[Resenha de Tinta] Padma

Autor: Kelly Hamiso
Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801132
Ano: 2014
Páginas: 512

Nota: 3/5
Sinopse: Jéssica é uma garota de dezessete anos, estudiosa, bonita e rica, que havia ganhado uma segunda chance. Numa visita à casa de sua avó, em São Paulo, conhece um grupo de amigos e Beto, rapaz rebelde que, entre cigarros, bebedeiras e rock’n'roll, está longe de ser o homem ideal, mas sua indiferença o torna irresistivelmente fascinante. Tinha tudo para ser mais uma história de amor, exceto por um detalhe: os dois não sabiam que essa união os transformaria em peças de um jogo entre membros de uma organização e um homem ambicioso; todos manipulados por Arimã, o anjo corrompido. Para que consigam ficar juntos, Jéssica e Beto precisarão revelar segredos, aprender a perdoar, interpretar sonhos e acreditar que não estão sozinhos. Entre vícios, brigas, uma flor que inspira e seres sobrenaturais, está Padma, em busca da luz.

Olá Pessoal,
Hoje eu vou falar do booktour do livro Padma da autora Kelly Hamiso que está sendo organizado pela Clauo do "Blog da Clauo".
 Quando fui convidada a participar, o que primeiro me chamou a atenção foi a capa  (claro, sou louca por capas), o título que é bem diferente e a indicação da própria Clauo, que não por ser minha amiga, tem um gosto literário impecável. Então, resolvi entrar na fila e conhecer os segredos de Padma.
Vamos ver o que eu achei?
Peguem seu anti- alérgico e  lenços de papel. Não, não é para chorar ou talvez seja só um pouquinho. Ficaram curiosos?
Vem comigo que eu te conto.



#Resenha:
Conta a lenda que há muito tempo atrás em uma pequena parte do Sul do país, existia um feudo muito próspero e feliz. O senhor do reino era uma pessoa boa e tratava a todos muito bem. Até que, com a chegada de um mago no reino, tudo se transforma. Sob a influência do mago, o Senhor se torna mau e a felicidade que ali outrora havia, se desfaz. 
Não contente em subjugar seus servos, o senhor encanta-se  com a  filha do ferreiro, a moça mais bonita de todo o lugar. O problema é que ela é apaixonada pelo líder dos rebeldes, que nutre o mesmo sentimento por ela.
Assim, a proposta de casamento do senhor é logo rechaçada pela menina e por esse motivo,  ele decide acabar com a vida de seu pai. A moça então, muito triste, resolve aceitar a proposta do senhor sob a condição dele salvar seu pai e casa-se com ele. Porém, embora o senhor cumpra com a promessa de poupar o pai da menina, ele não faz o mesmo com o líder dos rebeldes que acaba morrendo por influência do mago.
A menina grávida do rebelde, chocada com a cena, acaba morrendo também ao dar a luz.


São Paulo, dias atuais.
Jessica Garbes é uma moça linda, rica e bem sucedida na carreira de modelo internacional. Aos 17 anos mora em Nova York com seu chofer, Sérgio.
Apesar de ter a vida que muitos invejam, Jessica tem uma fragilidade emocional muito grande, pois após a morte de seu pai, em um terrível acidente, sua mãe se isola, passando a não prestar mais atenção na menina e relegando-a aos cuidados de Sérgio.
Voltando ao Brasil de férias, Jessica decide ir visitar sua avó, a quem não vê a bastante tempo.
Chegando lá a moça encontra, na pequena casa no subúrbio de São Paulo, o conforto e o carinho familiar que não sente desde a morte de seu pai. Isso só corrobora para que ela prolongue a sua estadia e faça amizades entre os vizinhos, principalmente com Bel, que tem como irmãos o irresistível Bento, terror das meninas do bairro, e o arredio Beto.
Beto é o "chefe" da gangue do bairro e amigo do tio de Jessica, Xande.
É um Rapaz totalmente inadequado, brigão, ciumento,e mau elemento que dirige uma oficina de fachada de negócios ilícitos e escusos, onde a sua lei é respeitada. Alheio a sentimentos e com um complexo de inferioridade enorme e uma alergia de dar dó,(por isso os lencinhos) o rapaz não consegue acreditar quando a moça, praticamente joga-se em seus braços, rejeitando -a seguidamente até que resolve se entregar a esse amor.
Entre eles surge então uma relação de amor cheia de desafios, segredos e interferências de planos espirituais, que necessitará de muito empenho para que se concretize. O amor entre eles deverá ser bem consistente para que eles consigam submergir a toda essa gama de dificuldades e possam eternizar esse sentimento.
Então queridos leitores, esse é o plot que permeia a história. 
Vocês devem estar se perguntando o porque de eu contar a lenda e o resumo da história.
Se ainda não fizeram a ligação, eu posso adiantar para vocês que a história tem um fundo sobrenatural ligado ao religioso. Na verdade, ao tema de reencarnação e teoria das almas gêmeas:
"No sagrado mistério da vida, cada coração possui no Infinito a alma gêmea da sua, companheira divina para a viagem à gloriosa imortalidade." - O Consolador, Chico Xavier, pelo espírito Emannuel
Jéssica é a filha do ferreiro, Beto é o líder do rebeldes e o mago é Arimã, um ser maligno que pretende levar o espírito de Jessica para as trevas.
Falando dos personagens, eu gostei muito do casal principal e embora a alergia do Beto tenha me "dado nos nervos", porque ele está sempre, fungando ou coçando o nariz ( em todos os parágrafos referentes a ele há alusão a sua alergia, alguém dá um anti-histamínico para o personagem, por favor!) e achar que ele poderia ter encontrado um modo melhor de sobreviver, eu gosto dele, apesar de não aprovar seu comportamento violento e ciumento.
Já Jéssica é a menina do conto - de -  fadas, a pobre menina rica que larga tudo para viver um grande amor.
A trama tem outros personagens secundários, a " gangue" de Beto e que apesar de terem uma atividade não muito ortodoxa, são "tutti buona gente". 
(Tirando um ou dois, que lógico todo romance tem que ter gente do mal né?)
A família de Jéssica formada pela  avó, a própria mãe ( que eu não consegui entender muito, mas aceitei)e a madrinha também são personagens tão reais que você você poderia encontrar em qualquer lugar. 
Na verdade, Padma é uma ficção que poderia ser real, poderia acontecer na sua vizinhança ou na sua família, caso você acredite nesses conceitos religiosos abordados ao longo da história.
Kelly Hamison,  narrou o livro  em terceira pessoa e soube conduzir uma história simples de diálogos fáceis mas que tornam o livro leve e dinâmico, que mesmo contendo 511 páginas, faz com que a leitura passe rapidamente.
 A trama corre a partir da volta de Jéssica e seu difícil relacionamento com Beto,que sob a influência das trevas vai se desvirtuando do caminho do bem e da integridade moral, mas tal como a flor de lótus ou a Padma e daí o nome do livro, Jéssica é a beleza que submerge do lodo pra brilhar e guiar Beto no caminho da verdade e da luz.


"É o nome da flor de lótus, que no Oriente significa pureza espiritual. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada, que desabrocha sobra a água em busca de luz, é a promessa de pureza e elevação espiritual..."

Então depois de alguns momentos tensos, onde os protagonistas tem de escolher seus caminhos e enfrentar muitas dificuldades para  conseguirem ficar juntos, chegamos ao final que eu direi me deixou surpresa e confesso um pouco decepcionada.
Não que não seja bom, mas, será que valeu a pena???????
Se você ler, venha conversar comigo, eu realmente estou em dúvida.
No geral, Padma é um livro bonito e que te faz pensar em alguns aspectos da sua trajetória de vida. Gostei bastante e indico para quem gosta de um bom e bonito romance.
Agradeço a Clauo mais uma vez a oportunidade de participar deste booktour.

Até mais,

Um comentário

  1. Lua querida, obrigada pelo carinho!
    Adorei a resenha.
    Também senti esta necessidade de conversar apos acabar o livro. Vamos?!
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!