar desse enredo. Me interessei muito, ainda mais depois de ler sua resenha. A ambientação deve ser um destaque a parte heim?!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Fer! A ambientação é fascinante e não coloquei na resenha porque quero que tenha a mesma sensação que eu...outro mundo bem aqui pertinho..rsrs. Que bom que gostou da resenha! Volte sempre! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu nao conhecia o livro.. Nao fazia ideia da sua existencia! :) E quero ler!!

    Gostei da premissa e adoro fantastico!! QUe bom que gosataste assim tanto (ja que adorar é pouco para este livro!!) ahah :) Tambem adoro quando o livro mantem um ritmo dinamico do inicio ao final! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra, tudo bem?

    Achei o livro bastante interessante, amo fantasia e vê-la ambientada nos dias atuais sempre é muito bom, além de ser em Curitiba, uma cidade maravilhosa. Gostei de saber da ambientação dinâmica, e essa capa está ótima mesmo, dá mesmo a sensação de um livro antigo e adorei as ilustrações.

    Não conhecia esse grupo de livros de fantasia, já solicitei para entrar.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu conheço o autor e tenho vários amigos que leram e adoraram esse livro, e eu até hoje não li, mas sei que quando ler, vou amar, pois é fantasia e é um gênero que gosto muito. Só vejo elogios e estou louca para ler, vou ver se compro logo para poder conhecer esse mundo que você descreveu e poder sentir isso que sentiu. Amei a resenha e só instigou mais a minha curiosidade para ler logo o livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Adoro uma boa fantasia, com elfos, anões e tudo o mais. Fico muito feliz que você não tenha se decepcionado com o livro, pois muito frustrante quando isso acontece. Fiquei curiosa pelo livro e achei a premissa muito boa. Creio que farei essa leitura o mais breve possível, já está na minha super lista.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  7. Ooi, adorei muito a premissa do livro, a capa e as imagens são lindas e transmite o ar histórico mesmo. Já li um livro que não me recordo o nome que também tinha elfos e anões, e pela resenha já posso dizer que irei gostar.

    Beijo
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ooi, adorei a resenha do livro, a capa é as imagens são lindas e trazem aquela sensação de histórico. Já li um livro parecido com esse, que tinha elfos e anões, mas não me lembro o nome. Mas só pela sua resenha já posso dizer que irei adorar.

    Beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Seres fantásticos nos dias atuais? :o Fiquei curiosa! Gosto de fantasia! Não sou grande fã não, mas tenho algumas obras entre meus favoritos. Fora que tenho uma queda por elfos! hahahhaha Gostei muito da tua resenha! Conseguiu me deixar extremamente curiosa para conferir também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oii,

    Gostei da capa do livro, pois é bem enigmático não é?? Não conhecia o mesmo e achei a história bem fantasia mesmo...hahahha. Mas uma fantasia bem bacana, pelo menos é o que pude entender do enredo. Fiquei interessada em lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Nunca ouvi falar do livro, mas pela sua resenha já sei que é um ótimo livro. Fiquei muito curiosa agora hahah! Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Olha, tenho que concordar com você, essa capa é muito linda.
    É tão bom quando a editora trabalha tão para que a parte física do livro também nos transporte para dentro da história.

    Adorei a empolgação com a qual você escreveu essa resenha. Fiquei realmente interessada nesse livro. Com certeza é algo que eu gostarei de conhecer pessoalmente.

    Muito obrigada pela dica e parabéns pelo trabalho.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Adorei o fato de o livro envolver elfos, anões, orcs e outras criaturas mágicas. Eu amo fantasia e fiquei curiosa sobre o tal grupo do Facebook que você mencionou, eu adoraria conhece-lo. Gostei do fato que você mencionou essa mistura da fantasia com nossa atualidade e tecnologias, o que normalmente não é visto em fantasias desse tipo, o mais comum é se passar em uma época medieval, então adorei o diferencial. Muito obrigada pela dica, adorei conhecer!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  14. Gente, vocês tem que ler!! Só digo isso...rsrsrs
    Essa semana, Lauro nos apresentou a capa do segundo volume e vou falar pra vocês...conseguiu ficar mais linda que a primeira, acreditam?! Bjs, muito obrigada pela visita e voltem sempre!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!