[Resenha de Tinta] A Sereia

Autora: Kiera Cass
Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765930
Ano: 2016
Páginas: 328
Nota:03/05
Sinopse: Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar — pois a voz da sereia é fatal —, logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração.

Olá Pessoal,

Acho que não é segredo para ninguém que eu sou fã de um bom ya. Não tanto de fantasia, mas se tem romance, eu leio com todo prazer. Também não é segredo que, de todas as séries de sucesso nesse estilo, uma das minhas favoritas é A Seleção. Aliás, minha e de quase todas as Meninas de Tinta. 
Então foi com muita ansiedade que esperei o lançamento de A Sereia.  Assim que pude (aka o bolso permitiu) eu comprei o livro e agora conto a vocês, o que achei.

# Resenha:
80 anos atrás, Kahlen sobreviveu a um estranho naufrágio. Ela viajava com a família, e o navio que estava entrou em uma tormenta. Mas não foi isso que fez com que as pessoas morressem, foi um canto. Uma música irresistível que fez com que os passageiros ficassem encantados e se jogassem ao mar. Toda a família de Kahlen como ela própriatambém não resistiu, atiraram-se nas águas revoltas. 
Só que a menina percebeu o que estava fazendo e pediu para viver. Implorou por sua vida e a Água acatou o pedido. Por ter sobrevivido, Kathen se tornou uma sereia. E Durante 100 anos deverá conduzir humanos ao afogamento para que a Água sobreviva.
Já começo dizendo que esqueça tudo o que você conhece sobre Sereias. As sereias de Kiera, não tem nada a ver com Ariel ou Madison a personagem de Splash, Uma Sereia em Minha Vida.

Na verdade, as Sereias de Kiera Cass, tem exatamente o que essas sereias gostariam de ter: pernas.
Isso mesmo, esqueça os rabos de sereia e a vida no mar. As meninas vivem na terra, vão à festas e à universidade.
Isso é o que explica a capa. Vi muita gente julgando a capa, dizendo que ela ficou parecida com os livros de A Seleção e que num livro de sereias, ela não se encaixaria.
Mas ela se encaixa sim, as Sereias apresentam-se aos humanos que afogam exatamente com vestidos do tipo da belíssima imagem (que aliás foi fotografada na Praia dos Espelhos, na Bahia) feitos de sal.
Passado o prólogo, isso me deixou muito confusa!





Eu esperando uma descrição marítima, e as sereias indo para balada!!!!!!!!!!!!!
Voltando a Kahlen, 80 anos vivendo como Sereia e ela ainda não se acostumou com a morte, ou melhor a necessidade da Água de se alimentar de vidas humanas para sobreviver. Mas não pense que ela é revoltada. Ela é dócil, subserviente e pacata. É a preferida da Água e tanto quanto pode, evita o contato com outros humanos, preferindo os livros.

Até que um dia, na biblioteca conhece Akinli, o moço loiro de cabelos bagunçados. Mesmo não podendo se comunicar com ele, (a voz das sereias é mortal) Kahlen finge-se de muda, mas que ouve e entende o que os outros falam. (Muito comum em quem não é mudo de nascença, mas por algum trauma).
Pelo moço enxergar  a pessoa por trás da beleza especial das sereias, que na verdade é um escudo que a Água dá as sereias para que elas nunca se envolvam profundamente com os humanos, Kahlen acaba se apaixonando por ele. (É um amor meio miojo - te conheci- saí com você- me apaixonei)
O difícil vai ser esconder de Akinli seu segredo e mantê-lo a salvo, enquanto espera sua "maldição" acabar.
Diferente do que diz a sinopse, não é que seja contra as regras se apaixonar, mas é que a Água por conta do sofrimento e de um certo egoísmo não aceita sereias casadas ou com filhos, porque nada, nem ninguém pode ser mais importante do que Ela na vida das sereias. Seria muito fácil se quando isso acontecesse a sereia fosse libertada, mas o castigo para as que descumprem as ordens da Água é a morte.
Falando da Água, ela é o melhor personagem do livro. Não pense na Água como uma pessoa, ou uma Iara, ela é a Água mesmo, o mar, a água corrente, os rios. E se comunica com as sereias por pensamento toda vez que elas a tocam. 
Não considere a Água também uma vilã. Embora tenha a necessidade de se alimentar de vidas humanas, ela o faz somente quando está com muita fome, e é como uma mãe para as sereias, ela só exige ser amada acima de todas as coisas porque necessita que suas filhas estejam concentradas no momento de a alimentarem, afinal da água depende a sobrevivência de todo o planeta, inclusive de outros humanos.
Então depois da confusão inicial que fiz, o livro correu rápido. Acho que o li em um ou no máximo dois dias (cheguei a perder o ponto de saltar do ônibus!!!!!!). Mas não é um livro que te empolga. 
Acho que muito da minha expectativa era ler algo parecido com a Seleção, mas Kahlen não é América, (quem eu quis socar a cada duas páginas), não é uma lutadora, na verdade, ela não luta pelo amor de Akinli, embora o ame, ela prefere se afastar dele porque sabe que o seu compromisso com a Água é muito mais importante do que isso.
Para poder fazer então que os personagens fiquem juntos, Kiera novamente teve que usar de muita criatividade e criar toda uma "rede" para libertá-la.
O fim é bonitinho, embora não muito crível. Na verdade, a relação entre Kahlen, por causa de algumas características das sereias, e Ankili é que não tem liga. São tantos  contratempos, tantos segredos, que não dá para levar fé.
Enfim, o livro não é ruim, mas se você espera toda a tensão da série A Seleção pode se decepcionar, leia com muita cautela e curta as inovadoras Sereias de Kiera. Originais, elas são.
Ah, quer ouvir o canto das Sereias?
Kiera gravou no soundcloud mas por favor, não se se jogue na água.
Até mais,



Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!