O CHALÉ DE MOORLAND

Título Original: The Moorland Cottage                                 
Autor: Elizabeth Gaskell
Tradutor: Andrea Carvalho
Número de Páginas: 184
Editora: Pedrazul
Ano Publicação: 2015
ISBN: 9788566549188
Nota: 5/5

Sinopse:
Ambientando nas charnecas inglesas, O Chalé de Moorland é a história dos pobres irmãos, Maggie e Edward Browne, completamente diferentes entre si, e de Frank Buxton, um rico herdeiro de Combehurst. A gentil Maggie é devotada a Edward e o trata com todo amor, mas ele é arrogante e egoísta. Um romance comovente e encantador que vai emocionar o leitor. Esta obra traz também outro romance, Lizzie Leigh, que narra o drama de uma jovem ‘perdida’ em Manchester, Inglaterra, e o amor de Will pela dócil Susan Palmer. Duas adoráveis histórias com as marcantes características de uma das maiores contadoras de histórias da era vitoriana, Elizabeth Gaskell, a mesma autora de Margaret Hale (Norte e Sul).

Resenha:
            Quando comprei esse livro não havia percebido que se tratava de duas histórias distintas e me surpreendi porque o livro é bem pequeno, menos de 200 páginas. Mas não se enganem. Quanta riqueza de detalhes, emoção e reviravoltas em tão pouco!
            Mas vamos à primeira história:
O chalé de Moorland



Maggie é uma jovem meiga e suave, órfã de pai, que era pároco, e vive com a mãe, Sra. Browne e seu irmão Edward. Eles vivem em um chalé afastado da cidade e da estrada, nas charnecas inglesas, bem pouco visitado porque a Sra. Browne se devota totalmente ao luto. E ao filho também, sobrando só críticas e deveres para Maggie. O único afeto que a pequena recebe é de Nancy, a criada da casa. A história se inicia com Maggie ainda criança e retrata toda a sua necessidade de ser boa e generosa, baseada nos ensinamentos do pai. Enquanto seu irmão é um pequeno tirano idolatrado pela mãe que acha tudo o que ele faz lindo e bem feito.
            A única amizade em que a Sra. Browne tem mais zelo é com o Sr. Buxton, homem muito rico que era amigo de seu falecido marido. Um dia são todos convidados para almoçar na casa do dito senhor e a Sra. Browne tem todo o cuidado com suas roupas e principalmente de Edward. E Maggie? Nada. Nancy pega uma roupa velha e remenda para a menina e a mãe ainda manda ela ter muito cuidado com o vestido! Vontade de bater nessa mulher...
            Então no almoço, Maggie conhece Frank, filho do Sr. Buxton e Hermínia, a sobrinha e por conta de circunstancias ocorridas, tornam-se muito amigas. Maggie também conhece a Sra. Buxton, uma mulher muito doente fisicamente, mas com uma mente saudável e bondosa, pronta a compartilhar de seus breves momentos de melhora com a pequena. Nasce ali uma grande e linda amizade.
            Todos vão crescendo, e a medida que isso vai ocorrendo, Maggie torna-se cada dia mais bondosa e generosa e seu irmão, mais arrogante e idiota. E sua mãe, a rejeitando. Mas nada disso aflige seu coração, que vive para amar, não se importando em ser amado. Então Frank Buxton se descobre amando a garota de doces olhos castanhos e Maggie começa a viver um sonho, mas nem tudo são flores. Ela vai ficar frente a frente com os vários tipos de caráter do homem: ambicioso, desonesto, ingrato...
            Chegou um momento na história que parei e pensei “ será que esse romance de época não tem final feliz? Todos tem!”. Sério. Era tanta coisa acontecendo que comecei a ficar apreensiva, massssssss...
O final é feliz!
Nunca tinha lido Elizabeth Gaskell e nem sabia que a autora era tão antiga (leia aqui pra conhecer um pouco). Tem um estilo suave, sua escrita é deliciosa de ser lida. Suas descrições das paisagens são perfeitas! A diagramação da Pedrazul é um trabalho fora de série. Os livros são verdadeiras obras de arte!


Lizzie Leigh

A segunda história é curtinha, mas é sofriiiida. Lizzie Leigh é uma moça ‘perdida’ e sua mãe, após o falecimento do marido, parte em sua busca, não se conformando com o ocorrido. Acompanhada pelos filhos Will e Tom, a Sra. Leigh vai morar em Manchester pra tentar encontrar Lizzie. Toda noite sai e perambula pela cidade olhando atentamente para os rostos das pessoas tentando achar sua menina. Enquanto isso, Will, ao ajudar um pobre senhor na rua a chegar em casa, conhece o amor de sua vida, Susan Palmer, uma moça linda e educada, de coração bondoso. As vidas dessas pessoas se entrelaçam na alegria e na tristeza e assim ficam para sempre.
            Uma história que fala muito fortemente do amor de mãe, da perseverança e do perdão.
            Duas lindas histórias. Fortes, emocionantes. De te deixar suspirando.
            Espero muito que leiam!








3 comentários

  1. Estou louca para ter algum livro desta editora, pois adoro romances desta época!
    Também não havia me atentado que o livro contém duas histórias, e a diagramação parece belíssima! Super com vontade de ter este exemplar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Já faz algum tempo que estou querendo ler romance de época. Esse livro me parece ser bom para me iniciar neste gênero, curto mas com histórias envolventes. Adorei os desenhos, acho que isso faz uma grande diferença, pois enriquece nossa imaginação.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, o livro parece pequeno pra ter duas histórias kkk Mas parecem ser as duas muito boas... Amo romances de época, e esses me conquistaram de cara... Não conhecia a autora nem as histórias, mas já vou deixar anotado pra procurar depois...
    Kisses =*

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!