[OFF-TOPIC DE TINTA] 12 MESES DE POE: O DEMÔNIO DA PERVERSIDADE

pro·cras·ti·na·ção (latim procrastinatio, -onis)substantivo feminino. Ato ou efeito de procrastinar. = ADIAMENTO
      Foi exatamente o que eu fiz com essa resenha. Isso porque eu estava com preguiça (shame on me) de ir no dicionário procurar umas palavrinhas... Vejam bem, eu GOSTO quando o livro/conto desafia meu vocabulário, mas o Poe simplesmente eleva isso a outro nível!!!! Então eu procrastinei até uns dias atrás quando a dona do desafio, a Anna, postou na página do desafio no Facebook um glossário do conto. Foi aí que me atentei para a data do mês: era dia 21!!!! Eu dia prometido a mim mesma que essa resenha estaria no ar antes do dia 15 =O Mas como águas passadas não movem moinhos, vamos ao que interessa: vou copiar aqui o glossário fornecido pela Anninha :D 

~ FRENOLOGIA: estudo da estrutura do crânio de modo a determinar o carácter da pessoas e a sua capacidade mental. Esta pseudociencia criada por Franz-Joseph Gall baseia-se na falsa assunção de que as faculdades mentais estão localizadas em "orgãos" cerebrais na superficie deste que podem ser detectados por inspecção visual do crânio. 
~ SPURZHEIMITAS: Seguidores de Johann Kaspar Spurzheim (1776-1832), que trabalhou com Gall e chamou seu sistema de frenologia. 
~ METAFÍSICA: Uma área do conhecimento que faz parte da Filosofia. A metafísica estuda os princípios da realidade para além das ciências tradicionais e tenta explicar a natureza, origem, significado de tudo o que existe.
~ SOFISMA: Argumentação que aparenta verossimilhança ou veridicidade, mas que comete involuntariamente incorreções lógicas.
~ CABALA: Ensinamentos que interpretam significados ocultos nas escrituras Judaicas.

Dito isto, vamos à resenha \o/

O DEMÔNIO DA PERVERSIDADE 

      Se o conto do mês passado já era meio macabro, esse aqui é completamente bizarro! No início pareceu que voltei às aulas de Psicologia do Trabalho no meu ensino médio. Aos primeiros parágrafos se eu não soubesse  quem é o Poe, nem do que se trata sua obra, eu realmente acreditaria estar lendo um livro de psicologia antigo. A tal ponto que nessa parte eu pensei mais no trabalho que deve ter dado traduzir para o português do que no texto em si. Até que ele fala a palavra do título: 'Perversidade', e minha atenção é novamente capturada e fiquei pensando 'Será que ele está falando sério?'. Porque gente, ele fala em um tom tão professoral que eu jurava que estava na sala de aula! E fiquei avaliando as pessoas ao meu redor, se elas eram atacadas pela 'perversidade', se eu já havia sido atacada... Muito surreal! Então o narrador volta a si e nos 'conta' quem ele é, ou melhor, onde ele está. E o medo começa a percorrer as minhas veias e sinceramente? Eu dei um pulinho de susto! Conforme a história continuou me acalmei. E o final me lembrei do filme assistido no mês passado O Coração Delator. Essa teoria do 'Demônio da Perversidade' é bem interessante, e de novo me peguei pensando 'como deve ter sido ler isso na época em que foi escrito?!' 

      Foi isso, tentarei com mais força de vontade não demorar tanto a postar a resenha de Março :* 

Um comentário

  1. Esse conto do Poe é bem atípico no início, mas no final aparece o escritor com quem estou acostumada. Não é um dos meus favoritos, mas tenho que reconhecer que foi genial o estilo empregado.
    E não deixe o Demônio da Perversidade pegar você nos próximos meses!! Hahaha
    Beijo

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!